Irã e potências retomarão diálogos sobre programa nuclear

O Irã e seis potências mundiais concordaram em reiniciar os diálogos sobre o programa nuclear do país persa, informou a União Europeia nesta terça-feira.

A chefe da diplomacia do bloco, Catherine Ashton, disse ter respondido a uma carta do Irã, em nome dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, França, Grã-Bretanha, Rússia e China) e da Alemanha.

A carta iraniana foi mandada no mês passado pelo negociador do país, Saeed Jalili. Até o momento, não há data e local marcados para os diálogos.

A retomada das negociações ocorre em meio a tensões por conta de anúncios de avanços no programa nuclear iraniano. Isso, por sua vez, despertou rumores de que Israel planejaria um ataque preventivo contra as instalações nucleares persas.

Ainda que Teerã argumente que o programa tem fins pacíficos, o Ocidente e Israel acusam os iranianos de buscar a bomba atômica.

Em comunicado nesta terça, Ashton disse esperar que o Irã “entre em um processo sustentável de diálogo construtivo, que leve a um progresso real na resolução das preocupações internacionais sobre seu programa nuclear”.

Ao mesmo tempo, o Irã disse que dará à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) acesso ao seu complexo militar de Parchin, segundo a agência noticiosa estatal Isna. Há no Ocidente suspeitas de que Parchin seja um local usado por Teerã para testar explosivos relevantes a seu programa nuclear.

Fonte: BBC Brasil

13 Comentários

  1. Eu acredito que o programa nuclear do Irã é para criar armas nucleares, se vemos na pratica, só os países que as possuem tem a opinião respeitada.

    Mas nem por isso quero que um país com sérias divergências tenha esse poder, eu espero que essa situação seja uma boa oportunidades de superar as divergência entre o Irã considerar o ocidente um mal e o ocidente considera-los uma ameaça, e assim todos possam se respeitar mutuamente.

    O quê! Qual é o problema?! Não posso imaginar minha utopia delirante!?!

  2. Esta acertado o IRÃ. Ja que não tem a Bomba, não precisa correr o risco de levar Fogo de ISRAEL. Então deve permitir os “experts” olharem. E como estas conversas demoram… deve permitir a inspeção em “Parchin” e espero que o IRÃ esteja fazendo pesquisas em outro local…bem no fundo embaixo de rochas, montanhas, a centenas de metros… Lá, não tem “rato”, nem radar, nem satélite que detecte atividade radioativa. Isto o IRÃ deveria ter feito desde o início, pois é muito fácil saber, se por perto de uma instalação, existe ou não atividade radioativa, então o negócio é enterrar e muito bem, como também as pessoas (cientístas e auxiliares) devem permanecer isoladas, nem que seja por uns três a quatro anos. Pena que no Brasil isto não seja possível, pois até mesmo a ABIN, todos sabem o que faz.

  3. Ok, o Irã deixa inspecionar o que quiserem se Israel deixar ser inspecionada e assinar o TNP! O que acha da proposta?? Bem equilibrada não concorda?
    .
    Hipocrisia tem limite!!

  4. NobruRJ , Gostei da sua proposta, será q os ianks/judeus vão aceitar?! Dúvido. Aliás, só falta ocorrer o atake dos judeis/iangleses aos Persas.Quem viver verá.Trágico.sds.

  5. Uma guerra não é interessante para ninguém.A economia do irã já está sofrendo com os boicotes e as sansões impostas ao país. O entendimento ainda é o melhor caminho.

  6. A proposta do nobru rj é perfeita… desarme-se (nuclearmente falando) á medida que o irã se abre ás inspeçoes feitas por gente idônea…
    Lembram quando falaram que o IRAQUE tinha bombas atomicas, instantaneamente este país abriu as portas para os inspetores, houve a suspeita, nada foi comprovado, mas mesmo assim o ataque seguiu em frente…

  7. O Irã tem uma diplomacia muito inteligente, lógico que eles já enriqueceram uma quantidade suficiente para umas nukes, agora é trabalhar na bomba em si em algum lugar desconhecido, ao mesmo tempo abre-se as portas para a inspeção pois nada deve mais haver por lá, ganha-se tempo e ainda derruba-se o argumento da não cooperação. A coreia do norte fez do mesmo modo, quando ninguém esperava, detonaram uma nuke, e ai tchau, até hoje ninguém mexeu com eles.

  8. Blue Eyes,
    Essa eu sei responder.
    É que os judeus assassinaram Jesus Cristo e inventaram o Holocausto e querem dominar o mundo usando o Priorado de Sião e os Iluminati juntamente com o Anti-Cristo, os Maçons e os ETs da Ursa Maior liderados pelo Elvis Presley reencarnado, e se nós ficarmos do lado deles iremos todos arder no fogo do inferno quando vier o julgamento no Armagedon catastrófico do terceiro milênio com o segundo advento de Jesus.
    Entendeu?
    Então me explica!

  9. O Irã é um alvo ocidental, se eles não tiverem uma força nuclear Israel vai lá e chupa o sangue deles pra IAVE literalmente.

  10. Caro Bosco, as certezas de uma mente cartesiana são as mesmas de uma mente contraditoria em si mesma… os livros chamados sagrados para os cristãos, hoje reunidos no que conhecemos como biblia não devem ser analisados a luz de um mundo materialista como o nosso… qndo foram escritos, nem ciencia havia… longe de ser um tratado sobre a natureza e suas questões ou sobre as questões tecnicas do conhecimento, antes é um tratado sobre a existencia humana e sua relação com o que chamamos Divino… quem a lê e toma em sentido literal seu conteudo o faz equivocadamente em cima de parametros de uma realidade abstrata e não empirica… os homens que a escreveram não tiveram, com certeza visões com os olhos de carne, como alguns se iludem a fazer, mas antes com o que chamamos espirito humano… escreveram o que seus corações, em sintonia com a verdade (a deles, não a nossa) buscavam… o que eu indico aos seguidores sinceros é que busquem o que os autores dos textos buscavam… sabedoria antes de conhecimento, entendimento antes que poder, verdade antes que riquezas, paz interior antes que prazer… tudo isso é pragmatico, muito mais que possamos imaginar, e de uma riqueza sem precedentes… trata-se de alimentar o corpo verdadeiro que nunca se desfara em poeira… o verdadeiro tesouro… mas tudo isso é por demais dificil a nossa geração… vivemos momentos de alienação materialista… esquecemos que somente habitamos essa roupa fragil que nos reveste… e as questões que colocas acima, tudo passageiro e factivel, mesmo que para a razão possa parecer impossivel… quem pode afirmar com certeza que as projeções que fizestes não são passiveis de acontecer… tu feristes a sua propria racionalidade ao esquecer que, perante a lei da probabilidade nada é 100% possivel ou não… talvez aquilo que hoje nos pareça impossivel possa vir a se-lo no futuro… tudo uma questão de tecnica… e tecnica nada tem a ver com a fé… fé é algo intangivel que mesmo que eu pudesse lhe descrever nada faria sentido sem uma possivel revelação espiritual a lhe ocorrer… não se entende o Divino… vive-se… para acabar, deixo-lhe um pensamento que não sei de quem é a autoria: “Se procuras Deus fora de ti o que amas é a distancia”… saudações…

Comentários não permitidos.