Defesa & Geopolítica

Colômbia interessada em mais 5 Mi 171E

Posted by

Sugestão: Rustam Rússia para o Plano Brasil

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

O governo colombiano manifestou interesse na compra de mais Mi-171E, segundo informou o  “Infodefensa”, citando fontes do complexo industrial-militar.

Segundo fontes, a agência estaria negociando o fornecimento de helicópteros cuja a e compra pode ser feita ainda em março.

As 5  aeronaves pretendidas operariam na Força Aérea, especificamente na região norte do país e deveriam ser utilizados para o transporte de pessoal e carga. A informação no entanto ainda carece de comprovação oficial, uma vez que o Ministério da Defesa da Colômbia não se pronunciou sobre este ineteresse.

A Colômbia opera desde 1997 as aeronaves Mil Mi 171 que são usados ​​para transportar tropas e entrega de cargas durante as operações contra os grupos armados e terroristas.

De acordo com a “Infodefensa”, a Colômbia passaria a operar então cerca de 20 helicópteros Mi-17 que tem demonstrado alta confiabilidade e capacidade de sobrevivência em combate, o que lhe tem conferido boas críticas de especialistas militares.

O helicóptero Russo Mi-17-1B foi entregue à Colômbia em dois lotes (10 e 6 máquinas, respectivamente) após a assinatura do acordo intergovernamental de 1996 sobre a cooperação técnico-militar.

O primeiro contrato para a compra de 10 helicópteros no valor de 42 milhões de dólares foi assinado em 1997. O segundo contrato, assinado em agosto de 2001, ascendia a 36,1 milhões de dólares. As entregas do segundo contrato foi concluído em 2002.

De acordo com especialistas, os helicópteros de fabricação russa tem apresentado índices de disponibilidade superiores aos congéneres estrangeiros, as regiões de operação variam do úmido quente, seco e frio, sobre eesta condições os Mi 171 tem demonstrado ser superiores aos demais concorrentes e por isso tem satisfeito   plenamente as condições da Colômbia, especialmente quando operando em altitudes elevadas. Esta capacidade tem auxiliado em muito a mobilidade das forças terrestres.

Em junho de 2004, o Ministério da Defesa da Colômbia assinou um contrato no valor de 18 milhões de dólares que visava a  reparação de 9 helicópteros Mi-17-1B, que sofreram danos durante operações de combate contra os narcotraficantes. De acordo com os termos do contrato, os 2 helicópteros foram enviados à Rússia para Kazan helicópteros, os restantes 7, foram reparados localmente por técnicos russos.

Os reparos ocorreram em tempo e a contento, e segundo a  fonte consultada, este teria sido um ponta pé para a execução deste contrato, levando o lado colombiano a manifestar a intenção de compra de novos helicópteros russos.

Especialistas estimam que as necessidades das Forças Armadas e polícia colombiana sejam d epelo menos outros 10 ou 15 helicópetros desta categoria.

Fonte: Infodefesa via Rustam Rússia

17 Comments

shared on wplocker.com