Celso Amorim e a imprevisibilidade da defesa nacional

http://4.bp.blogspot.com/_ywSvQZuuiEw/S3u4N8uztAI/AAAAAAAAbQY/9lKtwyzdz3M/s400/Celso_Amorim.jpgAmorim diz que compra de caças depende de efeitos da crise

A compra de 36 aviões de caça para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB) dependerá da evolução da crise financeira mundial, afirmou nesta terça-feira em Paris o ministro da Defesa, Celso Amorim, que preferiu não garantir se a decisão será tomada em 2012.

“Neste momento, a consideração fundamental é de ordem financeira e econômica. Não sabemos quais serão as consequências da crise financeira mundial sobre o Brasil”, disse Amorim, em uma coletiva no ministério francês da Defesa.

“Devemos ser prudentes, sem esquecer que nossas necessidades na área de Defesa exigem uma decisão que não pode ser adiada indefinidamente.”

Sem querer confirmar quando será anunciada a decisão sobre a compra, prevista para 2012 após o adiamento do projeto, Amorim reconheceu que “há urgência” em relação ao assunto.

“A vida útil dos Mirages está se esgotando. A manutenção vai custar caro a partir de 2013. Mas a urgência não é o único fator determinante. As possibilidades materiais também contam e é preciso balancear as duas coisas.”

Além do Rafale francês, o americano F-18 Super Hornet, da Boeing, e o sueco Gripen, da Saab, também disputam a licitação brasileira para a compra dos caças.

Parceria

A pressão do governo francês para tentar vender seus aviões Rafale ao Brasil é enorme. Até hoje, a França não conseguiu exportar o modelo e conta com o Brasil para realizar sua primeira venda internacional.

Por este motivo, o projeto de compra de caças para a FAB, chamado de FX-2, deverá dominar as discussões entre Amorim e autoridades francesas. O valor do projeto está estimado em cerca de US$ 6 bilhões (cerca de R$ 10,6 bilhões).

Nesta terça-feira, após encontro com o ministro da Defesa francês, Gérard Longuet, Amorim se reúne com o chanceler Alain Juppé. Ele também será recebido na quarta-feira pelo presidente Nicolas Sarkozy.

O Brasil concluiu em 2009 uma “parceria estratégica” na área militar com a França que prevê a compra de helicópteros, que já começaram a ser fabricados no Brasil, e quatro submarinos convencionais Scorpène, com transferência de tecnologia, além do casco de um submarino com propulsão nuclear.

Segundo Amorim, que visitará na quarta-feira o estaleiro na Normandia onde estão sendo construídas partes do Scorpène, sua visita à França tem o objetivo de fazer um apanhado dos contratos em andamento.

Fonte: BBC Brasil


Para Amorim, ainda há ‘considerações financeiras’ sobre a compra dos Rafale


O ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, afirmou nesta terça-feira que o Brasil sabe que “não poderá adiar indefinidamente sua decisão” sobre a compra de aviões de combate Rafale da França, mas que agora prevalecem as “considerações financeiras”.

“O tema dos aviões de combate foi evocado de forma bastante geral e, neste momento, a consideração fundamental diante de uma decisão é de ordem financeira e econômica dada a situação do mundo”, respondeu Amorim em uma coletiva de imprensa conjunta com o ministro da Defesa francês, Gérard Longuet.

Questionado insistentemente a respeito, o ministro brasileiro fundamentou a posição do Brasil em que, embora “a economia do Brasil crescerá 4%, não sabemos exatamente quais serão as consequências da crise financeira mundial no Brasil”.

“É preciso ser prudentes, sem esquecer que nossas necessidades em defesa vão exigir uma decisão que não poderá ser adiada indefinidamente”, acrescentou Amorim, que destacou o diálogo “muito aberto e franco” com a França em relação à cooperação em diversos âmbitos, como a “defesa cibernética”.

A França segue aspirando obter uma milionária licitação com o Brasil para a venda de 36 aviões de combate Rafale, do construtor aeronáutico francês Dassault Aviation, que está a serviço das Forças Armadas francesas, mas que nunca foi vendido ao exterior.

