Voo entre Brasil e França desaparece, diz Air France

cdocuments_and_settingslmeirelesdesktopacidente_aviao_frnacaA Air France confirmou à agência “AFP” não ter notícias do voo que desapareceu dos radares quando sobrevoava o Oceano Atlântico. A hipótese mais provável para o desaparecimento do radar do Airbus A330 é que a aeronave tenha sido atingido por um raio, afirmou Francois Brousse, diretor de Comunicação da companhia aérea francesa.

“A Air France lamenta anunciar que não tem notícias do voo AFR 447 que fazia a viagem Rio-Paris com 216 passageiros a bordo e compartilha a emoção e a preocupação das famílias afetadas”, declarou à AFP uma porta-voz da companhia.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse estar “muito preocupado” com a confirmação da Air France de que um avião está desaparecido na costa brasileira. Sarkozy pediu que as autoridades investiguem o caso. Em nota, o presidente francês informou ter enviado o ministro do Transporte, Dominique Bussereau, e o ministro do Desenvolvimento, Jean-Louis Borloo, ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, para acompanhar a situação.

Buscas

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que iniciou as buscas pelo Airbus A330 da Air France que saiu do Rio de Janeiro às 19h deste domingo. As primeiras informações são de que durante a madrugada a aeronave não foi detectada pelos radares da Ilha do Sal, que fica entre Brasil e Europa.

Aviões da Força Aérea do Brasil iniciaram as buscas pela aeronave a partir da ilha de Fernando de Noronha, informou a Aeronáutica.

O avião da Air France estava “bem avançado no Atlântico”, informou a Força Aérea Brasileira. “Estava bem avançado no Atlântico quando fez o último contato”, disse à Reuters por telefone um assessor de imprensa da FAB em Brasília.

Segundo a Air France, o avião enviou uma mensagem às 02h14 GMT(23h14 e domingo, hora de Brasília) informando da ocorrência do curto-circuito após passar por fortes turbulências.

O último contato com autoridades brasileiras do avião da Air France teria sido feito por rádio às 22h33 (hora de Brasília). “Já tinha passado por (Fernando de) Noronha às 22h33. Uma hora depois o avião teria que fazer contato por rádio novamente e nesse momento não fez esse contato”, disse a assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB).

“Em função disso entramos em contato com a Ilha do Sal (Cabo Verde). A aeronave também não fez nenhum tipo de contato com eles e nem apareceu no radar”, acrescentou.

A Air France disponibilizou contatos para informações sobre o voo ao público: 0800 881 2020 para o Brasil, 0800 800 812 para a França e 33 1 57 02 10 55 para outros países.

Veja aqui a cronologia dos acidentes aeronauticos nos últimos 10 anos.

Fonte: Último Segundo

1 Comentário

Comentários não permitidos.