Índia recebe primeiro A-50, e recusa Il-78

A primeira aeronave AWACS A-50 Mainstay da Força Aérea da Índia entrou em serviço no último dia 28 de maio. O A-50IE (designação oficial) é uma aeronave desenvolvida a partir do Il-76MD de transporte que utiliza eletrônica israelense.

A Índia encomendou três A-50EI em 2001. A primeira aeronave deveria ser entregue em agosto de 2007, mas sofreu atrasos significativos. O segundo exemplar deve ser entregue no início de 2010 e o terceiro e último está programado para o final do ano de que vem.

Os três aviões ficaram baseados em Agra e serão operados pelo ‘50 Squadron’. Há diga que o A-50 é tão capaz quanto o E-3 Sentry da USAF.

A cooperação militar entre a Índia e a Rússia prossegue, mas com algumas turbulências. Recentenmente surgiu uma denúncia de falta de qualidade do serviço pós-venda da Rússia em relação às seis aeronavesaéreo Il-78. Esta informação foi publica no jornal Hindustan Times, citando uma fonte da Força Aérea. de reabastecimento

Três anos atrás a Índia informou que assinaria um novo contrato com opção para outras seis aeronaves do mesmo modelo. No entanto, em função destes desentendimentos, foi escolhido o projeto europeu Airbus A330 para o projeto MRTT.

Il-78

Fonte: Poder Aéreo

3 Comentários

  1. Eu acredito q os aviões radares Russos estão sendo preteridos pelo loby e vantagens apresentados pelos outros…os rússos são mt superiores neste campos de radares e aviaçao..Tem algo + por tras disso.

  2. Salve caro Carlosargus, somente uma correção, a aeronave preterida pela Força Aérea Indiana foi o IL-78, aeronave de reabastecimento aéreo, vulgo KC, entretanto o contarto referente aos AEW baseada no IL-76 MD, o A-50 continua de pé.
    um grande abraço

Comentários não permitidos.