Modernização dos F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB)

Foto3F5MFAB_Ivan Plavetz, T&D, 29/04/2014

Todos os 11 F-5E/F comprados da Jordânia estão passando pelo programa de modernização, totalizando assim 57 unidades distribuídas por quatro unidades operacionais

Segundo o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro-do-Ar José Augusto Crepaldi Afonso, o primeiro avião de combate F-5M ex-Jordânia a ser modernizado será entregue em setembro próximo. Crepaldi confirmou que os 11 aparelhos (oito monoplaces e três biplaces) passarão pelo processo de revisão e reforço estrutural no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) antes de serem enviados a linha de produção da Embraer Defesa e Segurança (EDS) localizada no município paulista de Gavião Peixoto.

Faz parte do escopo da modernização a integração do radar Grifo da Selex Galileo, a instalação de mostradores digitais multifuncionais coloridos (MFCD) e um novo HUD holográfico, uma moderna suíte eletrônica de autodefesa (ECM), computadores de missão de alta capacidade redundantes e sistema OBOGS (geração de oxigênio a bordo).

A Força Aérea Brasileira conta atualmente com 46 F-5M distribuídos ao 1º GAvCa baseado no Rio de Janeiro (RJ), 1º/4º GAv de Manaus (AM), 1º/14º GAv de Canoas (RS) e 1º GDA, Anápolis Goiás (em sistema de rodízio entre as outras três unidades operadoras do tipo). O último aparelho dessa frota saiu de Gavião Peixoto em março de 2013, sendo entregue para o 1ºGAVCa.

Foto: Antes de serem enviados para a Embraer Defesa e Segurança, os exemplares comprados da Jordânia estão passando por um completo processo de revitalização, incluindo minuciosa inspeção estrutural (Foto:Ivan Plavetz)

Fonte: Tecnologia & Defesa (T&D) 

3 comentários em “Modernização dos F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB)

  1. Como eu ouço essas notícia…
    “Todos os marrecos estão sendo pintados para se juntarem aos outros gansos que voam no Brasil, servindo de alvo para estilingues e atiradeiras.”

  2. E uma vergonha, se tivessemos comprado o projeto do F-20 dos iankss,dizem q nos foi oferecido pelos tio sam ,hj ,teriamos condições tecnicas de desenvolver um caça genuina/ BRASUCA.Agr, temos de começar do zero, e ainda fazer a repotencialização de caças velhos, teco teco frente ao Su-30MKS2 dos Venezuelanos…trágico.Sds.

Comentários não permitidos.