China tentou negar apoio ao Brasil em reforma do FMI

http://www.agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2010/10/fmi.jpgPOR CLAUDIA ANTUNES

A China tentou negar apoio à pretensão do Brasil de aumentar seu peso no comando do FMI (Fundo Monetário Internacional), revelou Paulo Nogueira Batista Jr., o representante brasileiro na instituição.

Ele afirmou que a tendência dos chineses de atuarem em “em faixa própria” põe em risco a articulação dos cinco países do fórum Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (esta recém-admitida).

Nogueira Batista e a diplomata Maria Edileuza Fontenele Reis, responsável no Itamaraty pelo Brics, revelaram bastidores de negociações difíceis com a China, relativas às reformas do FMI e do Conselho de Segurança da ONU. Os dois participaram nesta segunda-feira de seminário do Centro de Estudos e Pesquisas do Brics, criado há um ano pela PUC-RJ e a Prefeitura do Rio.

“O Brasil tem que fazer sentir aos chineses que, se quiserem seguir em faixa própria devido a seu peso estratégico, vão pagar um preço”, disse Nogueira Batista, que ressaltou estar falando a título individual, e não como diretor-executivo do FMI (sua diretoria reúne oito países além do Brasil).

Ele contou que a articulação no FMI entre os países do Brics ia bem até o ano passado, quando foi discutida a redistribuição das cotas do Fundo para aumentar a participação dos votos dos países emergentes. A China se negou inicialmente a apoiar a posição brasileira.

O Brasil queria se tornar o décimo maior cotista –pretensão que acabou efetivada. Para isso, teria que passar à frente de vários países, incluindo o Canadá. Os chineses, segundo Nogueira Batista, começaram a alegar que não queriam “ofender” os canadenses. Em consulta com Brasília, ele decidiu contra-atacar.

“Eu disse: ‘Quem ficou ofendido foi o Brasil, e nossos negociadores do clima vão saber disso’. Isso repercutiu enormemente, porque eles [os chineses] têm grande interesse no apoio brasileiro na questão climática, onde estão em relativo isolamento.”

Nogueira Batista disse que o Brics é uma “alavanca” importante para o Brasil, já que o grupo reúne alguns dos poucos países em desenvolvimento com capacidade de atuação independente na política internacional. Afirmou, porém, que é preciso levar em conta as divergências internas de interesses.

“Os chineses podem ser tentados às vezes a estabelecer diálogo preferencial com os EUA. Só que esse caminho não é seguro, os americanos são difíceis. Quando os americanos botam pressão em cima dos chineses, eles refluem para a aliança com os Brics. Há uma dinâmica complexa entre Brics e países desenvolvidos.”

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

Já Maria Edileuza Fontenele Reis, subsecretária-geral Política do Itamaraty, admitiu que é muito difícil fazer avançar dentro do Brics o apoio à ampliação do Conselho de Segurança.

Ela avalia que a China tem mais problemas com o possível ingresso do Japão do que com o da Índia –os dois países formam com Brasil e Alemanha o G4, grupo de candidatos a cadeiras permanentes no órgão.

A diplomata também acha que os chineses propuseram incorporar o México ao Brics, ideia rejeitada pelos demais membros do fórum, para diluir a pressão dos atuais parceiros sobre o tema.

“Nesse tipo de coisa ninguém quer ceder poder. O G8 só cedeu (para o G20) depois de confrontado com uma gravíssima crise econômica internacional. Vamos esperar que não precisemos de uma nova grande emergência política para fazer a reforma do CS.”

Fontenele Reis contou que coube ao Brasil pressionar a China a aceitar alguma referência à reforma no comunicado da última cúpula do Brics, em abril. Isso porque a Índia está em “posição mais confortável”, por já ter o apoio dos EUA a sua candidatura ao CS.

“Lutei muito para que o final do parágrafo expressasse o apoio a ‘uma maior participação de Brasil, Índia e África do Sul no Conselho de Segurança reformado’. Mas isso ainda não foi possível. Ficará para a próxima cúpula, espero”, disse.

O comunicado aprovado fala que China e Rússia “compreendem e apoiam” a aspiração dos outros três membros do Brics a “desempenhar papel mais protagônico nas Nações Unidas”. Ambas já são membros permanentes, com EUA, Reino Unido e França.

Mesmo assim, a diplomara considerou um “avanço conceitual” o fato de o mesmo parágrafo ter incluído uma menção à necessidade de reforma do CS, o que não tinha acontecido nas duas cúpulas anteriores do Brics.

Fonte: Folha de São Paulo

19 Comentários

  1. A China está aprendendo os maus hábitos do ianks? Espero q ñ.Mais, me parece uma vontade quase explicita em trair..E sempre tratamos os sinos como aliados e ñ “aliados” como são os ianks , q viemos a perdeber quase q agora.pq?!?!

