Defesa & Geopolítica

Secretário de Estado dos EUA alerta América Latina contra dependência da China

Posted by

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, alertou os países latino-americanos nesta quinta-feira contra a dependência excessiva de laços econômicos com a China, dizendo que a região não precisa de novas potências imperiais.

Rex Tillerson se prepara para discursar em Washington 30/1/2018 REUTERS/Yuri Gripas – Foto: Reuters
 .
“Hoje, a China está em posição forte na América Latina. Está usando política econômica para colocar a região em sua órbita, a questão é a que preço”, disse Tillerson em um discurso na Universidade do Texas, em Austin, antes de uma viagem a cinco países da América Latina e Caribe, sem passar pelo Brasil.
.

“A América Latina não precisa de novas potências imperiais”, afirmou ele.

Reportagem de David Brunnstrom, Matt Spetalnick e Jon Herskovitz

Fonte: Reuters

 

19 Comments

  1. Pingback: Secretário de Estado dos EUA alerta América Latina contra dependência da China | DFNS.net em Português

  2. A Máquina Troll says:

    “Prefiro ser dominado pelo ocidente do que pelos chineses”

    William

  3. O dono dos escravos achando ruim de perde seus escravos para outros barões !!!! Kkkkk

  4. Defecam na política interna em todas as Nações da América Latina hegemonicamente a mais de 70 anos e agora veem com essa? Só porque perderam a dianteira econômica, estão com a língua para fora na Geopolítica e com a China no retrovisor quanto ao poder militar! O melhor que poderiam fazer por nós e nos deixar em paz. Devíamos nos alertar contra a dependência! Seja ela qual for. No entanto, por hora a China está interessada em negócios e não em destituir governos. Não está a exportar um pacote político Cultural junto. O Brasil deveria, assumir o papel do “B” nos Brics e construir um projeto próprio de nação. Ter o peso que lhe cabe na Geopolítica Internacional, ser um dos principais jogadores do século 21, em lugar de ficar orbitano o Tio Sam como um capacho. https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/bra/. A 3 anos exportavamos 260 bi e hoje 182 bi. A nossa complexidade econômica é ridícula, o principal produto de exportação é a soja, a nossa balança comercial e pouco mais expressiva que a da Suécia (com 9,4 milhões habitantes) e está piorando exponecialmente. Estamos desmontado toda nossa indústria complexa seja ela qual for! Isso é projeto?

  5. Nossas FAs, deveriam ser pragmáticas. Más são ideológicas! Estão congeladas na Guerra Fria! Em 1° Lugar deveria está o Brasil, ai em 2° Lugar o Brasil e finalmente em 3° Lugar o Brasil! Más a realidade tá mais pra isso aqui https://youtu.be/bI-_P6K8YXU .Essa capachisse é vergonhosa, um gigante cativo e submisso. E alguns são tão submissos, que só vem como alternativa a sair debaixo da saia da América que obrigatoriamente estaremos embaixo de outra. Só sabem viver em dualidade, só encheram preto e Branco.

  6. “A América Latina não precisa de novas potências imperiais”, afirmou ele.
    Nem das velhas!

  7. “O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, alertou os países latino-americanos nesta quinta-feira contra a dependência excessiva de laços econômicos com a China, dizendo que a região não precisa de novas potências imperiais.”

    kkkkkkkkkk

    Alguém precisa avisar o tal do cachorro Rex que isso se chama CONCORRÊNCIA!! 😀 😀 😀

    Americano adora defender a concorrência quando é pra eles atuarem, não é verdade?

    Canalhas. Perderam a A.L., estão perdendo na África e em breve, na própria Europa.

  8. Ferreira Junior says:

    Chega a ser risível essa recomendação do Rex T.

  9. Tillerson esta defendendo os interesses e seu pais. Os EUA nao vao permitir que raposas, ursos ou dragoes vem comer as galinhas no quintal deles. Os EUA pouco e pouco vao ser expulsos de Europa, Asia, Africa e mesmo Australia. So lhes restarao: o que eles consideram o quintal deles: America Latina, e se as coisas nao andarem bem, so lhes restara, o que eles consideram o WC do quintal, o patropi.

  10. A Máquina Troll says:

    É surreal diante de um evento destes não vermos nenhuma autoridade dirigente ou militar do pais se indignar ou fazer alguma manifestação ou pronunciamento contra uma declaração destas…o que é que isso cara… a que ponto as coisas chegaram neste pais….kkkkk… 😀

  11. Rafa_positron says:

    Se até os EUA são dependentes da China

    melhor partir pra outra… pq essa, vcs ja perderam

    discurso totalmente inocuo

    e olhe que eu sou radicalmente contra ver o meu país dependente e subordinado a qualquer outro….. eu mantenho a coerencia e a postura

  12. Claudio Moreno says:

    VAI PRA CASINHA REX!!!!

  13. Eu prefiro seguir o exemplo da China do que ser rato de laboratório e escarradeira dos EUA.

  14. E com o Trump no poder a situação só tende a melhorar! Alguns diriam piorar, mas não eu, já que a região finalmente está conseguindo sua independência do EUA. É importante não se deixar levar pela China, mas é muito importante termos mais aproximação econômica com outros países, mas o EUA nunca deixou o Brasil se fazer isso,não até a chegada da China. Se não fosse eles investindo aqui estaríamos em uma situação econômica até pior, pois o próprio Trump não está nem ai para a américa latina!

shared on wplocker.com