Mundo nunca foi tão pacífico, diz cientista dos EUA

http://thewallmachine.com/files/1313077047.jpgPOR REINALDO JOSÉ LOPES

Faz pelo menos 500 anos que o mundo está se tornando um lugar cada vez mais seguro para se viver, e a raça humana nunca foi tão pouco violenta. Ataques terroristas e guerras civis são meros soluços estatísticos numa paz que nossos ancestrais achariam quase impensável.

Duro de engolir, certo? Pois os números reunidos por Steven Pinker, 57, psicólogo evolucionista da Universidade Harvard, são difíceis de refutar. Todas as formas de violência estão em declínio, das guerras à crueldade com animais, e em alguns casos a queda já dura séculos, diz ele.

Pinker, pop star científico que aprecia os temas polêmicos (ler abaixo), apresenta um resumo de seus argumentos em artigo de opinião na edição de hoje na revista científica “Nature”. São ideias tiradas de seu novo livro, “The Better Angels of Our Nature” (ainda sem edição no Brasil).

ANJO BOM

Conforme o título do livro sugere, Pinker argumenta que os “anjos bons [literalmente, melhores] da nossa natureza” estão vencendo a disputa pela alma humana.

“As histórias da Antiguidade estão cheias de conquistas gloriosas que hoje seriam classificadas como genocídios. Fulano, o Grande e Sicrano, o Grande seriam processados como criminosos de guerra”, brinca o cientista. E não se trata só da Antiguidade.

O registro arqueológico e os estudos sobre povos indígenas atuais mostram que esse negócio de bom selvagem não existe, diz Pinker.

Mais precisamente, esses povos cometem centenas de vezes mais homicídios do que os europeus do século 21, e cerca de 20% das pessoas nessas sociedades morrem em guerras, afirma ele.

O bioantropólogo Walter Neves, especialista da USP que estuda os primeiros habitantes da América, concorda. “A guerra, seja entre caçadores-coletores, seja entre horticultores [agricultores primitivos], é crônica e endêmica”, afirma ele. No caso de povos pré-históricos, “é preciso tomar um pouco de cuidado porque a agressão entre eles, como bordoadas, deixa marcas no esqueleto que a nossa muitas vezes não deixa, então é difícil fazer a comparação”, diz.

BRAÇO FORTE

A primeira queda na pancadaria teria vindo com o fortalecimento dos Estados, em especial as monarquias europeias, a partir do século 16.

Com o rei abarcando o poder absoluto e os nobres (que costumavam guerrear entre si) na coleira, a violência desregrada saiu de cena, já que atrapalhava a centralização de poder e riqueza desejada pelo monarca.

Segundo motivo de queda da violência, segundo Pinker: a invenção da imprensa, barateando a circulação de ideias, e o Iluminismo resultante desse processo.

Os pensadores iluministas, com sua ênfase no debate racional e sua redescoberta das ideias democráticas, dominaram o universo intelectual europeu, debatendo todos os temas tabus e defendendo os direitos de plebeus, minorias, mulheres e até animais.

O debate iluminista acabou levando ao lento porém crescente predomínio da democracia como regime de governo, o que também diminuiu guerras –é muito raro que uma democracia declare guerra contra outra. E o avanço do comércio internacional tornou os países cada vez menos interessados em guerrear por riquezas, diz ele.

NÃO AO SENSO COMUM

Steven Pinker tem uma predileção pelos debates politicamente incorretos. Seu livro mais polêmico antes da nova obra sobre a história da violência se chama “Tábula Rasa” e tem como meta mostrar que a natureza humana é algo relativamente difícil de mudar, independente dos esforços de pais, professores ou doutrinadores políticos e religiosos.

A ideia de que existe uma natureza humana vai contra a corrente dominante nas ciências humanas e entre intelectuais de esquerda, para os quais seria possível “melhorar” a humanidade.

Curiosamente, se o novo livro não é uma mea culpa, ao menos mostra certa fé de Pinker no progresso.

