UM POUCO DE HISTÓRIA: K-141 KURSK, 15 anos de uma tragédia.

submarino-kursk-02-original

Por Iuri Gomes, para o Plano Brasil

O Kursk era um submarino nuclear da classe OSCAR II, lançador de mísseis de cruzeiro(SSGN), foi comissionado na frota do mar do norte em 1994, era um dos mais novos de sua classe e o mais poderoso submarino anti-navio do mundo.

O Kursk fazia parte da frota do norte da Rússia, que havia sofrido cortes de financiamento ao longo dos anos 1990. Muitos de seus submarinos estavam ancorados e enferrujando na base naval Zapadnaya Litsa, a 100 quilômetros (62 milhas) a partir de Murmansk, pois havia muito pouco recursos para uma quantidade tão grande de navios. No fim da década, em 1999, houve uma espécie de renascimento para a frota. O Kursk realizou uma missão de reconhecimento com sucesso na região do Mediterrâneo, seguindo a sexta frota americana durante a guerra do Kosovo. Em agosto do ano 2000 a Frota Russa buscava o maior exercício naval após nove anos do colapso da União Soviética, envolvendo quatro submarinos de ataque, o navio capitânia da Frota do Norte Pyotr Velikiy (“Pedro, o Grande” Cruzador nuclear classe- Kirov) e uma flotilha de navios menores. Em 12 de agosto de 2000, oK-141kursk sofreu uma explosão enquanto se preparava para disparar contra “Pyotr Velikiy” no exercício. Os relatórios posteriores  indicavam que a explosão foi devido à falha de um dos torpedos do Kursk movidos a peróxido de hidrogênio do modelo Tipy 65.

destri kursk

A explosão foi equivalente à detonação 100-250 kg de TNT e registrou um tremor de terra de 2.2 na escala Richter. O submarino afundou em águas relativamente rasas, assentando em 108 metros de profundidade e cerca de 135 quilômetros  ao largo Severomorsk . A segunda explosão, 135 segundos após o evento inicial, medida entre 3,5 e 4,4 graus na escala Richter, o equivalente a 3-7 toneladas de TNT. Uma dessas explosões fez com que grandes pedaços de detritos fosse lançados em volta do submarino. Apesar de tentativas de resgate oferecidas pelos norte-americanos, britânicos e noruegueses, a Rússia recusou as ofertas iniciais de resgate temendo que os segredos de uma de suas mais poderosas armas vazassem. Todos os 118 marinheiros e oficiais a bordo de Kursk pereceram. O Capitão Tenente Dmitriy Kolesnikov, um dos sobreviventes da primeira explosão, sobreviveu no compartimento 9 na  popa do barco, depois da segunda explosão, que destruiu os espaços a frente do compartimento 9 do submarino. Mergulhadores de resgate encontraram notas sobre seu corpo junto com outros 22 marinheiros de 118 a bordo. A segunda explosão destruiu uma grande parte do submarino (pelo menos 4 dos 9 compartimentos) matando até 95 dos 118 membros da tripulação e fazendo com que o submarino afundasse. Cerca de 23 membros da tripulação sobreviveram ao naufrágio e refugiou-se no nono compartimento onde morreram devido ao envenenamento por monóxido de carbono na sequência de um incêndio no local (entre 6 e 32 horas após o naufrágio).

carta do capitão
Carta escrita pelo A nota do Capitão-Tenente do submarino Kursk Dmitri Kolesnikov

Carta:

A nota do Capitão-Tenente do submarino Kursk Dmitri Kolesnikov:

“Está escuro aqui a escrever, mas vou tentar pelo tato, parece que não há chances, 10-20%. Vamos torcer para que pelo menos alguém leia isto. Aqui está a lista de pessoal de outras seções, que estão agora no nono e tentará sair. Cumprimentos a todos, sem necessidade de ficar desesperados.”

Dmitri kursk
Carta escrita pelo A nota do Capitão-Tenente do submarino Kursk Dmitri Kolesnikov

Depois dessa tragédia, o governo russo começou a investir em modernos equipamentos de resgate e novas medidas para garantir a segurança dos submarinistas.

