Defesa & Geopolítica

Rússia envia mísseis para exclave no Báltico

Posted by

Lituânia vê ameaça na presença de arsenal, que é capaz de transportar ogivas nucleares, em Kaliningrado. Kremlin argumenta ter direito soberano de enviar armamentos para qualquer parte de seu território.

Míssil russo Iskander, capaz de transportar ogivas nucleares

Após denúncia da Lituânia, que acusou a Rússia de instalar de modo permanente mísseis capazes de transportar ogivas nucleares no exclave de Kaliningrado, no Mar Báltico, Moscou reiterou nesta terça-feira (06/02) que tem o direito de enviar armamentos a qualquer parte de seu território, dizendo se tratar de uma questão de soberania.

Nesta segunda-feira, a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, afirmara, após visita às tropas da Otan na cidade lituana de Rukla, que mísseis Iskander estão sendo posicionados em Kaliningrado de forma permanente. Ela disse se tratar de uma ameaça a seu país e a outros membros da Otan na região, como a Polônia, Letônia e Estônia, mas também à metade do continente europeu. Kaliningrado faz fronteira com a Polônia e a Lituânia.

O presidente do Comitê de Defesa do Parlamento russo, Vladimir Shamanov, confirmou a instalação dos mísseis, afirmando se tratar de uma resposta ao reforço dos contingentes da Otan próximo às fronteiras da Rússia. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o envio de armamentos e unidades militares dentro do território russo é uma questão de soberania da Federação Russa.

“A Rússia jamais ameaçou e não está ameaçando ninguém. Naturalmente, a Rússia tem esse direito soberano. Não deveria ser motivo de preocupação para ninguém”, disse Peskov.

Apesar das palavras do porta-voz, o envio dos armamentos a uma região próxima dos territórios dos países-membros da Otan é visto como uma ameaça, numa época em que as tensões permanecem altas entre Moscou e os países da região após a anexação da península da Crimeia pela Rússia, em 2014.

O ministro do Exterior da Letônia, Edgars Rinkevics, disse que o envio de armamentos a Kaliningrado deu novo impulso às conversações sobre aumentar as capacidades da aliança militar. “Isso significa que tudo o que conversávamos na conferência da Otan em julho – a necessidade de reforçar a defesa aérea, a cadeia de comando e muitas questões sobre a defesa de nossa região – se confirmou pelas ações práticas da Rússia”, observou.

O Kremlin alertou em diversas ocasiões que enviaria os mísseis Iskander ao enclave no Báltico em resposta à instalação de sistemas americanos antimísseis no Leste Europeu. Os Estados Unidos afirmam que os equipamentos antimísseis têm como objetivo evitar possíveis ataques iranianos, mas, segundo Moscou, eles estariam apontados para seu território.

No ano passado, a Otan colocou quatro batalhões multinacionais na Polônia e nos países bálticos, numa medida que chamou de preventiva.

Fonte: DW

Edição: Plano Brasil

 

DefesaGeopolíticaRússia

 

13 Comments

  1. Um provoca de um lado o outro responde do seu lado, assim uma nova guerrinha fria vai se firmando, se no Brasil tivesse bagos e neuronios poderia se beneficiar disto , especialmente no setor de defesa, comprando armamento de primeira ou suas licencas de producao de qualquer um dos lados, porem os governantes do pais, ja sabemos o nivel que tem.

  2. Na unificação Alemã prometeram para os Russos que a OTAN não iria para Leste, bom hoje Ela já bate as portas da Ucrânia. Essa gente só respeita os brinquedos feitos de plutônio ou urânio e olha lá e os Russos sabem muito bem o custo dos falsos acordos.

    Sds

    • jose luiz esposito says:

      Perfeito , mas quem acredita em Americanos , pode receber a Carteirinha de Otário e Pedir Música no Fantástico , no Brasil a grande parte dos Brasileiros ouvirão musica até morrer , como tem Otário e Colonizado !

  3. Enquanto isso Israel ataca bases militares siria em de Damasco e os ‘aliados’ dos EUA na Siria atacam tropas governamentais matando pelo menos 15 soldados sirios. Reacao russa? nada, devem terem ido rezar. Russo estao mais interessados em vender armas do que defender seus interesses na Siria. Repito, a oligarqua com Putin a frente e incapaz de defender Russia dos ataques norte americano.

