Boeing revela atualizações no conceito do seu caça de 6ª Geração F/A-XX

sky, clouds, earth and ocean

A Boeing está lançando uma versão atualizada de seu F/A-XX, um conceito para o caça de sexta geração, durante uma exposição no Sea-Air-Space, em Washington DC, nesta semana.

 A desenho do caça, um birreator e sem cauda, é apresentado em duas opções, tripulado e não tripulado. O projeto apresenta divisores supersônicos nas entradas de ar que lembram os encontrados no Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter .

O conceito da Boeing faz uso de superfícies canards, o que é uma surpresa num projeto stealth, uma vez que o movimento dessas superfícies de controle geralmente comprometem o RCS da aeronave. Mas a falta de superfícies verticais da cauda sugere que a aeronave seria otimizada para explorar o máximo da capacidade stealth nos mais variados e desafiadores ambientes.

Na versão tripulada a posição do cockpit, com uma baixa visibilidade, faz supor que o caça fará uso extensivo no uso de sensores, semelhantes aos sistemas do F-35.

O conceito do Boeing F/A-XX é uma resposta a uma RFI da USN em abril 2012, solicitando informações para um substituto do Boeing F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G em 2030, ano previsto para o fim da vida útil do Super Hornet, que é de 9.000 horas.

O objetivo da pesquisa é solicitar junto aos fabricantes soluções para manter a supremacia aérea dos aviões baseados nos porta-aviões de propulsão nuclear da USN.

A Marinha dos EUA acredita que qualquer aparelho que venha a se tornar o F/A XX, será um projeto muito superior em comparação com o desempenho de qualquer aeronave tática hoje existente.

NOTA DO EDITOR: O texto original, em inglês, faz referencia aos sistema de portas supersônicas nas entradas de ar, porém ele não é claro se o sistema é parecido com o encontrado no F-35 ou se são menos portas que as encontradas no F-35.

FONTE: flightglobal

TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: CAVOK

2 Comentários

  1. Porque eles retiraram a cauda do avião, isso vai mudar bem drasticamente a aerodinâmica dele, vai ser um tanto complicado para os pilodos se adptarem a controlarem no ar… Bom, de qualquer forma, isso mostra que mais uma vez, os americanos vão sair na frente na corrida, sempre mantendo sua supremacia tecnologica. Resta saber se o projeto vai realmente vingar, ou se vai ser um F-22 v2.0

Comentários não permitidos.