EUA retomarão voos médicos do Haiti nas próximas 12 horas

http://www.flightglobal.com/assets/getAsset.aspx?ItemID=22535

Washington, 31 jan (EFE).- Os Estados Unidos retomarão os voos militares para a transferência de feridos graves do Haiti para território americano nas próximas 12 horas, segundo informou hoje a Casa Branca.

Os voos foram suspensos na quarta-feira passada após uma disputa sobre o pagamento das despesas pelo atendimento aos pacientes e a capacidade dos hospitais, e uma carta enviada pelo governador da Flórida, Charlie Crist, pedindo ajuda ao Governo federal.

“Após ter recebido garantias de que a capacidade adicional existe, tanto aqui como entre nossos parceiros internacionais, determinamos que podemos retomar os voos com os feridos em estado crítico”, disse em comunicado um porta-voz da Casa Branca, Tommy Vietor.

Vietor assinalou a preocupação da Casa Branca “com a pressão na capacidade do sistema nacional de saúde” e assegurou que estiveram trabalhando para aumentar a capacidade de recepção de feridos, em particular no estado da Flórida.

Centenas de desabrigados do terremoto de 7 graus na escala Richter que devastou Haiti no dia 12 de janeiro foram retirados para ser tratados nos EUA, a maioria para hospitais da Flórida.

A Casa Branca informou que os médicos avaliam a situação dos pacientes para se assegurar que é seguro para eles viajar e se preparar assistência pediátrica nos aviões. EFE

Sugestão e colaboração: Gérsio Mutti

Fonte: Último Segundo