Em 2009, durante uma visita oficial ao Brasil, o presidente francês Nicolas Sarkozy anunciou que venderia esses caças ao país, mas as discussões estão suspensas desde o fim da presidência de Lula e a chegada ao poder de Dilma Rousseff, que argumentou cortes orçamentários.

Outros dois construtores aeronáuticos disputam esta licitação, que oscila entre 4 e 7 bilhões de dólares: a americana Boeing, com o F/A-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com o Gripen NG.

O antecessor de Amorim, Nelson Jobim, indicou na França em julho que uma decisão sobre a eventual compra do Rafale foi adiada “até o início de 2012”.

Amorim, que respondeu a todas as perguntas em francês, disse que “não está excluída” uma decisão em 2012, mas esclareceu que “não está prevista”.

No entanto, admitiu que a frota da Força Aérea Brasileira (FAB) precisa ser renovada. “Há urgência porque, por exemplo, a vida útil dos Mirage está se esgotando e será muito caro mantê-los depois de 2013”.

“Mas não é apenas a urgência o que determina as coisas, mas também as possibilidades materiais”, insistiu o ex-chanceler brasileiro, que posteriormente se reuniu com o ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé.

Segundo uma breve declaração do porta-voz da chancelaria francesa, Bernard Valero, Amorim e Juppé conversaram sobre o “conjunto das relações bilaterais”.

Na quarta-feira ao meio-dia Amorim se encontrará com o presidente Sarkozy e depois visitará em Cherburgo (noroeste da França) um estaleiro naval onde está sendo construído um dos quatro submarinos convencionais da classe “Scorpene” que o Brasil comprou da França em 2009, no âmbito de um programa de cooperação bilateral.

Este acordo de transferência de tecnologia assinado com a França também inclui um submarino de propulsão nuclear.

Amorim ressaltou em Paris que “a parte nuclear” é fabricada no Brasil.

O ministro, que na segunda-feira se reuniu em Lisboa com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, destacou a participação “pela primeira vez” em um palco de operações no Mediterrâneo, em particular na Força Interina da ONU no Líbano (FINUL) de uma fragata brasileira.

Fonte: YahooNotícias

42 Comentários

  1. Dinheiro para o Congresso e ONG não falta, e os juros que são pagos para os banco, cerca de cento e oitenta bilhões ao ano.
    Abraço.

  2. Já encheu. Quero saber o que vamos fazer se sofrermos um ataque, não temos defesa anti-aérea com misseis, e a defesa com caças é reduzida. Será que vamos morrer como na Libia, debaixo de bombardeio aéreo.

  3. Acho que o Brasil não deveria gastar dinheiro com isso. Deve sim, produzir bombas atômicas e foguetes pra poder levar essas bombas a qualquer lugar do mundo. Depois com investimento em educação e estrutura (só) a gente vai pra frente.

  4. A VIDA UTIL DOS MIRAGES ESTÃO ESGOTANDO
    E NEM ASSIM VÃO ESCOLHER UM CAÇA.
    E COMO VAMOS DEFENDER NOSSO SPAÇO AEREO?
    ELGUM AI TEM IDÉIA DO QUE VAI ACONTECER?
    ESTES CAÇAS VEM?
    OU VÃO TENTAR DAR UMA SOBRE VIDA PRA VELHARIA QUE SÃO
    NOSSOS CAÇAS.

  5. Precisamos colocar as coisas sobre a ordem lógica.
    Manutenção da Economia brasileira, crise econômica mundial, não são mais importantes que a DEFESA brasileira. DEFESA É O ELEMENTO (INSTRUMENTO) QUE GARANTE A PRESERVAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO, DO POVO BRASILEIRO, DA PROPIEDADE DO POVO BRASILEIRO E DOS INTERECES DOS BRASILEIROS. De nada adianta preservar a economia brasileira e não ter DEFESA. É como fazer fortuna para ser ROUBADO.
    A inviolabilidade de uma nação só é garantida por estrutura de DEFESA.

  6. Na política é como na Selva. O Jaguar é abiu, captura a presa. Os Leões o assistem. As Hienas sorriem. O Jaguar abiu é o alvo, quem se banqueteará? Certamente, os Leões ou as Hienas. Os Leões são Reis, fortes e destemidos (DISSUASORES), as Hienas estrategistas, atacam em bando distraindo suas presas. 511 anos de historia e ainda não aprendemos?

