Aniversário da Esquadra Brasileira

Sugestão: Gérsio Mutti

“A Esquadra brasileira nasceu com a Independência. A necessidade vital da consolidação de uma foi a determinante imperiosa da criação da outra. Assim, o grito do Ipiranga representa a certidão de nascimento não só do Brasil, como entidade autônoma no concerto das nações, mas, também, de sua Marinha de Guerra, garantidora incontestável dessa autonomia.

O Poder Naval brasileiro teve origem a bordo da Nau Martim de Freitas, nosso primeiro capitânia, depois batizada de Nau D. Pedro I. Nas lutas de consolidação da nossa independência, as atuações de nossa força naval na Bahia, Maranhão, Pará e Província Cisplatina foram decisivas para a manutenção da integridade do território nacional, permitindo, assim, o surgimento de um país de dimensões continentais.

Em seu nascedouro, a Esquadra brasileira contou com a visão de D. Pedro I que, além do importante apoio governamental na sua formação, despertou no povo a consciência de nossa maritimidade e da necessidade de termos uma forte Esquadra, ao que os brasileiros responderam com consideráveis recursos obtidos através de subscrição popular. O Imperador compreendeu que nosso país, com dimensões marítimas extensas, não poderia, principalmente naquela época, mas verdade ainda nos dias de hoje, depender do estabelecimento de comunicações terrestres ao longo de seu imenso território. Entendeu, também, ser sua criação vital para proteger nosso comércio, manter a unidade territorial e fazer respeitar nossa soberania.

Igualmente, os nossos navios de guerra se fizeram presentes nas demais campanhas do Império e durante a participação do Brasil nas duas Guerras Mundiais. À chamada do dever, sempre a Esquadra respondeu com espírito de sacrifício e coragem, e os nossos antecessores redigiram páginas de lutas e glórias que moldam, ainda hoje, o caráter e inspiram o trabalho dos brasileiros que servem à Pátria no mar.

JOÃO AFONSO PRADO MAIA DE FARIA, Vice-Almirante, Comandante-em-Chefe da Esquadra (COMEMCH)

Ordem do Dia Nº 1/2007 (Assunto: Aniversário da Esquadra)”

Fonte: Marinha do Brasil

8 Comentários

  1. BELA FOTO, ATÉ QUE FICA BONITO O SÃO PAULO A FRENTE DA ESQUADRA,PARABENS A NOSSA MARINHA,BEM QUE PODERIAMOS TER UNS TRES GRANDÃO NUCLEARES,SE JA TA BINITO AI SIM IA FICAR MAGESTOSO.

  2. .
    .
    Muito curta a propaganda militar que a marinha quer fazer, assim nao da, tem que ter mais tempo para explicar o que é a marinha, qual sua missão e quais as conquistas destes 189 anos… 5 minutos estariam bons… o pessoal do marketing pode fazer isso com videos velhos, coisas e tal… mas não fez, talvez seja somente um clip curto para uma chamada simples em um canal qualquer, mas se era coisa pra You Tube mesmo fica do desapontamento!!
    .
    Parabéns para a esquadra, e espero que da próxima vez façam a coisa com mais profissionalismo, tipo assim pra chamar a atenção sobre o tema defesa e principalmente sobre a marinha, tem que lembrar que o povo é ignorante, servem explicações!
    .
    Valeu!!



  3. PA é arma de ataque não defesa…(e um belo alvo tambem)…que adianta PA sem avião.. misseis.. satelites .. navios escoltas… esse que temos.. fica mais nas docas que no mar… quase um museu intinerario…

    nossa marinha para estar apta a nos defender de alguma coalizão… esta a anos-luz…culpa dos sucessivos governos lenientes…

    parabens pelo aniversário… e que Deus continue sendo brasileiro…e não precisarmos dela defasada com esta… para revidar um ataque… pelo amor de Deus…rsrsrs

  4. “nossa marinha para estar apta a nos defender de alguma coalizão… esta a anos-luz…culpa dos sucessivos governos lenientes…”… com sua permissão, caro xtreme, faria um adendo: “governos lenientes corruptos socialistas”…

  5. Uma bela foto, parabábéns a n gloriosa Esquadra,concordo.O senão está q são tão poucos subs e navios de superficie, e os q temos estão na meia-idade…Cadê os caças, os Subs e os navios de superficie dona?! P Ontem.

  6. E disse “…ao que os brasileiros responderam com consideráveis recursos obtidos através de subscrição popular. …” que tal lançarmos uma campanha neste sentido.

  7. Francoorp disse tudo poh..
    Façam um vídeo descente! A marinha… a Armada brasileira.. é muito mais que este mero vídeo. Olha!.. Estamos em um povo que desconhece e acha besteira gastos em defesa!.. portanto como o grande Francoorp expos.. tem de dizer.. WTF?.. O que diabos serve a armada da marinha?.. e adequadamente à visão do brasileiro atual que é afogado pelas alienações.. e deturpações de informações cotidianas.. que só os fazem denegrirem-se culturalmente.
    Vale um sentimento aqui quanto a isto heheh:”Homens que tem toda a certeza da morte!… sim. E da pior forma possível. Estilhaços.. de toneladas de aço cortante em pedaços.. a terra-azul.. do esquecimento.. os monstros.. da dúvida quanto à não virar a carne do dia.. no oceano.. Mas está lá… o patrono da armada, jamais será deixado de lado… e o espadim!.. o mais belo na minha opinião dentre as FA’s e não é à-toa!.. Guardas consigo o poder dos deuses na imensidão do mar!…

Comentários não permitidos.