20 Comentários

  1. Essa tragédia foi muito divulgada na imprensa ocidental … teve até aqueles que jogaram confetes de tanta alegria … rsrsrsr …..aliás .. essa tragédia com o Kursk em nível de repercussão nas mídia ocidentais, só perde para as tragédias dos ônibus espacias .. a estes, até filme fizeram .

    • Só mais uma coisa … depois da tragédia do Kursk, a Rússia fez mais outros submarinos e ainda mais sofisticados e letais …. não é a toa que hoje os russos são os melhores construtores de submarinos do MUNDO !
      .. 😉
      .
      Não se pode dizer a mesma coisa com relação aos ônibus espaciais americano … hoje os americanos precisam dos russos para irem ao espaço … Heheheheh
      .
      .
      Que ironia do destino para aqueles que acham que a tecnologia russa está estacionada na década de 60 no século passado. 😀

      • Russos melhores construtores de submarinos “del mundo”, sei não em….

        Você fala como se os EUA não tivessem tecnologia para poder desenvolver e construir foguetes .

        Tecnologia Russa , pra mim é tecnologia soviética!!!

      • “””Russos melhores construtores de submarinos “del mundo””””

        Bom seria entender de onde ele tirou isso.

      • A minha dica é melhor é se estende a você meu caro MAV Pão com mortadela: Procure o significado da palavra trollagem.

        Ps: já ganhou o kit camisa bandeira vermelha para a vigília no Instituto Lula contra alguma bombinha de São João?…rs!

      • “jose davi
        13 de agosto de 2015 at 12:30

        Você fala como se os EUA não tivessem tecnologia para poder desenvolver e construir foguetes

        JPC3
        13 de agosto de 2015 at 13:27”

        When americans reach the moon…They would have to pass at the russian imigration…..Quando os americanos chegarem na lua….Eles terão que passar pela imigração russa…Werner Von Braun…Diretor do programa Apollo….Antes de conseguir o primeiro vôo……

        Os Russos conquistaram:

        1 – O primeiro satélite artificial em órbita (outubro de 1957, Sputnik 1).

        2 – O primeiro ser vivo a entrar em órbita, uma cadela de nome Laika (novembro de 1957, no Sputnik 2).

        3 – O primeiro retorno seguro de um ser vivo de órbita, dois cães, Belka e Strelka, 40 camundongos, 2 ratos (agosto de 1960, Korabl-Sputnik 2).

        4 – O primeiro homem no espaço, Yuri Gagarin, também o primeiro homem a orbitar a Terra (abril de 1961, Vostok 1).

        5 – Primeiros a ter duas espaçonaves em órbita ao mesmo tempo (mas não foi um rendezvous espacial, conforme descrito frequentemente) (agosto de 1962, Vostok 3 e Vostok 4).

        6 – Primeira mulher no espaço, Valentina Tereshkova (junho de 1963, Vostok 6, como parte de um segundo voo simultâneo de duas espaçonaves, incluindo a Vostok 5).

        7 – Primeira tripulação de três cosmonautas a bordo de uma espaçonave (outubro de 1964, Voskhod 1).

        8 – Primeira atividade extra-veicular espacial (março de 1965, Voskhod 2).

        e a nasa?!….inventou e enalteceu uma corrida espacial entre eua x Rússia para a Lua para ofuscar e encobrir a superioridade/vantagem Russa neste campo científico e tecnológico…e forjou por desespero tal viagem a este satélite natural… 😛

        https://www.youtube.com/watch?v=I9mEqFE2P7Y

      • Falando nisso, seu comentário exala desespero afinal não consegue se contrapor aos argumentos do amigo JPC 3

        Os: Que tal dar mais uma voltinha lá na Trilogia? A galera está lhe esperando….rs!