  7. Sem dúvida os novos caças são importantes, mas mais importantes e que com mmuito maior poder dissuasórios são os
    chamados ICBMs, esses sim são para ontem. Lógico que nem precisa ser nuclear, pode ser uma granada convencional, mas que chegue em NY com o apertar de um botão. Se tivermos a capacidade de fazer isso, então tudo fica em paz, somos donos dos recursos do Atlântico Sul, das riquezas da Amazônia e consequentemente de nosso próprio destino. Não creio que falte muito para chegarmos à esse ponto e com certeza ficaria muito mais barato do que o dinheiro gasto com a compra desses caças que tranquilamente poderia até ser um lote de prateleira, mas que a Embraer fosse obrigada a desenvolver ao menos um jato 100% nacional para substituir os ST, tecnologia essa, que já temos disponível.

  8. Generson
    Mas é neste ponto que os governos brasileiros se aproveitam da ignorancia de seu povo, pois do contrario esses malditos partidos e governos já teriam andado certo.
    Acho pessoal que é só depois de uma catastrofe de perdermos uma guerra e com isso parte de nossas águas ou território é que esse povo letargico vai acordar para isso.
    Daí vai ser tarde, pois não é se teremos guerra futuramente e sim quando e isto é a qualquer momento.
    Eu tamben já havia dito antes neste blog que ele ia a Portugal pra comprar bacalhau e na França ia comprar baguetes…

  9. ja estou de saco cheio desta babozeia, não tem dinheiro, para as forças armadas, mas para roubar, roubar e roubar, não falta e para pagar juros e esses bancos pilantras não falta dinheiro, e para essas ongs picaretas trambiquieras tambem não falta dinheiro, todo ano bilhões, bilhões e mais bilhões para tudo que e tipo de ong, e ong para indio ir nos foder na suiça, e ong para passeata gay e ong pilantra de ministro pilantra e ong para todo gosto e pilantragem, e dinheiro para kit-gay já esqueceram eu não esquaci, enfim se for para pilatragem não falta dinheiro, mas como é para segurança de nosso pais, para educação, e para os nossos hospitais ai meu amigo não tem um tostão. que sacanagem!! em !! um abraço amigos

  10. A única coisa que não é imprevisível é a cara-de-pau dos políticos, o dinheiro vai todo pra copa e pro mensalão, somos uma das maiores economias do mundo e mesmo assim não sabemos se podemos comprar alguns caças financiado…
    Cada vez mais eu entendo porque o Jobim falou o que falou, pra ficar la sem Poder fazer nada, melhor colocar um espantalho no ministério da defesa.
    Abraços

  11. “Para Amorim, ainda há ‘considerações financeiras’ sobre a compra dos Rafale “

    .
    .
    Eu acho que os suecos tomaram a frente nesta “corrida maluca” chamada FX-2….agora,neste instante….minuto….segundo…..!

  12. Os subs, juntamente com a frota de superfície darão conta da segurança no Atlantico Sul e os mísseis balísticos, da America do Sul e Central. Precisamos investir mais em tecnologia de radares e satélites (rede de comunicação militar satelital e navegação inercial independente, sei que isso já está sendo cogitado mais seriamente, mas recursos precisam ser adequados e liberados mais ràpidamente), ARTILHARIA ANTI-AÉREA, altamente dissuasória contra qualquer agressão. Portanto, não há dúvidas que o desenvolvimento da tecnologia de satélites, radares e mísseis são altamente estratégicos, dissuasória por excelência e seguramente muito mais importante que os caças, mesmo que esses sejam de 5a ou 6a. geração!!! Até porque, isso nos daria muito mais fôlego para desenvolvermos nossos próprios caças, começando pela substituição dos ST turbo-hélice por motores a jato e uma boa parceria, talvez com a Dassault ou mesmo a SAAB, no desenvolvimento de um caça multi-funções Rafale ou um Gripen bi-motor, mais adequado às nossas necessidades.
    Sds.