    • JoJo Eua e Israel não entraram neste jogo ontem, às forças de ambos na região são muito superiores quantitativamente às russas. Não da para lutar em três frentes, nem o todo poderoso EUA conseguiu manter uma guerra assimétrica no Iraque e Afeganistão ao mesmo tempo. O Putin manja dos paranauê, quem dera tivéssemos um raposa astuta assim no Planalto. A solução não será mágica nem rápida. Mas virá! E o coringa neste jogo é a Turquia. O abate do Su-24 e assasinato do embaixador russo na Turquia foi deliberadamente para azedar as relações entre ambos e substituir o Erdogan por um governo cativo como aqui. Isso seria ainda colocado na conta da Rússia. Genial, más lá o tiro saiu pela culatra. A coalizão foi desmascarada e é indefensável. https://www.reuters.com/article/us-mideast-crisis-syria-summit/leaders-of-turkey-russia-and-iran-to-discuss-syria-in-istanbul-turkish-source-idUSKBN1FS0Z1

    • Profeta_Lunatico says:

      ” Os Russos estão mais interessados em vender armas”.. sabe vc me dizer qual o proposito e interesse dos EUA a nivel mundial alem de vender armas criar conflitos inventar guerras ? Sabe me dizer? Sabe me dizer qual o proposito de transferir o ISIS da Siria para o Afganistão? Sabe me dizer qual o objectivo dos EUA transferir tropas e meios do Iraque para o Afganistão? Qual é o povo e minoria que vão eles defender la?

      • Profeta eu estou ciente que Complexo Militar norte americano sempre criou conflitos mundo afora para vender armas. Eu ouvi nao sei quantas vezes a entrevista de Kay Griggs, 7 horas de duracao. Seu marido era coronel do Servico de Inteligencia dos Marines Corps, e um dos seus trabalhos, alem de assassinar ou treinar assassinos, era encontrar com oficiais militares de outro paises para traficarem armas e narcoticos. Tem uma pequena diferenca que vc parece nao ter percebido. Ate 1990 vc esta correto, o negocio era vender armas, e fazer tudo para evitar guerra contra a antiga URSS hoje Russia. Vc ignora que os neoconservadores que conseguiram infiltrar e controlar, o Pentagono, a CIA e o Departamento de Estado. O negocio deles e outro. E Supremacia e para isto eles estao preparados para atacar Russia e China numa guerra termonuclear. Os neo conservadres sao judeus, Israel primeiro, depois o resto inclusive os EUA. Eles sao fanaticos ideologicaente O Plano de diividir o Oriente Medio, Asia Central. Norte da Africa e Russia e plano deles. Isso nao e conspiracao. Eu creio que Putin deve saber disso, mas dado o pessoal com que ele esta lidando, loucos, ele faz tudo para evitar a guerra entre os dois paises, mas quanto mais ele se controla,mais os fanaticos/loucos neoconervadores acreditam que Putin tem medo, porque ele sabe que Rusia e mais fraca militarmente que os EUA. Obviamente e questo de percepcao, mas eu acredito que os oligarcas russos trm muito interesse economico no Ocidente e para nao colocar esses interesses em risco, eles forcam o governo russo nao revidar os golpes recebidos..

    • Reconheco que errei quando disse que os russos foram rezar quando os eua, Israel e os terroristas deles atacaram tropas sirias e mataram pelo menos 15 soldados e civis sirios’ Tudo errado, eles mataram em volta de 100 pessoas entre militares e civis. Osrussos nao foram rezar, foram aocanal de televisao russa e disseram que os EUA estao querendo dividir Siria, (Verdade Putin?). Mas os russos nao vao crusar os bracos nao, vao perguntar aos ‘seus colegas norte americanos e isso ai mesmo, ‘colegas’, como eles pensam que eles os EUA vao dividir Siria?. Seus gringos talvezvao lhe dizer, que eles nao estao pensando em dividir Siria, eles ja a dividiram. Agora eles estao apenas aumentanto o territorioja conquistao. Se os russos ainda insistirem em resposta mais edetalhada, os gringos vao dizer a ferro e fogo, eliminando quem quer qestiver no caminho deles, como eles ja eliminaram na semana passada uns 15 miltares russos que estavamcom os Sirios. Putin mentiu quando seus portavozes disseram ao povo russo que russos nao haviam morrido, quando EUA, Israel e Al Queda com outro nome, atacaram tropas sirias. Morreram um bom numero e Putin vai ter que explicar ao povo russo o que aconteceu, como e que ele permite seus colegas norte americano e israelita matarem soldado russos, e ele permite que as Forcas Armada russas nao reagem. Repito a culpa e do governo de Putin e seus oligarcas que faz tudo para ser aceito como igual pelo imperialistas do Ocidente.