Fonte: F5.Folha.UOL

35 Comentários

  1. Então vamos la!Na antiguidade se levaria quantos seculos pra matar 50 milhões de pessoas que foram mortas em menos de uma década na 2ª guerra mundial?Realmente ficamos mais “pacíficos”,já que refinamos a nossa capacidade de matar.

  2. No Brasil são assassinadas 50 mil pessoas por ano, em que mundo vive este idiota? Fora os números da violência no trânsito… Pela cara deste doido, a erva que ele fuma é da boa.

  3. Ridiculo, atualmente tem Iraq,Afganistan,Libia,Syria,Somalia,Uganda etc..Ataques atraves das ONGs(ataques a soberania de estados),uso dos direitos humanos como arma para desestabilizar estados..Esse cara deve ter fumado muito”breu” para ter chegado nessa conclusao..
    Outra coisa porque a gente tem escutar esses babacas estrangeiros para nos ensinar alguma coisa…alem de muita mentira…por exemplo , a RT (da Russia) tem comentarios otimos feito por Pepe Escobar (brasileiro de Sao Paulo) e’ so’ ver no YouTube..

  4. Este cara fumou crack com maconha, cheirou coca, depois deu tapa de LSD, e por fim injetou heroina na veia, é doido de pedra, ou mau carater.

  5. um louco falava com seu psiquiatra que lhe perguntou :
    quem e vc ?
    e o louco: “eu sou napoleão !!!
    e o psquiatra lhe disse: não rapaz vc não e napoleão, quem disse que vc era napoleão ?
    e o louco ” foi deus”
    nisso aparece outro louco na porta e diz :
    “mentira dele eu não falei nada não “

  6. Acredito que estejamos evoluindo sim, mas…
    Prefiro ainda ter um bom ‘porrete’ por precaução das ‘recaídas’ nessa tal ‘evolução’…

  7. Se os exercítos dos ianks sumissem , isso seria a + absoluta verdade…esperem só + um pouco.Então, isso será verdade, pois no momento e só uma mmentira.Quem viver verá.Sds.

  8. Esse cientista só pode ser dos malucos, que fica o tempo todo enfiado em seu laboratório, analisando as estatisticas que o proprio inventou, e viajando na maionese.

  9. Só falta entregarem um Nobel para esse IDIOTA, Steven Pinker da Universidade Harvard ! o pior é que até o bioantropólogo brasileiro embarcou nessa !
    Depois dizem que são pessoas pouco estudadas como o Tiririca é que dizem bobagens!

  10. Concordo com todos os comentários acima e acrescento mais. Será que no baixo índice de homicídios entre europeus do séc xxi ( ou o dito mundo ocidental civilizado com suas democracias) ele computou as mortes causadas pelos europeus em outros continentes? Será que ele sabe que nestas sociedades “menos evoluídas”, que se morre mais em guerras, morrem-se em decorrência, direta ou indiretamente, de conflitos fomentados por estas mesmas democracias civilizadas? E será que o contingente de mais de 1 bilhão de famintos que existem no mundo não pode ser considerado como um produto da extrema violência que existe hoje no mundo, explicitamente sob a forma do acúmulo de riquezas destes mesmos países desenvolvidos e tão evoluídos?
    Estas conclusões que este cara chegou são típicas de quem tem a visão limitada e deturpada do dominante e por ser tão egocêntrica.

  11. Mais um drzinho do AR CONDICIONADO, não sabe o que é favela, crime, fome, frio, rebelião, insurgente, no máximo fazia piquenique e tomou picadura de mosquito.
    Deve estar na folha de pagamento da Cia ou mora em bunker.
    Tem gente que houve essas comédia.

  12. Da mesma laia alienada desse Steven Pinker, tambem existe no Brasil. São nossos formadores de opinião e politicamente corretos. Como aquele cineasta carioca que apresentava Fernandinho Beira Mar como o Robin Hood do Brasil, ou aqueles que apresentam criminosos, assassinos e tráficantes como vitimas da sociedade cruel.
    Assim como no Brasil, esse Steven Pinker deve ser mais um noiado da elite cultural. Que escreve suas baboseiras, após ter cheirado umas 3 gramas e ter fumado um baseado.