  13. Realmente para país que tá fazendo copa falar que não tem 10 bi para reaparelhamento é zombar da inteligencia do povo brasileiro e dos franceses,o problema do Brasil que na verdade é um problema bom é que o Brasil não tem ameaças declaradas de ninguém,porém tbm pode haver um ataque não declarado e isso existe.O que falta mesmo no Brasil é politicos de visão e aqui infelismente eles são miopes!

  14. Concordo contigo caro Lucena, o MD Celso Amorim está negociando a possivel redução no preço dos caças, todavia, os franceses estão relutantes a baixarem o preço, por isso Amorim diz que “as considerações financeiras” é que estão pegando. A meu ver o Ministro está pressionando a França e ao mesmo tempo apenas preparando o caminho para bater o martelo na compra dos Gripens NG. Ou seja, voces(franceses) ficaram irredutiveis, mesmo depois de eu ter alertado para abaixarem os preços. Então não me venham se fazer de vítimas ou injustiçados. Até porque até o primeiro desembolso para na compra seria muito mais pela frente e o Brasil não está nem sentindo a crise financeira internacional muito sèriamente e sabe que pode aquentar muito nesse quesito – coisa que os franceses não. Os suecos são a pedra no caminho da França no negócio, se bobearem o cachimbo cai e os suecos levam na boa, podendo sair um Gripen NG bi-motor na parceria. A FAB está tranquila, porque sabe que não são esses caças do FX-2 que irão efetivamente dissuadir qualquer agressão ao Brasil, embora reconheça que seja imperativo adquirirmos os caças multi-funcões do FX-2. Os Mirage 2000 podem ser modernizados, os F-5 e A-1 ja foram e/ou estão em fase avançada na conclusão da modernização. Então, realmente pode ser que os suecos levem essa mesmo!!!Com certeza, a negociação está em boas mãos o Ministro Celso Amorim é um especialista nisso. Dentro do que é possivel o que ele conseguir seguramente vai ser o melhor para o Brasil.
    Sds.

  15. Á um movimento coordenador em prol do combate a corrupção. Podemos criar um movimento popular visando o APARELHAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS E REVOLUÇÃO DO ENSINO BASICO, FUNDAMENTAL E SUPERIOR NO BRASIL. O motivo de colocar EDUCAÇÃO na pauta visa conquistar a simpatia POPULAR, com á finalidade de uma mobilização MASSIVA. Um Movimento com tais objetivos tem que ser organizado URGENTEMENTE. Creio que a pessoas neste sito capas de criar e levá-lo avante, buscando agregar os aficionados do assunto, juntamente com outros SITIOS existentes no BRASIL.

  16. Na política é como na Selva. O Jaguar é hábil, captura a presa. Os Leões o assistem. As Hienas sorriem. O Jaguar hábil é o alvo, quem se banqueteará? Certamente, os Leões ou as Hienas. Os Leões são Reis, fortes e destemidos (DISSUASORES), as Hienas estrategistas, atacam em bando distraindo suas presas. 511 anos de historia e ainda não aprendemos?

  17. Pessoal…. vms deixar de lamentações, vms montar um grande protesto Nacional, vms sair nas ruas e protestar, não adianta ficarmos aqui só discutindo o que deve ser feito, temos que mostrar a todos o que realmente está acontecendo. Muitos Brasileiros acham desperdício o Governo Federal gastar em equipamentos Bélicos, eles acham que estamos nos armando de bobeira, e que, não precisamos nos preocupar com nada, a final de contas, somos “aliados dos E.U.A”… Este é o pensamento de muitos, eles não entendem a verdadeira necessidade que o Brasil está passando neste momento. Que as nossas F.A estavam sucateadas. Tem muito revanchismo tb, a imprensa revanchista sempre maqueia a realidade. Muitos jornalistas ainda carregam ódio no coração, e criticam qualquer coisa q seja feita pela soberania do nosso País. Vms criar um movimento Popular e vms as ruas.

  18. Apenas eu acho que o General Heleno deveria ser presidente / ministro da defesa?

    Como o Conspirador disse… nós, modéstia a parte, possuimos um grau de educação muito maior que boa parte da população brasileira, então entendemos o risco de um país mal armado – ainda mais com todas as riquezas que nós temos – entendemos que essa história de falta de dinheiro é conversa pra boi dormir. Até que seja feito algo – seja um grande movimento pela internet ou nas ruas – a situação do país não mudará. Sai um político, entra outro e a situação não muda. Ou isso… ou até o Brasil levar um susto e acordar.

