B 8 o bombardeiro estratégico chinês

H20Sugestão: Dragão Vermelho- Taiwan -Análise

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Notoriamente a China adotou o que pode se chamar de “defesa ativa” e para tal o PLA passa pelo seu mais extenso programa de “revitalização”, o qual para alguns especialistas militares, pode ser chamado de “Renascimento do PLA” pelo fato de que seus três braços (Aéreo, Naval e Terrestre) nunca terem experimentado tal um status de poder militar.

Para Alcançar o status de potencia global o PLA concentra-se em desenvolver e sustentar a capacidade de contra-atacar qualquer inimigo em qualquer parte  do planeta. Para isso, a china deve primeiramente eliminar a ameaça que hoje é mais vigente, àquela imposta pelos Grupos de Ataque capitaneados pelos poderosos Porta aviões nas cercanias de seus litorais.

Assimilando a estratégia soviética centrada em ataques coordenados de saturação, a china investe seus recursos no desenvolvimento de mísseis de cruzeiro, balísticos e sistemas de armas capazes de  blindar o seu litoral. Mas esse recursos isolados não são suficientes para garantir a sua capacidade de sobrevivência e de pronta resposta a uma agressão estrangeira.Faz necessário também que a China possua a capacidade de defender de forma soberana as suas linhas de comércio vitais em alto mar. Idealmente para isso, a China deve possuir a capacidade de atacar o solo inimigo inimigo em retaliação ao ataque à sua pátria.

Para esses objetivos estratégicos, a China exigiu que a sua Força Aérea desenvolvesse em 2004 a a capacidade de defesa integrada do espaço e aérea. A decisão sobre a melhor arma para o cumprimento desses objetivos foi a escolha de um novo e Bombardeiro estratégico que ainda levaria muitos anos para ser desenvolvido.

Um Bombardeiro estratégico é a escolha mais realistas para os dias atuais; portanto, a China está obviamente a fazer grandes esforços para desenvolvê-lo, mas como de costume, manteve tais informações estritamente confidenciais.

O periódico chinês qianzhan.com afirmou em um artigo datado de 29 de outubro de 2013 que, segundo a imprensa russa, a China desenvolverá um bombardeiro nuclear estratégico de longo alcance cuja velocidade será da ordem de Mach 3.6, entretanto, o que a China pode ser capaz de fazer agora são bombardeiros estratégicos de médio alcance.

No início de março de 2014  a mídia oficial chinesa revelou o desenvolvimento do chamado H-18 um bombardeiro furtivo supersônico. Praticamente ao mesmo tempo, um website militar dos EUA afirmou que a China desenvolvia por conta própria um bombardeiro de médio e longo alcance de codinome B-8. Esta informação não foi confirmada por qualquer fonte chinesa até meados de julho deste ano, quando deu-se lugar a publicação do sina.com.cn.

Nessa produção o Sina confirma alguns detalhes do site Americano: segundo as informações, o “B-8″ possui uma tripulação de 4 integrantes e pode transportar até 6 mísseis de cruzeiro de 800 a 1200 km de alcance armados com ogivas de 0,5 a 1 kton.

HN3 mussile

A China já produziu cerca de 350 mísseis de cruzeiro HN-1 (de 800 km de alcance) e uma quantidade ainda desconhecida de mísseis HN-2 (de 1,200 km) ar-terra mísseis.

Porém a grande surpresa é o desenvolvimento da arma HN-3 um míssil de cruzeiro furtivo cujos testes d elançamento e acerto de alvos no deserto central da China, foi considerado um sucesso, entretanto as informações sobre o novo míssil são classificados.

De acordo com o artigo, o B-8 é, em certa medida, um bombardeiro furtivo equipado com baias internas compostas por dois lançadores giratórios com capacidade individual de transportar e lançar 12 mísseis.

Seu novo grande radar de guiamento e controle de fogo integrado oferece não só a orientação à navegação e controle de fogo, mas também funções de alerta antecipado de longo alcance.

Sua fuselagem é construída em módulos feitos por impressoras 3D e é equipado com 4 russas turbofans russos NK-32 os quais lhe permitirão um raio de operação de 4.000 km.

