Exército turco apresenta a primeira unidade de helicópteros de ataque e reconhecimento

atak-20125800

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

O Comando da Força Terrestres Turca  recebeu os primeiros helicópteros de ataque T129 construídos localmente na Turquia. As aeronaves foram introduzidos a nova unidade de helicóptero de ataque agora equipada com nove T129 .

Os primeiros nove T-129  são os modelos EDH, uma variante provisória que substituirá aeronaves  mais antigas do modelo Bell AH-1 Cobra. A variante turca é baseado nao modelo AgustaWestland A129, equipados com motores atualizados, transmissão e pás do rotor. Ele é otimizado para operação em ambientes quentes e grandes altitudes.

Os novos helicópteros de ataque são fabricados em conjunto pela AgustaWestland e Turkish Aerospace Industries, Inc. ( TAI ) e foram contratados por US$ 1,2 bi. Os novos helicópteros foram entregues em 22 de abril de 2014. Segundo a TAI, os helicópteros registraram até o momento mais de 4000 horas de voo durante os testes de voo e de tiro, de qualificação e de aceitaçã além de voos de treino e formação.

t129batak725

Sob o acordo, o T129B variante avançada terá entre outros itens,  aviônicos localmente desenvolvidos que  incluem o computador de missão,  sistemas de armas, suítes de auto-proteção e os sistemas de mira montado no capacete. Os motores LHTEC CTS800-4N do helicóptero também estão a ser produzidos na Turquia sob licença pela TUSAS Motor Industries (TEI). O helicóptero atualmente usa mísseis Hellfire guiados a laser.

A variante avançada T129B também será equipada com link RF e sistema de aquisição de alvos UMTAS um sistema eletro-óptico para guiagem de  mísseis anti-tanque desenvolvidos pela Roketsan. O helicóptero também vai manter o designador a laser, necessário para orientar os foguetes de 70 milímetros Cirit (2,75 “) guiados a laser, também desenvolvidos pela Roketsan . Os T129B são produzidos nas instalações da TAI em Ankara na Turquia .

O primeiro protótipo foi construído na Itália e voou em 2010, mas caiu logo em seguida. O primeiro dos três protótipos produzido na turquia voou em 2011, a TAI produziu três protótipos do T129 no âmbito do programa  ATAK.

O programa ATAK  T129 foi iniciado 2007 e previa o desenvolvimento e produção de 91 helicópteros. Até o momento, 59 foram encomendados (além do primeiro protótipo T129A). A Turquia tem uma opção de encomendar mais 40 helicópteros.

Fonte: Defense-Update

3 Comentários

  1. Sistema aéreos não tripulados são muito mais baratos de comprar, manter, operar e armar, e ainda evitam baixas caso sejam abatidos.
    Por enquanto, a capacidade de carga ainda é baixa, mas é só uma questão de tempo, até se igualar, e superar os helicópteros tripulados.
    O Irã nem pensa em gastar bilhões e em sistemas tripulados, prefere desenvolver e fabricar tudo no próprio país, e desenvolver a tecnologia que será utilizada no futuro.
    Detalhe interessante, é que até agora a Turquia, que gasta somas exorbitantes com defesa, só fracassou de forma humilhante em suas tentativas de desenvolver seus próprios vants, parece Portugal com aquele vant que mergulhou no mar ao vivo na TV, só que os da Turquia mergulham em montanhas.

  2. O Brasil poderia ter feito algo assim com a Denel em desenvolver uma versão do Rooivalk para o EB e não ficar só no desenvolvimento do A-Darter com a Africa do Sul.

Comentários não permitidos.