    Quem diz que o Brasil tem que fabricar a bomba atômica ( se é que já não tem tudo pronto né? Faltando apenas o montar da mesma ) ou um ICBM, não tem a menor noção do que está falando. Amigo, nossos políticos não tem peito para decidir quem está certo aqui ou está certo ali, sempre ficam em cima do muro, acha que vão ter peito para fazer uma bomba atômica com o acordo que assinamos? Acha que eles tem peito para – mesmo que seja de ogiva convencional – apontar um ICBM para NY? Faça-me o favor.

    É uma vergonha o Brasil com muito mais dinheiro e riquezas que a Rússia, ter as Forças Armadas muito mais fracas que a Rússia ( digo em questão de equipamento, salvo algumas áreas, pois material humano tenho certeza que temos um dos melhores do mundo ).

    Mas temos que pensar uma coisa também… EUA levaram um pau em todas as guerras que entraram… vejamos o Vietnam… Invadiram o Vietnam e saíram de lá com o rabo no meio das pernas… já imaginaram se invadem o Brasil? Eles não são loucos. O Brasil também tem uma coisa que pouquíssimas pessoas lembram na hora de pensar se um país ganha uma guerra contra o outro. O tamanho continental do Brasil tornaria uma guerra aqui extremamente difícil para o exército invasor.

    Falei até demais rsrs…

    Abraços,

    // Tukith

  19. Dinheiro para ser oferecidos aos europeus, tem, o ministro Mantega esta quase implorando aos europeus para aceitarem o emprestimo do Brasil, mas para os caças, para defender o espaço aéreo, ai não tem dinheiro, estamos sendo governados por canalhas, que não se importam com a soberanea do país. Bando de ladrões.

  20. Ainda bem que o reaparelhamento das FFAA já está ocorrendo e a Presidenta Dilma está matando a pau os corruptos ou casos suspeitos de corrupção, metendo a policia federal para valer, apurando os fatos e mandando para a rua os criminosos. O governo também está criando e aparelhando escolas para garantir boa educação ao povo brasileiro como nunca antes, alem de estar sistematicamente criando meios de assistencia social e trabalho para o povo brasileiro, sem precedentes na historia desse País. Portanto, temos de reconhecer os esforços do atual governo e ninguém tem nada melhor a oferecer ao povo brasileiro, além do que já esta sendo FEITO e não mentiras!!! Há um sistemático e visivel esforço do governo federal de se eliminar a miséria do povo brasileiro, exatamente porque ninguém aprende nada e nem serve para defender o País se estiver de barriga vazia!!! As FFAA já estão sendo muito bem armadas e logo estarão fortes nunca. O Brasil e o povo brasileiro jamais esteve tão bem, para a desgraça dos entreguistas demonstucans a serviço do tio Sam que querem acabar com o Brasil. Parabéns a Presidenta Dilma, uma grande Estadista, parabens aos mais de 80% do povo brasileiro que está feliz com a gestão dela, convictos de que nada e ninguém é mais competente e preparada do que ela para governar esse País!!!

  21. Não há mais que falar sobre isso que já não tenhamos falado!É esperar pra vêr onde vai dar!Só acho que o Brasil não vai dar um tapa na cara da França nessas alturas do campeonato!

  22. meus deus!!! um país q quer ser grande mendigando trocados por meia duzia de trecos!!! é cumulo da ingnorancia politica desse país….

  23. Esse é o meu Brasil,só fala mais não faiz nada,1º o preço se paga uma quantidade por ano,não de golpe.isso é conto para os incultos.Um pais que fala ser 5º economia do mundo,não vai ter dinheiro para comprar 36 put… caças,em troca outros paises com menos dinheiro compra mais caças o brasil tem que ter como mínimo 150 caças e não 36 caças por cada 20 anos.Esse é meu Brasil,menos dinheiro pàra defesa e mais para os politicos.(mensalão,subidas salariais desorbitais,etc..),agora que chega a copa do mundo a defender con os supertucanos os nossos ceús.

