EUA dão apoio a rebeldes, e Rússia reforça Assad

Americanos cedem toneladas de munição a opositores; Moscou intensifica ataques

Mideast-Syria-G682E09VA.1
Soldados sírios trocam tiros com inimigos na província de Hama – Alexander Kots / AP
WASHINGTON/LUXEMBURGO – EUA e Rússia voltaram a se mostrar como os principais pólos na disputa internacional na Síria. Um avião militar americano entregou 50 toneladas de armamento a grupos rebeldes aliados no país, enquanto Moscou intensificou seus bombardeios e admitiu que tenta estabilizar o presidente Bashar al-Assad no poder. Rebeldes moderados acusam os russos de atacarem a eles, e não a jihadistas.
Um alto funcionário americano confirmou o despacho aéreo de 50 toneladas de armas, granadas e munição perto de Hasaka, Norte da Síria. Segundo ele, todo o envio chegou nas mãos certas. Dias antes, o país admitiu o fracasso de seu programa de treinamento a combatentes rebeldes e suspendeu as operações, priorizando o envio de armamento.

— Não fiquei satisfeito com os primeiros esforços, então, estamos buscando diferentes formas para alcançar os mesmo objetivos estratégicos, qual é a melhor, qual pode capacitar forças motivadas no solo a retomar território do EI e reconquistar territórios sírios do extremismo, então imaginamos algumas abordagens diferentes para seguir em frente — declarou na semana passada o secretário de Defesa, Ash Carter.

A Rússia, por sua vez, disse ter realizado 55 ataques em 24 horas contra bases do Estado Islâmico em regiões como Hama, destruindo depósitos de armas e refúgios de jihadistas. Um dia antes, a cifra havia sido de 64 ataques dentro do mesmo tempo.

Em entrevista à TV estatal Russia 24, no domingo, o presidente Vladimir Putin admitiu que sua intenção é “estabilizar o governo para criar condições de derrotar militarmente os grupos terroristas internacionais”. Também na segunda-feira, o país disse ter prendido acusados de planejar um ataque terrorista no sistema de transportes.

Apesar dos anúncios russos, grupos rebeldes ainda denunciam que tiveram bases atacadas por bombardeios do Kremlin. Os EUA fizeram 20 ataques no domingo, por sua vez, atingindo alvos em Síria e Iraque.

Nesta segunda-feira, a União Europeia pediu que a Rússia cesse imediatamente os bombardeios contra as posições da oposição moderada na Síria. Ministros das Relações Exteriores reunidos em Luxemburgo afirmaram que a intervenção “ameaça prolongar o conflito, minar o processo político, agravar a situação humanitária e aumentar a radicalização”.

A Arábia Saudita, cujo rei e chanceler se reuniram com Putin e seu chanceler, Sergei Lavrov, pediram que o país freie a escalada das tensões na Síria. Eles alertaram que uma guerra sectaria fica cada vez mais evidente com ataques a rebeldes.

Fonte: O Globo

16 Comentários

  1. Sinceramente, considero nesse caso que qualquer movimento americano que não tenha tropas americanas no solo é errado em essência…

    Enfim, o auxílio certamente tem como prioridade os curdos, que combatem ao norte da Síria e não fazem ( ao menos aparentemente ) uma oposição direta a Assad.

    Grosso modo, até se pode dizer que a ideia americana está “politicamente” certa. Estão auxiliando na luta contra o EI, e não estão se opondo essencialmente aos russos. A execução da ideia é que se pode considerar ter pontos falhos que induzem ao erro…

    A rigor, reabastecimento aéreo exige um trabalho minucioso de inteligência e contatos firmes no solo para que o equipamento não caia em mãos erradas. E mesmo assim, numa região onde não há frontes definidos e quem está no chão pode não ser confiável, essa possibilidade sempre é muito aparente… Esperemos mesmo que essas armas tenham chegado em mãos certas…

    E considerando curdos na jogada, é certo que os turcos vão chiar. Logo, tenham a certeza de que isso não foi sem um ‘agradinho’ a eles. E essa ajuda pode no final custar mais caro ao tio Sam do que eles pensam…

  2. Não existe essa de “Rebelde Moderado”, isso é mentira de relações publicas que inventam essa terminologia pra te envolver!

    Se um grupo, ou vários, pegam em armas pra derrubar o poder instituído com a violência, morte, sangue e destruição, como pode ser chamado de moderado?? Não, isso é radicalismo mesmo, tem nada de moderação não!

    Tem que ser muito idiota pra acreditar nesse tipo de terminologia, tem que acreditar demais na propaganda de guerra e no politicamente correto!

    Abram os olhos, vocês podem estar sendo manipulados pela imprensa “Moderada”!

    Valeu!

  3. enquanto isto…no reino encantado dos amigos/irmãos do ocidente/eua:

    Idoso é condenado a 350 chibatadas por beber vinho na Arábia Saudita

    Um senhor britânico de 74 anos foi condenado a receber 350 chibatadas depois de ser pego bebendo vinho artesanal na Arábia Saudita, no ano passado. Ele ainda está na fila para cumprir a pena.

    Karl Andree não é o primeiro britânico a ir contra as estritas leis alcoólicas do Oriente Médio. Em 1993, Gavin Sherrard-Smith foi condenado a 50 chibatadas depois que a polícia o acusou de venda de álcool para um muçulmano no Qatar. Apesar de sempre ter negado a acusação, ele ainda assim foi torturado com pedaços de bambu.

