Escritor paquistanês Tariq Ali critica Obama e Dilma

Jornalista e ativista está na Feira do Livro de Porto Alegre para mesa de autógrafos

O escritor, jornalista e ativista paquistanês Tariq Ali, 68 anos, participa da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre nesta terça-feira. Ele fala sobre o livro “A Noite da Borboleta Dourada”, o quinto e último da série Quinteto Islâmico, na Sala dos Jacarandás. Em Olinda, na Fliporto, domingo à noite, Ali atacou Barack Obama (sobre quem escreveu no livro “The Obama Syndrom” , 2010), os Estados Unidos, Israel, Lula, Fernando Henrique Cardoso, as autoridades paquistanesas, defendendo o direito do Irã de ter a sua bomba nuclear. Ele já esteve na Capital em 2003 e 2005 para o Fórum Social Mundial.

Diferentemente de “O Livro de Saladino” ou “O Sultão de Palermo”, a mais novo livro do escritor trata da China dos séculos XX e XXI, a partir de uma obra solicitada ao narrador Dara, sobre um pintor de Lahore, Paquistão, apelidado de Platão. Para pagar a dívida com o artista plástico, ele necessita contar a história de Platão. Pela obra, desfilam personagens como Alice Stepford, Latif e Jindie, a Borboleta Dourada, que foi o primeiro amor de Dara. Tariq autografa às 17h30min, na Praça Central de Autógrafos. Nesta quarta, o autor palestra às 18h30min na Câmara Municipal de Porto Alegre durante o debate: “De 1968 aos Indignados de 2011”, promovido pela Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura e Câmara Municipal de Porto Alegre.

Em entrevista ao Correio do Povo, Tariq Ali fala do livro que lança em Porto Alegre, da política do presidente Barack Obama, da Capital como símbolo dos ventos sociais de mudança durante o Fórum Social Mundial e do governo Dilma.

Correio do Povo – Qual a diferença de “A Noite da Borboleta Dourada” em relação aos outros quatro livros do Quinteto Islâmico?

Tariq Ali – A diferença é que se passa nos dias de hoje, nos séculos XX e XXI. Não é um romance histórico, é um romance que atravessa algumas fases da história recente do Paquistão e da China. De repente, se volta ao passado, há um capítulo sobre o século XIX na província de Yunnan. Tenho muitos amigos chineses e queria escrever uma história na qual a China e a sua cultura estivessem presentes. A personagem que conduz a história é Jindie, que traduzido do chinês quer dizer Borboleta Dourada. Ela não é a heroína, é uma imigrante chinesa em Lahore, no Paquistão.


Correio do Povo – Qual a sua opinião sobre a política praticada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama?

Tariq Ali – A minha visão sobre Obama é bem clara e está no livro “The Obama Syndrom” (2010). É um presidente americano que representa o projeto da máquina de Chicago. Ele é a continuação do governo Bush filho, de Clinton, de Bush pai. Não há nenhuma mudança. Ele representa o sistema econômico de Wall Street e mantém situações de ocupação ao redor do mundo, principalmente no Oriente.

Correio do Povo – O movimento “Occupy Wall Street” é uma resposta interna dos americanos a esta política?

Tariq Ali – A resposta está preparada apenas contra Obama. É um movimento somente contra Obama. É criado por algumas pessoas e de alguma maneira é estúpido, pois não atinge o todo, que é o sistema. A polícia está sendo bastante hostil em Nova York e foi em Oakland, onde estive palestrando há umas duas semanas. Os movimentos devem ser contra o establishment, contra a corrupção, contra quem está por trás disto tudo. Esta é a verdade que o mundo deve saber e contra quem se insurgir.

Correio do Povo – Há algum tema ou algum livro a ser escrito?

Tariq Ali – Meu novo livro tem o título provisório “The Last Empire – America in 21st Century”. Sairá pela editora Metropolitan Holt, de Nova York. Fala destas questões que abordamos antes. Devo finalizá-lo até a metade de 2012. Estou trabalhando também em três outros livros, mas não posso adiantar nada.

Correio do Povo – O senhor esteve em Porto Alegre para o Fórum Social Mundial em 2003 e 2005. O que a cidade significa para o senhor?

Tariq Ali – Porto Alegre tornou-se uma cidade símbolo de pensamento crítico no mundo. Quando nada estava acontecendo no início do século XXI, o Fórum Social Mundial abriu os olhos das pessoas, deu voz aos movimentos sociais. Estive no evento após a vitória de Lula no Brasil e de Chavez na Venezuela. O Fórum em Porto Alegre foi muito importante para assegurar que as pessoas pudessem pensar numa alternativa contra o domínio do império americano e do capitalismo.