  24. Nao entendo pra que tanto alvoroco. Quem diz que comprar cacas desenvolvidos e fabricados no exterior tem alguma utilidade em caso o Brasil for atacado nao deve estar muito informado sobre as guerras modernas. De que serviram os bilhoes de dolares gasto pelo Iraque de Sadasn Hussein e Libia de Kadaffi. So dinheiro perdido e enriquecimento de alguns mercadores e fabricantes de armas. Repito o que disse dias passado, Uma nacao que e soberana deve desenvolver sua tecnologia em todos ramos, civil e militar. E material belico util para defesa nacional devem ser desenvolvidos e fabricados no pais. Nao tem sentido em uma epoca de crise economica, como a que estamos vivendo, gastar milhoes de dolares com armamento que nos sera completamente inutil.

  25. Saudações, Tukith e Generson…. Realmente, precisamos de tal movimento, precisamos de um articulador, uma pessoa que tenha experiência na área, e que possa nos auxiliar neste Movimento pela Soberania do Brasil. Precisamos q todos contribuam com idéias e esbocem seus projetos. Esta é a hora de mostrar p/ tais Governantes, que não somos uma Nação Adormecida em berço esplendido, e sim, que estamos acordados, muito bem acordados mesmo.

  26. Jojo disse: Uma nacao que e soberana deve desenvolver sua tecnologia em todos ramos, civil e militar. E material belico util para defesa nacional devem ser desenvolvidos e fabricados no pais.

    Pois é Jojo, muito bom teu comentário, eu e outros colegas deste forum viemos martelando com isso faz bastante tempo, não adianta COMPRAR, é preciso desenvolver e fabricar aqui.
    Parcerias também são úteis se a empresa que recebe a ToT está sob controle do estado brasileiro.

  27. PARA AGRADAR AO COMUNAS… tirem esse arremedo de ministro e coloquem o Aldo Rebelo… comunista de verdade, mas que REALMENTE se preocupa com a integridade desse pais… se quiserem ver caças nacionais voando pelos nossos ceus, cassem o MORIN TERNIN TERGAL, como ja dizia o nosso 1maluco, e ponham o REBELO… acorda PresidentE…

  28. O país é burro mesmo. Investindo na defesa com tecnologias próprias investe-se em soberania industrial. Vão fazer o que quando um caça agressor se aproximar? Pedir por favor NÃO na ONU?.. Vai saber a 1000 km que está vindo um caça mas não poderão fazer nada! A não ser jogar a aeronave contra o agressor! Se conseguir chegar até ele!..

  29. Quem não se preocupa com a integridade e paz social é a tucanalhada, cambada de vira-latas das orgs crims paulistas que promovem movimentos separatistas no País!!!

  30. O povo brasileiro é muito inteligente,mas os que estão a dianteira não tem força de vontade.Até a venezuela esta comprondo equipamento.veja a india eo seu fx,que poderá ser contemplada com até 200 caças.chega de desculpa compra logo esses caças.

  31. Não dá para terceirizar as FA´s?, fala-se dos politicos mas os militares são iguais só estão preocupados com o bem estar deles, andando de carro o dia todo em Brasilia, lindos uniformes mas eficiência e eficácia!!!!! (novas tecnologias e equipamentos) muito baixa quase nula e olha que eles tem a faca e o queijo na mão mas perderam a habilidade de manipular e jogar.

  32. A verdade e que nao serao 36 cacas que irao nos defender . Devemos fazer acordo com Russia ou ate com china para encher nossos ceus de cacas chineses a preco de $1.99.
    Peugeot e renault ja sao ruins no chao , imagina voando!