Se considerado o raio de ação dos mísseis HN-2 de 1,200 km, o alcance do bombardeiro pode chegar a 5,2 mil km.  A nota cita ainda  o desenvolvimento das turbinas Woshan-9 (W-9)  os motores que no futuro deverão ser integrados ao B-8.

Fonte: sina.com.cn

19 Comentários

    • Interessante o comentário.
      Apesar que lá o estado atua forte na economia, ai não sei se eles não acabam segurando a coisa na “unha” mesmo, a economia chinesa é uma grande incógnita, como dizem por ai quem viver verá.
      Sds

  1. O ” gap ” entre o poderio americano e chines está diminuindo …é difícil estimar uma cronologia para que se venha equivaler, más tudo indica que seja nesse meio século ou mais tardar…. no final desse século … se houver um século até lá.
    .
    *************
    .
    Cinco armas chinesas que intimidam os EUA
    .
    Os EUA devem temer não só os ritmos de produção de armamentos na China mas também a sua indústria e recursos humanos, considera a revista norte-americana The National Interest.
    .
    (*)fonte: [ br.sputniknews.com/mundo/20150815/1871855.html ]
    .
    ****************
    .
    E olha que nem estamos falando dos russos nessa corrida armamentista .

    • Documento: Relatório para o Congresso dos EUA sobre a Modernização Naval chinesa e Implicações para a U.S. Navy
      .
      Em 28 de julho de 2015 foi divulgado o relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA, “China Naval Modernization: Implications for U.S. Navy Capabilities—Background and Issues for Congress” – Modernização Naval da China: Implicações para as capacidades da Marinha dos Estados Unidos – antecedentes e questões para o Congresso. Leia o arquivo rolando a tela abaixo ou baixe o arquivo PDF no botão download.
      .
      (*) fonte: [ naval.com.br ]

    • Máquina ainda tem essa dos famosos mísseis patriot , veja só essas informações .
      .
      .
      # Primeiro ato – a comédia dos misseis na Turquia.
      .
      Hackers atacam mísseis Patriot na Turquia
      .
      Hackers desconhecidos atacaram os sistemas de misseis antiaéreos Patriot posicionados no sul da Turquia, perto da fronteira com a Síria, informou o jornal alemão Behörden Spiegel.
      ,
      (*) Sputinik [ br.sputniknews.com/defesa/20150708/1509452.html ]
      .
      .
      Segundo ato – saída à francesa pela portas do fundo dos misseis patriot alemão da Turquia.
      .
      Alemanha deve retirar mísseis da Turquia no início do ano que vem
      .
      A Alemanha vai retirar duas baterias de mísseis Patriot e 250 homens do sul da Turquia por volta do início do ano que vem, depois de reavaliar as ameaças representadas pelo conflito na vizinha Síria.
      .
      (*) Reuters [ br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0QL0LU20150816 ]

  2. Meu sonho é ver nossa FAB utilizando equipamentos estratégicos como esses, assim como Gunship,s ( AC-130 spoook).
    Mas infelizmente e por falta de verbas e visão estratégica somos obrigados a nos contentar com brinquedos táticos como os Gripen,s.
    Quem sabe algum dia no futuro muito distante, não desenvolvamos um bombardeiros estratégico nacional, ou uma versão canhoneira do KC-390?
    Acredito que isso só meus netos verão, pois eu já terei partido desse mundo, devido a demora e a visão limitada dos políticos e oficiais de alta patente de hoje em dia.

  3. Some-se a isso, o sistema DF-21D, e o que em breve será a maior força de combate cibernético do mundo, e sem citar outros inúmeros fatores, é plausível afirmar que até 2030 a China será sem dúvida a maior potência militar do planeta, até porque em termos de PIB medido em PPC, a China já é, segundo o Pentágono e depois a CNN, a maior economia do mundo desde 2014.

    • Os investimentos em tenologia na China são monstruosos, e diferente dos EUA, lá é questão de amor a pátria alcançar objetivos, por isso vemos tanto avanço em tão pouco tempo.

1 Trackback / Pingback

  1. B 8 o bombardeiro estratégico chinês | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.