Helibras ganha ainda mais autonomia na fabricação de helicópteros de grande porte

EC225

Eurocopter modelo EC225

Montagem independente da caixa de transmissão dos EC725 e produção de outra versão civil são as novidades no Brasil

Roberto Valadares Caiafa

A Helibras acaba de receber da Direction Générale de L’Aviation Civile (DGAC) – autoridade francesa que regula a fabricação de helicópteros civis – a autorização para produzir, no Brasil, o modelo EC225 – a empresa já está produzindo a versão militar EC725 desde o final do ano passado.

Com isso, as instalações de Itajubá (MG) tornam-se, formalmente, uma extensão de produção da Eurocopter, o que já era intenção do grupo desde a assinatura do contrato com as Forças Armadas brasileiras e da construção da nova planta industrial.

O EC225 é um helicóptero civil empregado especialmente em atividades offshore.

Além disso, recentemente, uma equipe formada exclusivamente por brasileiros concluiu a montagem integral de uma caixa de transmissão do helicóptero EC725. Essa autonomia, sem a supervisão direta ou acompanhamento da matriz, demonstra a total capacitação dos técnicos que atuam aqui no país no domínio de toda a tecnologia que já foi transferida pela Eurocopter para a Helibras.

“Estamos cumprindo todas as etapas que havíamos desenhado desde o anúncio do contrato de cooperação tecnológica e estes são apenas mais alguns passos rumo ao domínio tecnológico completo na manutenção e fabricação de helicópteros de toda a gama Eurocopter”, explica Eduardo Marson, presidente da Helibras.

ec225_2

O moderno posto de pilotagem do EC-225, versão civil do EC-725, já produzido pela Helibras no Brasil – Foto: Roberto Caiafa

A linha de montagem dos helicópteros médios e pesados da Helibras está completamente tomada pelos EC725 destinados às Forças Armadas Brasileiras. A previsão é de que as próximas unidades comecem a ser entregues entre o final deste ano e meados de 2014.

Já o início de produção das versões civis que também deverão ser produzidas localmente ainda depende de contratos comerciais que estão sendo negociados com diversos operadores do mercado oil&gas.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

 

15 Comentários

  1. Notícia muito bacana nossos engenheiros aprendendo a apertar parafuso, fazer soldinha e montar pecinha… E olha que é da excelente, da fantástica, da brilhante transmissão da Kombi da Eurocopter…

    Muito bom! Parabéns! Vive Le Brésil! 🙂

    Quero saber é o seguinte: terminado o contrato de ToT da Kombosa-Voadora os engenheiros poderão abrir uma concorrente da Apertaparafusebrés (sim, em francês, porque afinal a empresa é francesa embora instalada no Brasil), ou a “ToT de mim para mim mesmo” impede até mesmo isso?

    Trocando em miúdos: nossos engenheiros poderão ser contratados pela Embraer (exemplo meramente ilustrativo), para projetar e fabricar um helicóptero de verdade genuinamente nacional para concorrer com a Flying-Kombi com preço de F-16 francesa? Ou nem isso será possível e eles terão que se mandar para o exterior, para trabalhar na Bell, Sikorsky ou Agusta?

    Agradeço quem puder me responder.

    No mais, quanto às entregas das Forças Armadas Brasileiras, saibam os senhores que as aeronaves serão recebidas COM DEFEITO DE FABRICAÇÃO! As entregas NÃO SERÃO SUSPENSAS, embora a aeronave esteja BICHADA DE FÁBRICA!

    Senão, como é que eles vão entregar aeronave com eixo novo se não existe o tal eixo novo, que está PREVISTO para 2014? 😉

    No máximo vão colocar o tal sensor de vibração e um ledzinho no painel do bicho, que é pro piloto pousar em duas horas, pegar o manual da aeronave, achar o telefone da Eurocopter e ligar para a França avisando que bichou a transmissão.