Correio do Povo – Como o senhor avalia o governo Dilma até então?

Tariq Ali – Dilma basicamente segue a política de Lula, que seguiu a de Cardoso (Fernando Henrique) com algumas mudanças. Acredito que um governo não possa sobreviver só de Bolsa Família. Ela está atenta aos casos de corrupção no seu governo e tentando limpar o estábulo, mas são tantos cavalos. Há outras questões que precisam ser tratadas com seriedade como o caso dos alimentos geneticamente modificados e pensar numa educação de qualidade para formar cidadãos com um bom nível. Deve se movimentar o dinheiro para obras, tudo bem, mas as verbas para educação deveriam ser maiores. Sem educação, não se resolve os problemas. A polícia pode invadir a Rocinha, no Rio, capturar os traficantes, mas somente a educação resolverá o problema a longo prazo.

Fonte: Correio do Povo

27 Comentários

  1. ???????Sei naum….em certos pontos como o movimento wall street ate ele acerta …mas continuando o trabalho dos “buchos”; pai e filho, ele esta viajando na maoinese!!!Moro a 17 anos nos EUA e posso ter uma ideia ja sobre a politica americana…pouco , mas, o suficiente para saber sobre este assunto em palta!
    sds

  2. OBAMA tem feito um bom governo. Dilma demora muito para tirar um ministro corrupto de seu ministério. Veja o caso do Lupi.

  3. Apesar de haver algumas diferenças entre Obama e os Bush, existem, também, muitas semelhanças. A política americana tem seus vícios, é um jogo de comadres.

  4. Não lí novidade alguma nas palavras deste cidadão, é impressão minha ou ele so repete o que a mídia (golpista no caso da brasileira) publica? Tremendo papagaio de pirata. A maior parte dos comentários aqui no PB é bem mais independente e ideológicamente menos apaixonada do que são as palavras desse camarada.

  5. A VERDADE É A SEGUINTE SE NÃO TIVER LEIS DURAS SOBRE A CORRUPÇÃO DE NADA ADIANTA,NA CHINA É PRISÃO PERPETUA E FUZILAMENTA MESMO ASSIM OS CARAS AINDA SE ARISCAM.E O CASO DA RISINHA E DO BRASIL,A SOLUÇÃO É FACIL,LIBERA A PORCARIA DAS DROGAS QUE ACABA A BANDIDAGEM,APROVA UMA LEI PARA A GURIZADA TRABALHAR EM VES DE VENDER DROGA VA TRABALHAR ME CRIEI TRABALHANDO E NÃO MORI E NEM TIVE TEMPO PARA PENSAR EM DROGAS.



  6. Dilma so tira ladrão quando Veja/Folha de SP/Estadão denunciam… Fato !!!

    o resto é o que ja sabemos… $$$ para copa mico(não vamos chegar nem nas quartas de final).. $$$ para olimpiadas(governo/politicos do RJ protege milicias) …$$$ ONG´s FAKE….tem de sobra… já para educação/saúde…

    pobre no Brasil é massa de manobra e pé de bode…

  7. Pois é, Darlan, é como vc colocou, o cara só repete o que lê na mídia. O cara só fala bobagens, duvido que tenha alguma idéia nova nos livros que escreve.
    Ele seguramente vende livros no mercado americano, porque aquele povo tem um nível político de criança.

  8. VERBOS AO LÉU!.. Assinado embaixo por muitos especialistas.. mas cadê?.. Heheh tal resistência tem força contra a máfia!?… =/ Tem interesses que não são da alçada de nós( Fools! pra eles). CONHECIMENTO.. INFORMAÇÃO.. ATÉ ISTO CONTROLAM NA MAIORIA DAS MÍDIAS.. será questão de anos para a legislação PRÓ-“direitos civis” controlar até o que cidadãos estão a digitar agora na internet. Tem o radioamadorismo como saída. Equipamentos caros!(não é à-toa..) Mas mesmo assim, futuramente até isto será captado e controlado.

  9. Gostaria muito de ver este senhor eleito presidente do Paquistão e poder acompanhar as suas ações e resultados das políticas de mudança naquele pobre e sofrido país. O cara é exímio em retórica, mas todos nós conhecemos a diferença entre falar e realizar e mais ainda quando se está dando pitaques nas políticas alheias.