  13. Nada tenho a discordar com o que foi escrito. Mas um outro intelectual vendido que pensa que o mundo como um todo se resume ao mundinho da universidade onde trabalha. Para que perder tempo com tipos como esse.

  14. Podem reclamar a vontade, mas que ele fala a verdade sobre a natureza de extrema violência dos primeiros habitantes da América (o continente todo) é verdade sim e os sítios arqueológicos são a prova da selvageria campal.

    Mas as viúvas de Berlim cegas de raiva dos prepotentes americanos preferem tampar o Sol com a peneira.
    -Procurem a origem da palavra mingau…
    -Assistam ao filme Apocalipto, que retrata Civilização Maya e Asteca com o roteiro baseado em dados arqueológicos.
    -O massacre, criminoso Espanhol comprova a lei do retorno e merecimento do plano espiritual… (os ateus podem xingar a vontade risos)

  15. Perfeito Getulio… fugiu da mesmice e ponderou sobre outro plisma… inteligente… parabéns… Apocalipto, filmaço… direção estupenda do maestro cristão conservador MEL GIBSON… acho que as viuvas a quem vc se referiu devem ser as de Moscou, certo?… saudações…

  16. Ele está certo. O que ele fez foi apenas um levantamento estatistico. Hoje com leis a proporção de mortes por assassinato é até 40x menor do que ha 3 seculos, mas como aparece na midia da impresão que é maior….. Nas populações indigenas do sec 19, a incidencia de assassinatos era proporcionalmente maior que a q temos hoje. Pensem porto alegre, 2 milhoes de habitantes, deve haver uns 20 assassinatos por mes, ou mais q seja, mas e a porcentagem?

  17. Prezado Blue
    -Obrigado pela gentileza (Imagina o Bosco e… aqui esse é crânio), e humildemente eu reconheço que o que escrevi não é novidade e que não possa ser conhecido e identificado, em museus, sítios arqueológicos, literatura local e estrangeira. Qualquer um tem acesso…
    Sobre as viúvas concordo com voce. Uso Berlim pela simbologia do muro (igual ao que Israel fez com os palestinos) fruto do totalitarismo, cruel e absurdo do famigerado comunismo. Não concordo com muitas atitudes dos USA no aspecto global, mas tenho que reconhecer que em matéria de universidades eles investem pesado e tem alunos do mundo todo e de todas as ideologias…
    Sou adepto da sabedoria Chinesa, procuro me espelhar e copiar os melhores. (no popular)
    Saudações e na Resistência também! Salve o Plano Brasil!

  18. E essa observação não é nova… No seu livro “tabula rasa” ele jah demonstrava isso como argumento para o “mito do bom selvagem”… A proporção de assassinatos é menor hoje.

  19. mais um marionete do sistema pois a populaçao mundial tambem aumentou entao na verdade se for tirar a limpo nada mudou guerreiro tudo como antes so que como o cara é gringo tem mano que bota fe e outra sobre os indios isso ate cabral ja sabia nao tem bonzinho no mundo pra matar é o momento que faz a horaamanha os caras colocam na primeira pagina do jornal da globo falando desse rato de ecritorio

  20. O cara ta tentando mostrar que os “ataques preventivos” na libia, afeganistão e iraque criando uma PAx AMericana são justificados.
    Alguém, por favor, joga ele numa aldeia da Somalia e vai ver o que restou depois de 60 dias.

  21. Esses comentários realmente mostram como a educação nesse pais está um lixo. Parece que quase ninguém tem a capacidade de ler e entender nem um texto pequeno como o desse post.
    Ele mostrou que o mundo no geral está se tornando mais pacifico, mas ele não tentou “mostrar que os “ataques preventivos” na libia, afeganistão e iraque criando uma PAx AMericana são justificados.” ou “A Guerra justifica a paz?” nem dizer que o mundo todo tem o IDH da Europa.

Comentários não permitidos.