Helibras entrega três novos EC.725 para as Forças Armadas

A Helibras acaba de entregar mais dois helicópteros EC.725, cumprindo os prazos e critérios de nacionalização estipulados pelo contrato assinado entre a empresa e o Ministério da Defesa, em 2008, que estabelecia o fornecimento de 50 aeronaves desse modelo para as Forças Armadas brasileiras.

A 10ª unidade se destinou à FAB, que soma agora cinco aeronaves desse modelo.

Trata-se da aeronave na versão básica entregue para este contrato e possui novos componentes que foram integrados por programas desenvolvidos no Centro de Engenharia da Helibras, no Brasil, como, por exemplo, o botão SAR do piloto automático e um comando traseiro para o operador de equipamentos.

A finalização da primeira versão básica representa mais uma etapa cumprida pela Helibras no processo de absorção de conteúdo nacional na fabricação dos EC.725.

A Aviação do Exército, por sua vez, recebeu dois novos EC.725. Ambas as aeronaves passaram integralmente por toda a linha de produção na fábrica da empresa em Itajubá (MG), recebendo no Brasil desde itens mais básicos, como os de pré-equipagem, até toda a configuração e acabamento final.

Antes de serem entregues, os helicópteros também realizaram na pista da empresa os ensaios em voo, com uma equipe de pilotos brasileiros, e passaram pela cabine de pintura, especialmente construída pela Helibras para comportar os helicópteros de grande porte que estão sendo produzidos no país.

As aeronaves são designadas HM-4 e receberam as matrículas EB 5003 e EB 5004.

Os novos helicópteros diferenciam-se dos dois primeiros exemplares por virem equipados com farol de busca; ar-condicionado; suporte para as metralhadoras laterais MAG 58M de 7,62mm com capacidade para mil projéteis cada; unidade auxiliar de energia (APU, Auxiliary Power Unit); blindagem no piso dos atiradores e porta dos pilotos; sistema de navegação inercial; braço lateral para a realização da manobra rapel (fast rope) com tropas; TCAS; Adelt (sistema de localização para acidentes na água); e mapa digital Euronav 7.

Posteriormente as duas primeiras aeronaves serão devolvidas para a Helibras, onde receberão esses sistemas.

As outras nove unidades entregues anteriormente pela Helibras às Forças Armadas já completaram mais de 4.370 horas de operação.

Os EC.725 estão aptos a desenvolver uma série de atividades de acordo com as necessidades das corporações, em missões como transporte de tropas, buscas, alertas SAR (busca e resgate) e patrulhamento.

 

Fonte: C&R

 

3 Comentários

Comentários não permitidos.