    Mas como desgraça pouca nunca é demais e nada é tão ruim que não possa piorar, pagamos US$ 60 milhões de doletas (preço de um F-16 Block 50) por uma Kombi-Voadora que já VIRÁ DE FÁBRICA bichada, e as FFAAs serão OBRIGADAS a aceitá-las assim mesmo para um dia, quem sabe, se tudo der certo, e se o governo pagar um “extrinha” pra Apertaparafusobrés, ser feito o tal retrofit.

    Se isso acontece com uma empresa de carros, digamos, se acontece de um Fox começar a trincar o eixo a 120km/h, ou se morre alguém por um defeito de fabricação, o Procon, o MP, o Sindicato, o diabo a quatro obriga a fábrica a fechar a linha NA HORA! Não vende mais NENHUM veículo até resolver o problema! E faz o recall com todas as despesas pagas nos modelos que já foram comprados.

    Mas não, como nossas FFAAs há muito tempo são depósito de LIXO, elas vão ter que aceitar essa BOS. de helicóptero bichado mesmo.

    Sabem o que é isso amigos?

    Isso é I N A C R E D I T Á V E L !!!

    Só pode acontecer num país de milésimo mundo mesmo, que trata seus militares e seus contribuintes como trata seu esgoto.

    E alguém fala alguma coisa??? A imprensa fala algo? Alguém do MPM/MPF vai atrás desse absurdo?

    Nada…

    Porquê? Porque esse contrato deu dinheiro pra muuuuuuita gente, do PT, do PSDB, do PMDB, da situação e da oposição. Amigos, são BILHÕES DE DÓLARES! Gente influente e poderosa, de ambos os espectros políticos, que chega em qualquer mídia que ousar investigar e manda calar a boca, senão morre o repórter, morre a família do repórter, morre até o cachorrinho da filha do repórter. Muita gente que já era rica ficou milionária. Muitas campanhas políticas serão financiadas por muitos e muitos anos com a grana desse contrato.

    E assim caminha o país, na mão desses vermes…

    Mas o pior não é isso, e sim aguentar os escrotinhos de internet, uma parte da choldra paga para isso e a outra por idiotice ideológica pura e simples, defendendo esse LIXO!

    O brasileiro é o povo mais otário do mundo. Merece se danar mesmo.

  2. O que me admira. Apesar de todos os argumentos interessantes… MUITO interessantes por sinal… são as posições SEMPRE defendendo produto de um país X ou contra o de um país Y. Mas é SEMPRE! @@… independente de qual tema… tecnologia… Salve grandes excessões! Claro! Pois se o intuito é um debate de idéias acerca de qual é o melhor o ideal… porque sempre defendem o mesmo lado!!? É estranho!!!! Vai de biscoito mais gostoso a até clima mais confortável.

    • É X-tudo, admirar não me admira mais nada, por outro lado é um belo pé no saco.
      Imagino que seja o preço de vivermos em um país democrático, liberdade de falar e pensar o que quiser mesmo que sejam mentiras, meio verdades ou apenas bobagens chatas.

      • “mesmo que sejam mentiras, meio verdades ou apenas bobagens chatas.”

        O chato é que nem sempre tem gente com informação pra contrapor tais afirmações de forma contundente, aí fica o lado que não teve embasamento técnico.. usando somente de significados técnicos.. como se fosse verdade.

  3. E quase morro sem ter o prazer de ler uma noticia destas, com a grana que faturaram na compra dos cinquenta novos (velhos )helis ,o grupo poderia transferir tambem para o brasil a Disney europeia , seria o maximo, o povao aqui adora circo !

    • Se o EC-725 é velho como vc classifica, o que vc nos diz a respeito do F/A-18E ou mesmo o helicóptero Black Hawks?
      Quanto aos valores não incluem só o helicóptero.

      • Prezado, quanto ao Black Hawk o sr. pode até ter razão, embora estejamos a tratar do helicóptero utilitário de combate mais utilizado no mundo.

        Mas quanto ao F/A-18E não. O senhor sabe muito bem que ele entrou em serviço em 1999.