      • Tá tudo muito confuso lá JOJO. Cada semana é uma coisa nova que se passa por lá. E as notícias ou são limitadas ou são obscuras. Mas já q vc parece ter informações privilegiadas, diga pra nós qual a sua previsão sobre os atuais desdobramentos e como vc acha q a Síria ficará até o final deste ano?

        Uma coisa interessante: com a retaliação Israelense (desconfio que os Israelenses juntaram a fome com a vontade de comer nesta resposta defensiva), tem-se noticiado que muita coisa Iraniana foi perdida. E paira um silêncio após o evento. Vc acha que o Irã voltará à cena, após o ocorrido neste sábado?

      • Porradaria tenho que ser rapido hoje porque o tempo meu hoje e curto. Informacao privilegiada nao. Simplesmente eu evito ler os jornais que se vende em bancas. No passado valia pena le-los, mas hoje, sao portavozes da CIA, do Mossada. 90% do que produzem sao desinformcoes, distorcoes, e ocultamento. Leio todos os dias o Zero Hedge, ouco e leio sempre que posso o x22 report, e Jim Willie, London Paul/Sirius report, Catherine Austin fitt e Paul Craig Roberts, todos norte americanos e ingles. Asia Times, Oriental Review, Strategic-Culture Foundation, Neareastern Outlook e alguns outros

        Siria, nao sou profeta, mas acho que se Putin continuar com essa politica de retirar-se do combate apos te-lo vencido, vai terminar mal, tanto pra Russia quanto para Assad. A divisao da Siria ja ocorreu.

        Iran fez um desfile militar apresentando varios misseis capaz de carregar bombas atomicas. Esses misseis chamaram atencao porque ninguem no Ocidente aparentemente tinham conhecimento deles.Mas possues os iranianos bombas atomicas? compradas de alguem ou deles mesmos? Nesse mundo tudo e camuflado, so o Brasil aparentemente nao tem segredos. Mas se eles nao tiverem armas atomicas, e Israel as possusem, eu creio que os iranianos estao que nem cachorro que muito late mas nao morde. sds

  4. Fellipe Barbieri says:

    Erdogan acabou por se transformar em uma peça chave em qualquer cenário político daquela região. Aquela ofensiva contra os curdos possui a bênção de Putin e de todos os envolvidos na história, ninguém quer um Curdistão independente nem o Assad, nem o Putin, nem os Aiatolás de Teerã, nem o pessoal de Bagdá, então se o Erdogan quer rugir e “resolver o problema por conta própria” deixa ele, mas a Rússia não está alheia as intenções de Erdoga, e Sr Trump sabe que aquilo ali é uma sicuna de bico, vamos apreciar os próximos capítulos, acho eu que logo logo o Trump (que é doido mais não maluco) vai sair do jogo .

    E o Brasil que não tenha a idéia estapafúrdia de meter o bedelho aonde não é chamado, vamos fazer uma social com o pessoal do Norte e ver se conseguimos alguma coisa barata via FMS que é o que da pra fazer no momento, pelo amor de Deus que não me apareça um deslocado igual Amorim para falar em “Diplomacia”, o que tem que ser feito agora é embargar a Venezuela, chegar para o Trump e dizer bem assim “apoiar uma invasão não apoiamos, mas também não temos nada contra”, se ele quiser que faça o serviço, depois nós vamos tirar uma casquinha.

  5. A Máquina Troll says:

    “Caio
    7 de Fevereiro de 2018 at 20:05

    Um provoca de um lado o outro responde do seu lado assim uma nova guerrinha fria vai se firmando

    muttley
    7 de Fevereiro de 2018 at 21:20

    Na unificação Alemã prometeram para os Russos que a OTAN não iria para Leste, bom hoje Ela já bate as portas da Ucrânia. Essa gente só respeita os brinquedos feitos de plutônio ou urânio e olha lá”

    O DIA QUE O PUTIN FOI DORMIR DE BOM HUMOR :

    https://www.youtube.com/watch?v=XIxlWKgbQa0

shared on wplocker.com