  33. Caríssimo Kanis Dirus,

    Os demonstucans já o fizeram e por isso está assim, se tornaram avestruzes – o patriotismo é o chão, é só enfiar a cabeça alí, que fica tudo resolvido: ou seja, o chão está aí, pouco importa quem usufrui dêle e o inimigo real não é inimigo; os inimigos são aqueles que querem a mais rica pátria do mundo para os brasileiros e se especializaram em caçar “comedores de criancinhas”, para tanto, não necessitam de armas sofisticadas. É como aquela da áquia que cresceu confinada num galinheiro, e todas as galinhas eram felizes, nada lhes faltava. Assim, a mesma levava uma vida sem significado, totalmente infeliz, sempre insatisfeita e de mal humor. Assim, detestava todas as galinhas que não a respeitava, vivia alienada, no seu mundinho, apesar da vivacidade dos olhos, bico e garras afiadas e fortes. Mas alí era o seu lugar, onde foi criada e era a fonte de alimento para os donos do galinheiro. Ela não entendia porque era tão infeliz, ela não tinha consciência de que não era uma galinha e sim uma águia e suas necessidades eram outras, que não comia milho, precisava ser livre, voar alto, ser uma ave respeitada por todas as outras,- inclusive pelas galinhas -, exatamente como aquelas do hemisfério norte, digna, imponente e corajosa, que não escolhe inimigos, sem jamais ser submissa a ninguém, sempre fiel à suas origens, ao seu DNA. Assim, em vez de se colocarem como fontes de alimento para as águias do hemisfério norte ( donos do galinheiro), sejam águias brasileiras, do hemisfério sul, que assumam o seu DNA, sejam fiéis às suas origens e responsabilidades, neste sentido, exatamente iguais e/ou melhor que aquelas do hemisfério norte, no sentido de verdadeiramente proteger o seu patrimônio, seu “galinheiro” que é sua fonte de vida e ao mesmo tempo seus iguais como aves. Assim, serão respeitados por todas as aves do mundo, incluve pelas galinhas. Meu caro Kanis Dirus, são galinhas, avestruzes ??? Ou então nem uma coisa, nem outra e simplesmente temos que criar outras, novas, uma vez que a privataria demonstucans já agiu alí também ??? Precisamos delas em sintonia com o Brasil de hoje e em conformidade com o seu já até escandaloso potencial
    ,- que até envergonha-nos por estarmos incapacitados de valoriza-los – como vira-latas convictos que nos transformamos – e defende-los, como fizeram nossos antepassados lusitanos, cujos fortes estrategicamente localizados em diversos cantos do País, constituem vivas testemunhas da corajem e determinacão da cora portuguesa em defender seu rico patrimônio, expulsando daqui as maiores potências do planeta e assim garantindo esse imenso e rico Brasil que herdamos.
    Sds.

  34. A arrogância do ex-presidente Lula não lhe permite ver os rumos que o PT está tomando, principalmente pelos seus dirigentes. Agora convenhamos, será que o mesmo ainda pensa que enganou todos nós? Que não sabia de nada? Ele não seria tão ingênuo em pensar assim!…O Brasil nas mãos desse partido há praticamente 12 anos (oito do Lula e 4 da Dilma) foi abandonado e o brasileiro sabe que não existe um líder político que possa mudar isso. Há carências político-administrativas irreparáveis. O FX-2 é só um pequeno exemplo desse abandono, a ponta do iceberg. Socorro! Salvem o Brasil!…

  35. Precisamos colocar as coisas sobre a ordem lógica.
    Manutenção da Economia brasileira, crise econômica mundial, não são mais importantes que a DEFESA brasileira. DEFESA É O ELEMENTO (INSTRUMENTO) QUE GARANTE A PRESERVAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO, DO POVO BRASILEIRO, DA PROPIEDADE DO POVO BRASILEIRO E DOS INTERECES DOS BRASILEIROS. De nada adianta preservar a economia brasileira e não ter DEFESA. É como fazer fortuna para ser ROUBADO.
    A inviolabilidade de uma nação só é garantida por estrutura de DEFESA.

  36. Tem uns manés que, porque leram aquele arremedo de pseudo-filosofo Leonardo Bofe, se arvoram em criticar, com base em um livreco desprezivel e propagandista existencialista tosco, o pensamento dos não alinhados com sua ideologia assassina do espirito livre… acorda, oh zé ruela… vai ler os classicos e se instruir melhor… de Platão à Nietzsche tens varias opções a seu duvidoso gosto… não cite meio-pensadores como base a uma explanação com intenções de convencimento que pode parecer que somente desses tomou conhecimento em sua parca existencia…

Comentários não permitidos.