Defesa & Geopolítica

Exército turco apresenta a primeira unidade de helicópteros de ataque e reconhecimento

Posted by

atak-20125800

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

O Comando da Força Terrestres Turca  recebeu os primeiros helicópteros de ataque T129 construídos localmente na Turquia. As aeronaves foram introduzidos a nova unidade de helicóptero de ataque agora equipada com nove T129 .

Os primeiros nove T-129  são os modelos EDH, uma variante provisória que substituirá aeronaves  mais antigas do modelo Bell AH-1 Cobra. A variante turca é baseado nao modelo AgustaWestland A129, equipados com motores atualizados, transmissão e pás do rotor. Ele é otimizado para operação em ambientes quentes e grandes altitudes.

Os novos helicópteros de ataque são fabricados em conjunto pela AgustaWestland e Turkish Aerospace Industries, Inc. ( TAI ) e foram contratados por US$ 1,2 bi. Os novos helicópteros foram entregues em 22 de abril de 2014. Segundo a TAI, os helicópteros registraram até o momento mais de 4000 horas de voo durante os testes de voo e de tiro, de qualificação e de aceitaçã além de voos de treino e formação.

t129batak725

Sob o acordo, o T129B variante avançada terá entre outros itens,  aviônicos localmente desenvolvidos que  incluem o computador de missão,  sistemas de armas, suítes de auto-proteção e os sistemas de mira montado no capacete. Os motores LHTEC CTS800-4N do helicóptero também estão a ser produzidos na Turquia sob licença pela TUSAS Motor Industries (TEI). O helicóptero atualmente usa mísseis Hellfire guiados a laser.

A variante avançada T129B também será equipada com link RF e sistema de aquisição de alvos UMTAS um sistema eletro-óptico para guiagem de  mísseis anti-tanque desenvolvidos pela Roketsan. O helicóptero também vai manter o designador a laser, necessário para orientar os foguetes de 70 milímetros Cirit (2,75 “) guiados a laser, também desenvolvidos pela Roketsan . Os T129B são produzidos nas instalações da TAI em Ankara na Turquia .

O primeiro protótipo foi construído na Itália e voou em 2010, mas caiu logo em seguida. O primeiro dos três protótipos produzido na turquia voou em 2011, a TAI produziu três protótipos do T129 no âmbito do programa  ATAK.

O programa ATAK  T129 foi iniciado 2007 e previa o desenvolvimento e produção de 91 helicópteros. Até o momento, 59 foram encomendados (além do primeiro protótipo T129A). A Turquia tem uma opção de encomendar mais 40 helicópteros.

Fonte: Defense-Update

3 Comments

shared on wplocker.com