Sea Hunter “caçador marítimo” não tripulado dos EUA passou com sucesso os testes

O Sea Hunter, novo caçador marítimo não tripulado dos EUA, desenvolvido para detectar e vigiar submarinos inimigos, passou com sucesso os testes, provando suas capacidades inéditas.

O vídeo dos testes do novo robô antissubmarino estadunidense Sea Hunter (Caçador Marítimo) foi publicado no YouTube pela Agência de Projetos de Investigação Avançados de Defesa (DARPA, na sigla em inglês).
.
O novo sistema robótico tem por objetivo detectar e vigiar pequenos submarinos diesel-elétricos equipados com tecnologia de camuflagem ‘stealth’. Os trabalhos de construção começaram em 2010 no âmbito da cooperação conjunta entre a DARPA e o US Office of Naval Research (Escritório de Investigação Naval).
Os testes do sistema foram iniciados em abril de 2016. Até o momento, poucos detalhes sobre o Sea Hunter foram divulgados. Em particular, sabe-se que o novo submarino autônomo tem 40 metros de comprimento e é capaz de alcançar a velocidade de 50 km/hora. O Sea Hunter está equipado com vários sonares e sistemas de navegação.
.

Ao mesmo tempo, os engenheiros militares do Instituto de Problemas de Tecnologias Marítimas da Academia de Ciências da Rússia estão trabalhando para criar um sistema robótico submarino capaz detectar e destruir alvos analisando a estrutura espaciotemporal dos campos sonoros e energéticos.

Fonte: Sputnik

Edição: Plano brasil