  2. Nosso maior cliente comercial é nosso maior rival na disputa de mercados e esperar o que deles heim Blazilelo taum bonzinhu vendle balatinhu e ainda ensina de glaça o pulo do glato.Um neglocinhu da China muito baum né hihihihihi Ling Ling gosta muito né hihihihihi

  3. Olha … O Brasil precisa melhorar muito, em vários aspectos:
    1) Tem que colocar na cadeia os políticos corruptos e juízes omissos em punir;
    2) Tem que deixar de apoiar banqueiros e especuladores financeiros. A nossa Div Int está na estratosfera por culpa do PT e PMDB (os partidos dos banqueiros e especuladores financeiros);
    3) O STF é do PT e PMDB, e não do povo;
    4) Não possuimos uma FFAA preparada;
    5) Somos o paraiso dos gays. Ouvi agora no rádio, que o RJ vai ter a maior festa gay do mundo. Policiais, bombeiros e militares gays irão se manifestar. Não tenho nada contra os gays, mas acho que essa prática não devia ser estimulada pelos maus políticos. O povo deveria ser ouvido através de um plebiscito sobre a prática Gay. Por que isso não foi feito ? Os 3 Poderes da República têm que fazer a vontade da maioria popular, e não de minorias;
    6) O nosso ensino não é criativo e intuitivo, ou seja, inibe a pesquisa brasileira;
    7) O regime político brasileiro é populista, e não racional, lógico, científico, tecnocrata. Esse fato permite a seleção de péssimos políticos;
    8) Nós não temos a Pena de Morte para os assassinos, apesar de sermos o país mais violento do Planeta Terra.

    Eu respeito muito os chineses (de 20 anos para cá). A China de Mao não prestava, mas atualmente eles servem de exemplo para a humanidade.

    O Brasil está na contramão da história novamente. Não servimos de exemplo para nenhum país do mundo. A minha crítica é construtiva, pois sou sou patriota e amo o meu país.

  4. “Quando os americanos botam pressão em cima dos chineses, eles refluem para a aliança com os Brics.” Se não aguenta no mano-a-mano com o fortão, vai procurar os amigos musculosinhos para te defenderem, Hahaha…

  5. Com tantos problemas no mundo e no Brasil agora vamos ter que ter medo do pinto gay..de acordo com o raciocinio do dandolo. Gostei que logo apos falar da nossa pobre forcas armadas os gays vem logo abaixo causando panico geral.rsrsrs

  6. Quando nasci, homossexualismo era quase proibido; quando cresci, era permitido.Agora, legalizaram a uniao homo-afetiva. Vou embora antes que esse negocio se torne obrigatorio…

  7. BRICS é um acronimo bacana, que pode dar a idéia de uma união, mesmo informal, entre alguns países em desenvolvimento.
    Mas o tamanho e cultura de cada obriga pensar diferente. Eu preciso de uma casa de 3 quartos, mas o outro precisa de uma casa de 20 quartos.
    Além disso, dois países vizinhos são inimigos a centenas de anos.
    Logo, não podem sentar sempre na mesma mesa, que um não cutuque o outro.
    E a China realmente tem peso para seguir faixa própria.
    Muito cuidado com as negociações com a China.

  8. O Dandolo Está certíssimo! Não deve haver homofobia. Os gays são tão dignos como qualquer herosexual Mas autoridades ficarem incentivando, fazendo propaganda, ahi já é um pouco demais!

  9. 1-a China só é o que é por causa do câmbio praticamente congelado `a anos nos 7 yuans por dólar..
    2-baixíssimos salários
    3-sem previdência pública

    por isso morrem de medo quando os pressionam por valorizar sua moeda… milhões de chineses ficam desempregados quando a moeda valoriza 0.1 %….

  10. As gueixas chinesas aqui do blog irao ficar maluquinhas com mais esta decepçao com os chineses,vao dizer que e´uma materia mentirosa e coisa e tal..Eles estao corretos ,os mestiços sulamericanos vao lamber sal na mao deles,estamos trocando de SENHOR.

  11. Quando nasci, homossexualismo era quase proibido; quando cresci, era permitido.Agora, legalizaram a união homo-afetiva. Vou embora antes que esse negocio se torne obrigatório… HAHAAHAH CONCORDO!!!!

    Ta “fodah” hoje… u.u

  12. “As gueixas chinesas aqui do blog irao ficar maluquinhas com mais esta decepçao com os chineses,vao dizer que e´uma materia mentirosa e coisa e tal..Eles estao corretos ,os mestiços sulamericanos vao lamber sal na mao deles,estamos trocando de SENHOR.”

    Onde eu assino?

    Quando vão perceber que o problema não é o americano, ou o chinês, ou o russo, mas sim o brasileiro?

  13. Olha falar aqui de Gay’s não é o local apropriado. Mas ja que esta em pauta, concordo. O governo federal está largando uma fortuna em patrocínio para estas atividades. Concordo com todas as críticas contra este movimento. Isto ai ja esta se tornando incentivo. Minhas filhas, de 7 a 14 anos, se falarem algo em desacordo são capazes de serem espancadas na rua. Convenhamos: cada uma faça o que quer, mas aos meus olhos, na minha frente e em público que ao menos a Lei determine os bons costumes. Respeito a família, o homem e a mulher, também a opção sexual de cada um, mas conenhamos, limites e boa eduação deve ser para todos. Daqui uns dias, aqueles que gostam de “swing” vão fazer sexo na praça, dai vão dizer o que? Ha deixa pra lá a liberdade é isso. Se assim, então cagar na rua também pode. Só me respondam, porque “travestis e gays” precisam tanto ser espaçosos, espalhafatosos? Que eu saiba a mulher é e age normal, e é mulher.

  14. Os chineses estão já pensando em si como superpotencias, e não emergente. Não se consideram da mesma laia qeu brasileiros e indiano.
    Que seja! E eles serão mais um degrau que o Brasil precisa pisar até o topo.

  15. “Quando os americanos botam pressão em cima dos chineses, eles refluem para a aliança com os Brics.”
    Olha os Chinas..ahaha e depois são os japas que arregam ahah

Comentários não permitidos.