BRICS assinam acordo de cotações cruzadas

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/02/Logo-Diario-da-Russia-original-grande.jpgCapitalização total de mercado dos membros do acordo soma 9 trilhões de dólares

As Bolsas de Valores dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) assinaram acordo de utilização de um modelo de cotações cruzadas. O novo modelo permitirá que as cotações das Bolsas de cada um dos cinco países-membros possam ser negociadas nas Bolsas dos demais países do grupo, acelerando assim o desenvolvimento econômico da colaboração multilateral.

Conforme informado pelo jornal sul-africano “Bisnesse Report”, o acordo assinado entrará em vigor somente em junho de 2012. A princípio, o documento une a brasileira BM&F Bovespa, a russa MICEX, a chinesa Hong Kong Exchanges and Clearing Limited e a sul-africana Johannesburg Stock Exchange. Já a indiana National Stock Exchange of India and BSE Ltd irá se juntar ao grupo mais adiante.

A capitalização total de mercado dos membros do acordo soma 9 trilhões de dólares.

Fonte:  Diário da Rússia

17 Comentários

  1. exelente, a nova ordem mundial se mexendo !!!
    so não cometam os memos erros da decadente antiga ordem mundial, economia de verdade e a que produz, não a que fica capitalizando papel !!!

  2. Pois é, um dos motivos do saque na Líbia foi o DINAR… e, não só Petróleo. O DINAR acabaria com o EURO e o DÓLAR na África…

  3. Isso é verdade, o Saddan, é o Kadhafi descobriram o segredo do século todos os paises que usam dólar estão sobcontrole dos EUA, quando uma empresa esta em vantagem eles controlam o fluxo monetário assim sendo eles valorizam é desvalorizam conforme as regras do jogo, Saddan deixou de aceita o Dólar pra aceita o EURO, visto que se o EURO cresce o Dólar seria sucubindo da face da terra e o gringos nada de bobos viram isso como uma grande ameaça é resolveram revidar, é o Kadhafi foi a mesma coisa resolveu usar somente o Dinar para acabar com o controle americano é europeu se livrando do Dólar é do EURO, uma jogada de mestre isso sim seria te liberdade como pais independente se somos depedente do DÓLAR OU EURO, somos reféns do capital, a qualquer hora podemos sofrer sanções se não tivermos de acordo com os controle do Wall Street é o Mercado europeu, alguém se perguntou porque os EUA, até hojé não deixa a Russia entra na OMC, é a FAO, Americana não deixa nenhuma empresa de fora superficionar os alimentos deles, eles tentaram no ano passado sem consentimento do Brasil abriram um escritorio em Brasilia isso poderia dá descredito a ANVISA, é por fim aos nossos alimentos que eram exportados para os mercados externos porque vc acham que as vezes os CHINESES,RUSSOS,ALEMAES,FRANCESES ETC. boicotam nossas carnes alguém sa pensou nisso, são eles os mesmo os Yankees de la merda como diz o Chavez, atravez da FAO querem regularizar os alimentos do mundo vai saber oque essa nova ordem colocar nos nossos alimentos cuidados com o Codex Alimentarios gente. até + abs…

  4. Darth sirious falou tudo, o erro do Saddan e do Khadaffi foi tentar se livrar do dollar..
    Claro que o petroleo foi o bonus, mas o principal motivo da urgencia da guera fraudada no iraque foi realmente a não mais aceitação do dollar…

  5. Nao so petroleo, nao so o dinario para se livrar do papel higiene, I mean, o dollar, nao so ter recusado permitir os Estados Unidos construir uma base da AFRICORPS na Libia mas tambem a meio de ferir os interesses economicos chineses por meios indiretos. Destruir a Libia de Kaddafi para ferir is interesses economicos da China na Africa. Dai a invasao da Somalia, dai o envio de tropas a Uganda.

  6. Dandolo, concordo contigo sobre a bolsa de valores ser especulação, mas como os Brics estão “bem na fita”, isso aí estará centralizando para um só lugar as atenções das especulações que ultimamente tem sido boas para todos do grupo. É aquilo lá né, cara…só esperando pra ver o que vai ser disso aí! hehe

  7. O sentido deste acordo COMPLEMENTA a política brasileira estabelecida a partir do segundo mandato do presidente Lula de manter acordos com os principais parceiros comerciais brasileiros de câmaras de compensação de moedas de modo que se empresas e pessoas possam comerciar diretamente em suas moedas nacionais. O Brasil tem acordos assim com o mercosul, brics e alguns países da américa latina.

    Estas câmaras tem por finalidade minimizar o uso do dólar nas relações comerciais e assim se for adotado majoritária no comércio bilateral DIMINUIR a necessidade de manter grandes estoques de moeda americana.

    A diferença no caso dos BRICS que além da câmara de compensação de câmbio, foi proposta esta ligação entre as bolsas de valores dos países para estimular ainda mais o processo.

    Contando só com a câmara de compensação de câmbio comercial existe o problema eventual que diferenças entre as cotações locais nos dois países podem desequilibrar a negociação uma vez que, por exemplo, uma exportação do Brasil para a Rússia o importador russo converte seus rublos em reais pela cotação de compra na bolsa russa na câmara bilateral e o exportador brasileiro recebe o valor em rublos na câmara bilateral aqui pela cotação de venda de rublos em reais na bolsa daqui.

    A idéia é que ligando as operações em bolsa a TENDÊNCIA é que estas diferenças de cotação se tornem mínimas ou virtualmente inexistentes de modos a criar um mercado BRIC virtualmente DOLAR-FREE que prescinda da mediação do dólar na maior parte dos fluxos comerciais INTRABRICS.

    Se evoluir conforme imaginado este sistema pode permitir aos 5 países impor uma substancial diminuição de importância do dolar e do EURO no comércio entre eles.

    E se com a ampliação do uso e a absorção das facilidades geradas na aplicação prática deste sistema (trinômio lucro/rapidez/segurança) for relevantemente favorável em relação às operações com fornecederes de países fora deste acordo BRICS, poderá se verificar uma tendência comercial de estímulo de substituição de fornecedores NÃO-BRICS nos cinco países signatários.

    Seria um plano para “DESCOLAR” os BRICS da Europa e EUA ou uma medida preventiva de proteção do grupo?

  8. Tem uma coisa muito estranha acontecendo.
    Os EUA lançam pacotes economicos de Bilhoes de dólares (Q1E, e Q2E) mesmo assim em qq ação especulativa o dolar sobe. É contra leis de mercado. Eles estão fazendo alguma jogatina braba para o dolar não virar papel higiênico.
    Se a China vender tudo que tem investido no EUA já era Tio, perdeu playbloy !

  9. Correto David. Se vender a metade, o dollar se evapora bye bye dollar. A questao e Fara isto os chinos e correrem o risco de verem todas suas reservas financeiras se evaporarem tambem? O Estados Unidos sempre disse que o problema de excesso de dollar, depreciacao etc e problema para o resto do mundo resolver nao problema dos Estados Unidos.Porque eles sabem que as nacoes que usam o dollar como moeda reserva de seus tesouro, como China, Brasil, estao com as maos amarradas. a velha historia se ficar o bicho come se correr o bicho pega. China, Russia esta diversificando seus investimentos, dai comprar os chamados toxicos dos bancos europeus, investirem em ouro e adquirirem terras na Africa. Querem se livrarem do dollar, mas de forma que ninguem perceba, porque nao querem que este se despenca enquanto a maioria de sua reserva financeira esta em forma de titulos do tesouro do governo americado, cujo valor e fixo em dollar.

Comentários não permitidos.