Brasil: partidos e movimentos solidarizam-se com a Coreia do Norte

Movimentos, partidos e meios de comunicação progressistas e anti-imperialistas enviaram nesta terça-feira (2) uma declaração de solidariedade e apoio à embaixada da República Popular e Democrática da Coreia em Brasília

 

pcdobA escalada da tensão na Península Coreana, com a participação direta dos Estados Unidos, tem aumentado a pressão e a preocupação com um possível conflito internacional, apesar dos pedidos reiterados por diálogo enquanto a Coreia do Sul, apoiada pelos EUA, toma medidas belicistas.

Neste contexto, movimentos e partidos brasileiros que lutam contra o imperialismo belicista e pela manutenção da paz e da soberania das nações enviaram a seguinte declaração à embaixada da Coreia Popular:

Senhor Embaixador da República Popular e Democrática da Coreia;

A campanha de uma guerra nuclear desenvolvida pelos Estados Unidos contra a República Democrática Popular da Coreia passou dos limites e chegou à perigosa fase de combate real.
Apesar de repetidos avisos da RDP da Coréia, os Estados Unidos tem enviado para a Coréia do Sul os bombardeios nucleares estratégicos B-52 e, em seguida, outros meios sofisticados como aeronaves Stealth B-2, dentre outras armas.

Os exercícios com esses bombardeios contra a RDP da Coréia são ações que servem para desafiar e provocar uma reação nunca antes vista e torna a situação intolerável.

As atuais situações criadas na península coreana e as maquinações de guerra nuclear dos EUA e sua fantoche aliada Coréia do Sul além de seus parceiros que ameaçam a paz no mundo e da região, nos levam a afirmar:

1. Nosso total, irrestrito e absoluto apoio e solidariedade à luta do povo coreano para defender a soberania e a dignidade nacional do país;

2. Lutaremos para que o mundo se mobilize para que os Estados Unidos e Coréia do Sul devem cessar imediatamente os exercícios de guerra nuclear contra a RDP da Coréia;

3. Incentivaremos a humanidade e os povos progressistas de todo o mundo e que se opõem a guerra, que se manifestem com o objetivo de manter a Paz contra a coerção e as arbitrariedades do terrorismo dos EUA.

Conscientes de estarmos contribuindo e promovendo um ato de fé revolucionária pela paz mundial, as entidades abaixo manifestam esse apoio e solidariedade.

Brasília, 02 de abril de 2013.

PCdoB, PT, PSB, Cebrapaz, CUT, MST, MDD, UJS, UNE, Unegro, Unipop, CDRI, CDR/DF, MPS, CMP, CPB, Telesur, TV Comunitária de Brasília, Jornal Revolução Socialista.

Com informações do Cebrapaz – DF

FONTE: www.pcdob.org.br via Forças Terrestres

4 Comentários

  1. O PT recentemente negou que teria assinado o documento, a informação partiu do próprio presidente do PT. Pelo menos isso é o que eles dizem oficialmente, provavelmente tão querendo evitar mal estar diplomático desnecessário, visto que a presidente é do PT, e isso poderia ser interpretado como uma declaração oficial da Presidência da República em favor da Coreia do Norte. Porém não me surprende nem um pouco que seus membros apoiem e pensem isso. Não é nenhuma novidade para ninguém, porém achar que tudo é culpa dos EUA, que a Coreia é um fantoche, e a Coreia do Norte é santa é uma visão no mínimo mediocre, sendo que nem a China pensa assim.

  2. Não devíamos nos meter neste assunto. Devíamos sim nos preocupar com nossos assuntos internos que, ao meu ver, são infinitamente de maior prioridade.

  3. William, se o Brasil quer ser uma potência mundial, ele obrigatoriamente tem que entrar nessas questões diplomáticas. É o preço que se paga, principalmente se for um membro do Conselho de Segurança. Além do mais, um não impede o outro, não se pode isolar o país do mundo, é preciso lidar com questões como essas e isso não atrapalha nem tira foco de questões internas. Existem orgãos e pastas para tudo, cada uma na sua área, os trabalhos delas não impedem a das outras.

  4. O partidão, que roga aos quatro ventos ser contra ditaduras, apoiando uma das mais sangrentas do mundo, as mascaras ideologicas cindo.

Comentários não permitidos.