    Smith tinha 30 anos na época de sua condenação e falou sobre o ocorrido em entrevista ao Daily Mail, em 2007:

    “Terça-feira era dia de punição. Havia 22 de nós na lista e, um a um, fomos levados a médicos para sermos examinado. Por fim, foi a minha vez. Ele me deitou em um sofá e examinou para ver se eu estava apto para o castigo.

    Mantiveram-me então em uma sala de espera enquanto outro homem recebia sua punição na sala ao lado. Eu podia ouvir a cana estalar e depois de contar 50, sabia que era minha vez. Havia um tapete manchado coberto com queimaduras de cigarro. Três policiais, três médicos, um oficial da polícia e um juiz religioso sentados em bancos atrás de uma mesa de madeira.

    Um companheiro de prisão havia me dito que ele tinha sido atingido com tanta força que a cana de bambu tinha quebrado, o que não seria um problema aqui, já que havia mais oito encostadas na parede.

    A sentença do tribunal islâmico foi lida e traduzida por um dos médicos.

    O juiz perguntou se eu tinha alguma coisa a dizer e eu respondi apenas que era inocente, embora eu não tenha certeza que algo foi traduzido em retorno. Então me disseram para deitar de bruços sobre um tapete no chão. Um, dois, três – em rápida sucessão. O homem me atacando era o mais alto e maior dos três policiais.

    Quatro, cinco, seis, sete – elas continuaram vindo. No início, a dor não era muita e eu podia sentir que ele estava me batendo. Mas com cada golpe, a pele amolecia e a dor cresceu a tal ponto que senti que estava pegando fogo.

    Eu não sabia que o corpo humano poderia suportar tanta dor. Eu nunca tinha sentido nada parecido antes.

    Na vigésima chibatada perdi a conta, porque estava com muita dor, mas as outras pessoas estavam contando alto em árabe. Os últimos dez golpes eram agonia, agonia sangrenta. Eu pensei que ia desmaiar. Por fim, estava tremendo incontrolavelmente, mas apenas contente que estava tudo acabado. Hoje, as cicatrizes se curaram, mas nunca vou esquecer.”

    Na Arábia Saudita, este tipo de punição acontece não apenas por ingerir bebida alcoólica ou comercializá-la. Falar sobre sexo em público, ser mulher e dirigir, ser homossexual ou ser estuprada são alguns ‘crimes’ que podem resultar em penas como as dos ingleses.

  4. No meu ver ñ deve demora muito para as duas grandes potência se chocarem no campo de batalha , serà umas das maiores guerra do mundo jà visto na atualidades .
    Só sei que apaciência de ambas parte acabarem vai ser um inferno na terra .

  5. Os Yankes já deram mostram de como são. Se não gostam de um adversário internacional preferem fazer terra arrazada no país dele do que tentar o convivio respeitoso. A Russia, país grande ecrival de envergadura já entendeu como funcionam as mentes que alimentam a geopolitica estadunidense. Sabem que se vacilarem viram muitas republiquetas inimigas e caos total.
    Se até aqui no Brasil, país que sob diversos aspectos viviam em relativa harmonia já existem perspeçtivas de guerra civil, tudo por ter um governo não mais alinhado. Imagina um país recheado de etnias e religiões diversas. A sorte Russa é ter construido uma expertise em serviços de inteligencia que lhes permitem controlar o transito dos espiões e dos traidores do interesse Russo. O Brasil cuja construção politica foi sendo associada aos interesses yankes, construiu até seus serviços de informação, os chamados arapongas, altamente dependente desses. Vai de,orar muito até o Brasil consiga desconstruir essa subordinação aviltante, que criou uma distorção comportamental em grande parte de nacionais, que defendem interesses desse país associando-o com os nossos, nossos do Brasil. É triste a aculturação.

  6. fonte dO GLOBO sempre é tendenciosa, por exemplo o que o Putin falou sobre o araque americano é que ele foi contra uma central elétrica…

  7. Agem como idiotas ou simplesmente estao a servi;o do capeta pois, qualquer retardado que possui o minimo de na;ao sabe que estas armas ,muni;ao e grana , sempre serao extraviadas para o EI , na guerra do vietnam o fornecimento de material belico vinha de moscou e pequim, no afeganistaao as armas vinham dos eua , as e europa , os sovieticos se deram mal tentando conter os guerrilheiros , no novo afeganistao os talibas recebem armas e aapoio logistico de parte do exercito paquistanes com patrocinio dos reinos do om , ja o EI e armado pelo ocidente indiretamente ,com o apoio total e descarado dos turcos islamitas, o resto eh musica pra boi dormi !

    • Antes que faalem besteira, lembro aos inocentes que todo armamento contrabandiado , tem a participa;ao diretaa do fabricante , que por sinal possui a concordancia do Estado de origem ,diferente das outras categorias de contrabando !

  8. ou seja,o derramamento de sangue que os eua falam tanto,eles nw querem do lado deles,mas querem derrubar o Assad mesmo que tenham que matar militares do governo ou civis!Cancer do mundo esses americanos

1 Trackback / Pingback

  1. EUA dão apoio a rebeldes, e Rússia reforça Assad | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.