Colômbia interessada em mais 5 Mi 171E

Sugestão: Rustam Rússia para o Plano Brasil

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

O governo colombiano manifestou interesse na compra de mais Mi-171E, segundo informou o  “Infodefensa”, citando fontes do complexo industrial-militar.

Segundo fontes, a agência estaria negociando o fornecimento de helicópteros cuja a e compra pode ser feita ainda em março.

As 5  aeronaves pretendidas operariam na Força Aérea, especificamente na região norte do país e deveriam ser utilizados para o transporte de pessoal e carga. A informação no entanto ainda carece de comprovação oficial, uma vez que o Ministério da Defesa da Colômbia não se pronunciou sobre este ineteresse.

A Colômbia opera desde 1997 as aeronaves Mil Mi 171 que são usados ​​para transportar tropas e entrega de cargas durante as operações contra os grupos armados e terroristas.

De acordo com a “Infodefensa”, a Colômbia passaria a operar então cerca de 20 helicópteros Mi-17 que tem demonstrado alta confiabilidade e capacidade de sobrevivência em combate, o que lhe tem conferido boas críticas de especialistas militares.

O helicóptero Russo Mi-17-1B foi entregue à Colômbia em dois lotes (10 e 6 máquinas, respectivamente) após a assinatura do acordo intergovernamental de 1996 sobre a cooperação técnico-militar.

O primeiro contrato para a compra de 10 helicópteros no valor de 42 milhões de dólares foi assinado em 1997. O segundo contrato, assinado em agosto de 2001, ascendia a 36,1 milhões de dólares. As entregas do segundo contrato foi concluído em 2002.

De acordo com especialistas, os helicópteros de fabricação russa tem apresentado índices de disponibilidade superiores aos congéneres estrangeiros, as regiões de operação variam do úmido quente, seco e frio, sobre eesta condições os Mi 171 tem demonstrado ser superiores aos demais concorrentes e por isso tem satisfeito   plenamente as condições da Colômbia, especialmente quando operando em altitudes elevadas. Esta capacidade tem auxiliado em muito a mobilidade das forças terrestres.

Em junho de 2004, o Ministério da Defesa da Colômbia assinou um contrato no valor de 18 milhões de dólares que visava a  reparação de 9 helicópteros Mi-17-1B, que sofreram danos durante operações de combate contra os narcotraficantes. De acordo com os termos do contrato, os 2 helicópteros foram enviados à Rússia para Kazan helicópteros, os restantes 7, foram reparados localmente por técnicos russos.

Os reparos ocorreram em tempo e a contento, e segundo a  fonte consultada, este teria sido um ponta pé para a execução deste contrato, levando o lado colombiano a manifestar a intenção de compra de novos helicópteros russos.

Especialistas estimam que as necessidades das Forças Armadas e polícia colombiana sejam d epelo menos outros 10 ou 15 helicópetros desta categoria.

Fonte: Infodefesa via Rustam Rússia

17 Comentários

  1. Ate os EUA tem interesse na tecnologia Russa so para o Brasil que isto é algo proibido mas é logico que é proibido pois assim continuamos dependentes dos monopolizadores e condicionados

  2. Ilya,
    Eu descordo.
    Todo mundo tá cansado de saber das qualidades dos helicópteros russos quanto à sua robustez e que além do mais são mais baratos.
    O maior defeito deles é serem feios de doer, mas até isso está mudando. rsrsrs

  3. Até a Colômbia compra armas russas!!
    .
    .
    Até Bolívia compra armas Russas!!
    .
    .
    E o “Brazil” compra avião zicado?
    .
    .
    Aliás se esperar muito nem compra

  4. O Brasil fez aquisições do helicoptero de combate russo MilMi 35, 12 no total e já recebu 8 e pretende comprar mais 15 o bicho é fera !

  5. Enquanto isso aqui nem se fala em coisa boa. Vi alguém ai (Bosco) julgar equipamento pela beleza, então pinta de cor de rosa…rsrsrs. Brincadeira a parte o Brasuca tem que fazer o dever de casa, porque não se associa com os Russos e fabrica aqui dando assist~encia para toda América Latina? Se demorar a Argentina pega ou a Venezuela.

  6. O 2º maior operador de BlackHawk’s tbm opera chopper’s Russos!!! E concordo com vc amigo Bosco, design de helicópteros não coisa para os russos, chega a ser cômico aqueles ventiladores nas cabines, acima dos pilotos…

  7. Impossivel discordar… O desenho é realmente simples, mas nem por isso deixa de ser eficiente e prático. Agora, um heli que o Brasil precisaria com urgência é um peso pesado, como o Chinook ou o Mi-26. O Ec-725 e os Black Hawk não são em nada ruins, mas a bem da verdade, não podem fazer o trabalho de um pesado…

  8. Realmente, acaba com a conversa do pós venda dos russos, quem está dizendo é o governo colombiano, são bons, e tem melhor disponibilidade que os concorrentes, isso atuando em condições climáticas complexas.

  9. Ronin e por pessoa como você que estamos na merda… não nos fazendo crescer com empresas nossas e chorando por empresas estrangeiras… Se for a dizer merda não fale…
    .
    AFF fiquei indgnado como um animal diz isso!! affff fiquei puto

Comentários não permitidos.