      • Tudo bem vamos considerar que o F/A-18E não seja um modelo melhorado do F/A-18C como é o caso do EC-725 em relação ao Puma.
        Mas o que eu queria dizer é que não importa a idade do projeto base do helicóptero, caça, tanque e etc, se esses forem melhorados com o passar do tempo. Veja que o F-15 e o F-16 são aviões “velhos” mas mesmo assim são aviões de alto nível, assim como Su-35 ou mesmo o helicóptero Black Hawk que é fantástico em sua categoria.
        Eu ia usar o F/A-18E como um bom exemplo, de um projeto antigo que ainda é muito eficiente, devido a sua eletrônica moderna e incorporação de novos conceitos em sua estrutura. Mas posso fazer isso com F-15, F-16, Su-30/35, Black Hawk, CH-47, Cobra, Abrams e a lista não para…

      • Na sua visão, a qual 10 em 10 projetistas de aeronaves discordam, o F/A-18E-F é um projeto melhorado do Hornet.

        Bem diferente do EC-725 em relação ao Puma. O Puma, com todas suas limitações, não tinha medo de água nem arrancava o escalpo dos pilotos com as pás.

  4. O programa EC-725 em apenas 4 anos vem dando inegáveis e bons retornos e a previsão é que em mais 6 ou 7 anos, tenhamos um helicóptero projetado no Brasil .
    Basta comparar com a indústria automobilística “nacional”, após 60 anos de existência..

    Más as criticas cínicas, o choro e ranger de dentes dos anglo/yankofilos, não cessarão por nenhuma razão de ordem lógica e justa, simplesmente porque não são lógicas, nem justas…

    • “a previsão é que em mais 6 ou 7 anos, tenhamos um helicóptero projetado no Brasil”

      Aham… a Apertaparafusobrás já prometeu isso antes… na década de 80…

  5. A década 80 não está em discussão e sim o que está ocorrendo agora… E o fato é que o que foi acordado, que é a fabricação de componentes do EC-725 no Brasil, está sendo cumprido. A meta é chegar a 50% de nacionalização do EC-725.

    Em 5 anos, o EC-725 terá mais componentes produzidos no Brasil, do que o Super Tucano da Embraer, até hoje 70 ou 80% dos componentes do ST são made in USA…Se o EUA não quiser, a Embraer não fabrica os ST, ou só vende pra quem os yankees aprovarem…

    E não é a Helibrás/EADS que fabrica estes componentes e sim uma diversidade de empresas, uma indústria de componentes aeronáuticos que fornece os diversos sistemas e partes de um helicóptero ou avião, formar esta indústria de base local é o que realmente aumenta a autonomia nacional.

    • Bem eu não falo de futuro, assim como não falo de minhas vontades, mas sim dos fatos acontecidos.

      E os fatos condenam a Apertaparafusobrás. Ela prometeu na década de 80 construir um helicóptero nacional e até hoje não nacionalizou nem sequer o Esquilo.

      ToT de francês para francês é isso aí…

      O Super-Tucano é uma aeronave projetada desde a fuselagem no Brasil e para a FAB. É tão campeão de vendas que foi vendido até mesmo para a toda-poderosa USAF.

      Ao revés, nem mesmo a França usa essa Kombi-Voadora, preferindo o NH-90 a isso aí.

      Na boa, já que é pra falar de futuro? Essa joça ainda vai ser cancelada e nego vai parar na cadeia por causa desse contrato das Kombosas-Voadoras. Infelizmente, até lá os piratas do dinheiro pública já vão ter se mandado pra Havana ou alhures e vamos receber o dinheiro de volta daqui há uns 30 anos, se recebermos.

      Quem viver verá.

  6. “Bem eu não falo de futuro, assim como não falo de minhas vontades…”
    —————
    É claro que vc vive falando do futuro! ao apostar e prever o fracasso…
    Eu prefiro esperar para ver e sem condenar antecipadamente.

Comentários não permitidos.