      • Conquistas da URSS, quer dizer…

        Conquistas essas que tiveram como força motriz o esforço quase hercúleo de Serguei Korolev, ( que, aliás, era ucraniano… ). Não fosse ele ter insistido no Sputnik e seriam os americanos a iniciarem a corrida espacial…

        No mais, uns quatro meses depois do Sputinik, os americanos lançaram a Explorer 1 e tudo começou…

        Por fim…

        http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1230054-17082,00-ASTRONOMO+DESMENTE+MITOS+DE+QUE+HOMEM+NAO+TERIA+IDO+A+LUA.html

      • Em compensação os jatos comerciais russos, se não estão mais nos anos 60, estão em algum lugar entre os anos 70 e anos 90…rs!

      • SSJ:
        https://en.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_Superjet_100

        MC-21:
        https://en.wikipedia.org/wiki/Irkut_MC-21

        Os links mostram a relação de interessados! E pode ficar tranquilo que os aviões comerciais Russos seguirão adiante e conseguirão seu mercado. Para seu desespero…rs!

        E devolvendo-lha a pergunta: “meu caro pão com mortadela, vc está a soldo de empresas americanas, inglesas e israelenses para fazer este tipo de histeria anti-russa nos ambientes virtuais?

        😉

    • “”Kursk em nível de repercussão nas mídia ocidentais””

      Acho que a repercussão se deve ao fato dos russos terem deixado os sobreviventes da explosão morrer para não deixar os ocidentais chegarem perto do seu submarino.

      Mas não adiantou nada no fim os russos orgulhosos tiveram que aceitar ajuda, mais uma vez.

      Não sei se vale discutir quem faz o melhor submarino, mas em afundar submarinos em matar tripulações e técnicos os russos vencem de longe.

      Tem até um Akula com fama de amaldiçoado na marinha indiana, mas isso é normal, sempre que morre gente antes do navio entrar em serviço alguns supersticiosos vem como esse tipo de boato.

      Veio tirar onda justamente na matéria sobre o maior acidente com submarinos da história???

      Não sabe surfar…

      • “Acho”

        Achou errado, mais uma vez! Seu comentário exala desespero afinal não consegue se contrapor aos argumentos do amigo Máquina Troll…rs!

      • “Warpath
        14 de agosto de 2015 at 18:45

        “Acho”

        Achou errado, mais uma vez! Seu comentário exala desespero afinal não consegue se contrapor aos argumentos do amigo Máquina Troll…rs!”

        agora o senhor entende porque que eu sou tão barrado/censurado por certos “blogs imparciais” por ai amigo Warpath…. 😉

        https://www.youtube.com/watch?v=NYyBm8Iw3aA

    • Ninguém jogou confetes ou comemorou a tragédia do Kursk. Pelo contrário, houve muita comoção mundial, com diversas marinhas ocidentais oferecendo auxílio aos russos na empreitada.

  2. Um tio meu é o responsável da Smit por todo o atlântico sul, e pacífico ocidental(costa sulamericana). Vive com um telefone por satélite 24 horas por dia.
    quando algo afunda, lá vai ele verificar SE da para salvar e como.
    Diz ele que a P36 poderia ter sido salva. Mas os funcionários da Petrobrás ficaram esperando o Presidente da empresa para tomar qualquer atitude. Como se o Presidente da Petrobrás soubesse algo sobre salvamento de plataformas afundando.
    kkkk morre de rir com a incompetência alheia!

    Outra história que ele conta é sobre o Kursk.
    A Smit procurou a Rússia e disse que o submarino poderia ser retirado do fundo do mar.
    O Almirantado russo disse que era impossível!
    Depois, em nova reunião, já com o Kursk na doca, Putin demitiu todo o seu almirantado NA FRENTE DOS EXECUTIVOS da Smit.
    Na Rússia é assim!

  3. uma vez li sobre este incidente . E no comentario de um analista foi descoberto que estariam testando um novo torpedo . até que este projeto foi vendido por um agente russo que foi preso tempos depois por traição .

1 Trackback / Pingback

  1. UM POUCO DE HISTÓRIA: K-141 KURSK, 15 anos de uma tragédia. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.