    Os argumentos por ele apresentados não acrescentam nenhuma novidade ao que todos minimamente informados já conhecemos. O importante é que o governo brasileiro apesar de todas as dificuldades naturais, bem como das oposições orquestradas vem superando os seus óbices e alicerçando o caminho para as novas e futuras gerações sem ser preciso entrar em guerra com ninguém.

    Talvez fosse um bom momento para que ele sugerisse um modelo de Bolsa Família para o governo paquistanês, quem sabe o povo de lá não melhoraria e muito a sua qualidade de vida? Por que ele não sugere ao governo mexicano que adote um modelo de política de defesa social semelhante ao das UPPs?- ora colocar defeitos é fácil e até produz orgasmos em certas pessoas, mas resolver problemas crônicos é outra história.

  10. Darlan DS e Milton Brás Cabral sem querer ofender ninguém, mas antes de criticar alguém vcs pelo menos deveriam pesquisar sobre a pessoa alvo de suas criticas, porque se não suas criticas se tornam no minimo levianas e vazias. Já que o Tariq Ali é um dos maiores críticos da politica americana e da influência do ocidente no oriente médio, alias ele é a favor de um Irã com bomba atomica. E se vcs mesmos pesquisasem ele recebeu muitas criticas, e recebe sempre que possivel, criticas do “PIG”.
    __________________________________________________________

    Com relação ao post, é bem verdade que o Obama eram mais uma decepção, o mesmo de sempre da politica americana, se bem que ele é bem intecionado, mas de boas intençoes o inferno está cheio.

  11. Entendo Paulo Henrique, o cara é du bem, mas criticar a política americana, tem milhões, ou talvez bilhões que a criticam.
    Como colocou Darlan
    “Não lí novidade alguma nas palavras deste cidadão”
    A gente está opinando do que lê na matéria, e na matéria não aparece nenhuma idéia nova. O cara é du bem, beleza, mas a matéria não mostra nenhuma idéia nova.
    .
    Lembro de caras parecidos Pepe Escobar, um outro de sobrenome Santayana e um judeu que não lembro o nome, que o cara se apresentava como um grande revolucionário e o que dava para suspeitar era o cara ser agente sionista.
    Se cada cara que critica o Obama etc esrevesse um livro, e merecesse uma matéria, imagina caro Paulo!!!
    .
    O problema hoje na internet, e você Paulo acho pensa o mesmo, é que tem informação demais, e a gente não tem tempo demais, esse é o problema, o negócio do Plano Brasil é que os caras filtram, então nós, leitores devemos colaborar nesse filtre. É só isso Paulo, e como dizia, acho você pensa igual, mas se alguém conhece algo do pensamento original do autor é claro que neste espaço será bemvindo.
    Fico com as palavras do Maxtedy:

    O cara é exímio em retórica, mas todos nós conhecemos a diferença entre falar e realizar e mais ainda quando se está dando pitaques nas políticas alheias.
    Os argumentos por ele apresentados não acrescentam nenhuma novidade ao que todos minimamente informados já conhecemos. O importante é que o governo brasileiro apesar de todas as dificuldades naturais, bem como das oposições orquestradas vem superando os seus óbices e alicerçando o caminho para as novas e futuras gerações sem ser preciso entrar em guerra com ninguém.

  12. Tarik Ali, filho de uma das familias mais ricas do Paquistao. Estudou na Inglaterra onde foi lider estudantil e mais tarde lider do International Marxist Group,IMG, o grupo que representava na Inglaterra o Secretariado Unificado da Quarta Internacional, cujo lider maior na epoca era o economista que se diz marxista Ernesto Mandel. O IMG tinha uma grande penetracao entre os estudantes universitarios e era eu creio o quarto maior grupo da tradicao trotskistaa na Inglaterra. O ex chanceler do tesouro no ultimo governo trabalhista foi membro quando jovem desse grupo. Ali foi o representante tipico de tudo o que foi impecilho a penetracao da teoria marxista leninista na massa operaria inglesa. Jovens idealistas com sonho de transformar o mundo era no grupo liderado por Ali transformado em apoiadores do partido trabalhista ingles, um partido que deixou de ser um partido operario ja durante a primeira guerra mundial. Se hoje Ali a uma pessoa “celebrity” com constante aparencia na midia e porque a burguesia neste momento em que a crise economica mundial do capitalismo esta criando condicoes para uma radicalizacao politica das massas de trabalhadores e estudantes, sente a necessidade de usar esses traidores do movimento revolucionario para novamente semear ilusoes e confusoes entre os que se opoe ao sistema capitalista. Treansforma-los em meros protestadores que nao desafiam a base da presente ordem social, criar agitacoes que levam a brigas e confrontacoes com a policia, mas dada a falta de uma estrategia para tomada do poder, so resulta em massacre, desmoralizacao e cinismo. Essa a historia do movimento do qual Tarik Ali era um lider.

