Defesa & Geopolítica

Nicolai Ilic Kamov

Posted by

Autor Konner

Nicolai Ilic KAMOV

http://www.aviastar.org/people/kamov.jpg

Nascido em 14 de setembro de 1902 em Irkutsk Rússia.

O nome KAMOV está ligado a um dos mais renomados construtores de helicópteros, tendo construído o seu primeiro helicópitero em 1929 junto com N.S. Skrzhinskij, incluindo o único armado que entrou em combate.

Quando da invasão alemã a seu país em 1941, o protótipo de seu helicópitero K.7, biplace, usado principalmente à noite, efetuou vôos de observação.
http://aviastar.org/foto/kamov_ak-s.gif

http://aviastar.org/foto/kamov_ak.gif
Com a guerra seu grupo de estudo foi dissolvido em 1943 e só retorna a ativa a partir de 1947, isto quando fez voar pela primeira vez seu modelo K.8 de 27 CV, ultraligeiro com rotor coaxial, ou seja dois rotores um sobre o outro rodando em sentido inverso um do outro, uma marca registrada dos projetos futuros de Kamov e seus sucessores até os nossos dias.

http://aviastar.org/foto/ka-8-s.gif

O modelo Ka.8, foi o primeiro a utilizar o conceito do esquema coaxial, o qual será mantido no pós guerra. A particularidade deste modelo era ser monoplace, impulsionado por um motor de 27hp de ‘motocicleta’, o qual foi elevado a 45hp mediante o uso de ‘alcool’ como combustível e suas hélices eram feitas em madeira.

Seus helicópteros tiveram funcões militares e civis, sendo até utilizados na agricultura como pulverisadores, como foi o caso do modelo Ka 26, um bimotor criado em 1964, além de ter sido usado para controle de tráfego e patrulhamento costeiro.

http://www.hmfriends.org.uk/images/ka26dispdmid.jpg

O primeiro modelo militar foi o Ka.25 Hormone, do qual foram construídos 500 exemplares até o ano de 1975 e largamente empregado em navios da Marinha Soviética.

http://www.rusarmy.com/photo/avia0/vertoleti/ka-25/ka-25%20001.jpg
http://www.aviastar.org/foto/ka-25.gif

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=UQfdbZIEep4&feature=player_embedded]

Os modelos Kamov ainda em uso na Marinha Russa atualmente são muitos e veem sendo atualizados.

Alguns Progetos Kamov que não evoluiram:

http://aviastar.org/foto/ka-25f.jpg
Kamov Ka-25F

http://aviastar.org/foto/kamov_v-50.jpghttp://aviastar.org/foto/kamov_v-50.gif
Kamov V-50

http://aviastar.org/foto/kamov_v-100.jpg
Kamov V-100

Modelos KAmov em maior evidência hoje:

Kamov Ka-50 Black Shark, ou “Hokun”, como é conhecido na OTAN

http://www.richard-seaman.com/Aircraft/AirShows/Maks2005/Highlights/Ka50TopView1oClock.jpg
http://www.richard-seaman.com/Aircraft/AirShows/Maks2005/Helicopters/Ka50From11oClock.jpg

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=196175
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=sFjsgworRYk]

As apresentações do Ka-50 Black Shark/Hokun nas feiras aéreas internacionais são sempre impressionates.

O Ka-50 causou muita preocupação no fim da guerra fria, quando se ouvia boatos sobre um novo helicóptero de ataque soviético.

Kamov Ka-52 Alligator, ou “Hokum-B”, como é conhecido na OTAN


[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=q21F-is0hSY]

Ka-52 Alligator é biposto com a tripulação colocada lado a lado. Nos Ka-50/52 as hélices, são ejetáveis, para permitir que os pilotos também ejetem, sendo que, o Ka-50/52, são os únicos helicópteros com a capacidade de ejeção dos pilotos, em operação hoje.

A capacidade de de resistência a danos é elevada, houve um caso em que uma aeronave conseguiu voltar para a base depois de perder a cauda o que é impressionante. Um helicóptero com o rotor tradicional teria caído nessa circunstancia.

É totalmente blindado contra munição calibre .50, ou 12,7 mm, além de que na “banheira”, onde o piloto fica, a blindagem segura projéteis de 23 mm.

Kamov KA-50-2 “Erdogan”


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/2/27/Ka-50-2-erdogan.gif

O helicoptero de ataque KA-50-2 “Erdogan”, é uma verção especial específicamente elaborada para ser oferecido para o exercito turco em uma concorrência internacional, esta versão foi feita em conjunto com as industrias de Israel. Há uma mudança no desenho da cabine disponibilizando um segundo assento em Tandem, como nos helicópteros ocidentais de ataque. Porém, o modelo russo foi desclassificado em favor do AH-1Z Zulu Cobra.

Na categoria helicóptero Kamov  — “O mais estranho”:

Kamov Ka-137 multiuso não tripulado

O MBVK-137 é destinado a patrulhamento e reconhecimento aéreo, bem como para a transmissão de dados e informações das zonas de combate.

Nicolai ILIC Kamov faleceu em 24 de novembro de 1973, mas sua indústria continuou com alguns de seus projetos e outros novos, mesmo com o fim da guerra fria e a dissolução da URSS, os helicópteros Kamov tem seu devido lugar na história da aviação mundial.

Autoria, KONNER.

6 Comments

shared on wplocker.com