  13. “Deve se movimentar o dinheiro para obras, tudo bem, mas as verbas para educação deveriam ser maiores. Sem educação, não se resolve os problemas. A polícia pode invadir a Rocinha, no Rio, capturar os traficantes, mas somente a educação resolverá o problema a longo prazo.”… a mais pura e cristalina verdade…
    *******************************************************
    xtreme… como sempre, na ferida… rsrsrsr…
    *******************************************************
    Pô, Milton… “Ele seguramente vende livros no mercado americano, porque aquele povo tem um nível político de criança.”… meias verdades… mas, confirmando-se veridico, imagina a gentis brasilis comprada com o bolsa miseria?…
    *******************************************************
    diarum… tudo parece caminhar para o estado Leviatã totalitarista vermelho, como vc parece ter conhecimento… cooptado com a grana dos “esquerdistas” de Wall Street… (antes que algum ignorante patrulhador tente desqualificar a afirmativa, verefique as aspas, caro fanfarrão…rsrsrsrrsr)…

  14. Enquanto os n poderosos , politicos, ricos . os bons de berços, continuarem a nos delapidar e nada acontecer a td eles,já virou mania; agr, se um Zé das couves , por fome roubar uma lata de óleo e tres (3) atum vai encana em regime fecahdo..aki no BRASIL a lei e = p todos.Boa piada, se ñ fosse trágico.

  15. Pelo que sei o senhor TARIQ , deveria cuidar de fomentar a justiça pelo que sei que a meu ver ainda matam cristãos em certos lugares em praça publica no islã e tratam suas mulheres muito bem como sabemos . Eu trato meu cachorrinho muito bem, dou uma boa ração, escovo, dou banho, toso e vacino e quando necessario levo ao veterinario e também faço muito carinho nele e pego nocolo, lá eles tambem tratam bem assim ….!!!

  16. Serginho, essa é a realidade das mulheres no islamismo… um cachorrinho, quando não uma cadelinha… quanto aos cristãos, outra verdade… disso ninguem fala… morrem como moscas… mas para midia internacionalista esquerdista é isso que importa…

  17. Comparar Dilma e Lula a FHC é falta de conhecimento da politica brasileira, pois é, esta estrategia de colocar todo mundo no mesmo saco é velha, o Tariq perdeu um bom momento de ficar calado.

    Com relação aos EUA acertou em parte, o governo Clinton quando começou a se afastar da indústria armamentista dos EUA, arranjaram para ele a chupadora de sorvete da Monica, lembram? Sendo assim, nos EUA existe um governo por detrás do governo. Esta é a verdade, triste verdade. John Adams um dos fundadores dos EUA deve estar se contorcendo na cova, ele dizia que no dia que o governo for pelo governo e não pelo povo, o povo deveria destruir o governo, mas infelizmente nos EUA não existem mais homens como John Adams. Pobre EUA.

  18. Dilma e FHC são honestos. Não tem nada a ver com o Lula. Dilma demora um pouco para tirar um ministro corrupto,mas executa.Esse é o lado bom dela.

  19. Dilma e FHC são honestos. Não tem nada a ver com o Lula. Dilma demora um pouco para tirar um ministro corrupto,mas executa.Esse é o lado bom dela.

  20. fhc foi abase ,lula continuidade ,dilma alulismo, minha gente isto que esta contecendo no nosso pais é so um jogo de esconde esconde quem rouba más. quem é realmente inocente é a nossa população de analfabeto principalmente nossos estudante semi-alfabetizados que não tem massa critica alguma e vejo a mesma coisa quando leio os artigos de vocês alguns morrendo de amores por certos politicos. o dever deles é de nos dar educação saude e segurança nacional e não o presidente fulano detal defender seus curruptos no pode. sds felix.

  21. O cara e´lixo na sua ORIGEM,poderia ser ate´um fisico ou um PHD em genetica,mas na sua essencia nasceu em solo que so produz bestas! Que moral tem este paria para tecer criticas a DILMA ?Ele e´um sub de origem !

Comentários não permitidos.