Embaixador da Venezuela diz que Otan pode lançar aviões contra seu país

Roy Chaderton

O embaixador da Venezuela na Organização dos Estados Americanos (OEA), Roy Chaderton, disse que os opositores de Hugo Chávez desejam que os problemas territoriais do país com a Guiana provoquem uma guerra e a intervenção dos EUA e da Otan.

“É uma questão eleitoral: a oposição não tem chances de ganhar, por isso está desesperada e até feliz com um conflito bélico. Querem que terceiros solucionem seu problema eleitoral”, afirmou o embaixador em entrevista a uma televisão estatal de seu país.

A Venezuela reivindica 167.839 quilômetros quadrados de território da Guiana, conflito que começou quando essa nação pertencia à Inglaterra e que continuou mesmo após sua independência em 1966.

O chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Carolyb Rodríguez, realizaram na sexta-feira, em Trinidad e Tobago, uma reunião para discutir a questão. O embaixador afirmou ainda que a controvérsia é um legado do colonialismo que deve ser resolvido e que Hugo Chávez deve tomar cuidado para não cair em provocações imperialistas.

Chaderton afirmou que os adversários de Chávez sonham com a guerra e disse que a Guiana pode pedir no Conselho de Segurança da ONU que a Otan atue contra a Venezuela.

“Quem sabe não podemos ver aviões de guerra decolando de Curaçao, Aruba, Bonaire e Porto Rico e de outras ilhas caribenhas sob soberania europeia e americana. Os antichavistas sonham que aconteça aqui algo parecido com a Líbia”, imaginou Chaderton.

Apesar disso, o embaixador disse que as perspectivas para uma solução do conflito com a Guiana são positivas e que a reunião de sexta-feira transcorreu num clima de respeito.

Fonte: UOL

32 Comentários

  1. Depois que Invadirao o Irak sem consentimento da ONU
    .
    tudo e possivel
    .
    Imagina A Venezuela que nao gasta o din din em TRANQUEIRAS MADE USA
    .
    se povo tem olho na Amazonia Brasileira Imagina no OIl do Hugo



  2. e os EUA vão perder tempo com um país que o proprio DITADOR …destroi…

    mais alguns anos e entram (EUA-ONU) convidados pelo povo venezuelano cansado de sofrer…

  3. OTAN: “Venezuela?Onde fica isso mesmo?” Esses bolivarianos deveriam parar com essa idiotice. Ate hoje Fidel esta prometendo ao povo Cubano aquela famosa invasao americana. Como se os EUA se preocupassem com aquela m..da ilha cubana.

  4. Topico off Não tem a menor chance de a OTAN lançar ataques contra a Venezuela isso ocasionaria uma desestabilização regional muito grande na AL menos para a Colômbia traidora que apoiaria o conflito caso acontecesse enfim como já disse algumas vezes aqui no PB os EUA e OTAN não tem mais condições de atacar nada, estão lutando contra o mundo e eles estão nos estágios finais de sua decadência total bom para a terra que viverá em paz cada país com suas ideologias de governo agora eu acerto com clara certeza o socialismo foi quem golpeou o capitalismo e não ao contraio.

  5. Mas se isso acontecer é pura falta de sabedoria da esquerda venezuelana, o Lula tinha tudo pra ficar e se largou, se recusou a permanecer. A rotatividade no poder é excelente.
    Não adianta ficar pagando de vítima.
    Oposição e resistência de todas formas sob qualquer pretexto, é culpa do Chaves e de sua cúpula se acontecer algo.

  6. Se EUA e OTAN resolverem invadir a Venezuela, irão estender essa guerra por toda a Amazônia, inclusive a brasileira. Nós não temos armas nucleares para impedir. Os nossos políticos serão responsabilizados por essa desgraça nacional, além dos juízes e generais omissos.
    Que irá julgá-los ? O povo e os brasileiros nacionalistas. Tem que ser mesmo, né pessoal ?
    Em primeiro lugar deve estar a Segurança Nacional, depois vem o resto.

  7. OTAN não precisa destruir a Venezuela, o próprio Chaves faz isso. E essa acusação nada mais é que uma tentativa do governo bolivariano de jogar os venezuelanos contra os corajosos opositores do regime autoritario chavista

  8. eu acho mais facil a argentina e venezuela ir para cima da inglaterra que ao contrario o mundo ja deu volta agora quanto mais o chaves investir em suas forças armadas menos essa possibilidade de invasao de outros quanto mais os gringos que nao tem moral nem para invadir a siria vai mecher nesse vietnan que o chaves esta montando com tanto carinho para o tio sam.

  9. Nelore se os Estados Unidos não ligam pra Cuba eles deveriam no minimo cancelar esse absurdo embargo economico!!

    Disso a midia burguesa nem sequer pensa em divulga,Cuba sofre é por causa desse embargo!!

  10. POXA VIDA.. NINGUÉM LEMBROU DE FALAR QUE O BRASIL NÃO VAI PERMITIR A INTROMISSÃO EXTERNA EM ASSUNTOS QUE SÓ DIZEM RESPEITO À AMÉRICA DO SUL.. Quem vai resolver qualquer conflito aqui dentro somos nós mesmos. Pra isso foi criada a Unasul.

  11. Me preocupa o governo repúblicano que virá após o governo dos democratas (obama)… Quem estiver achando que o Obama vai se reeleger pode tirar o cavalinho da chuva.

  12. Não se preocupem a republica das Bananeiras vai defender a Venezuela, Chaves o Super Chapulin e toda America do Sul com nossos caças Super Tucano ALX-29. Nosso grande timoneiro Lula e sua marionete Dilmona vão proteger a todos empunhando a bandeira de Cuba.

  13. Oque é mesmo? Unasul, é uma piada até parece que a união das américa latinas vai resolver alguma coisa, entenda de uma coisa nosso país nunca vai ser soberano ao menos que tenha a bomba disuasora, NOSSO PAIS É GOVERNADO POR Entreguistas do governo, que venda nossas minéradoras é empresas telefonicas para ficarmos desarmados os militares sem satélites não terão uma visualização adequada sobre nossas fronteiras muito menos se sofremos um ataque de varios misseis como vamos prever isso, se os mesmos entreguistas venderam a Embratel com um conjunto de 5 satélites por miséros milhões que sumiram da conta do governo, é a minéradora Vale saiu de graça, qual pais da Unasul tem armamento pra impor respeisto perante a ONU,nenhum se eles invadiram o Iraque sem consetimento imagine o resto.

  14. É de dar pena, a pequenes política de Miraflores! Será que esse pessoal, anda de brincadeira, ou eles acham que o mundo inteiro é idiota, a ponto de acreditar nessas estórias do Chaves? Triste para o povo Venezuelano… que pena!

  15. Nao acredito que haja intervencao da OTAN justamente pela AS estar estreitando lacos com a Russia que e membro permanente do CS e vetara qualquer resolucao da ONU que implique Numa intervencao militar. Um ataque sem autorizacao seria um ato irresponsavel que acabaria por terminar de derrubar o pouco que resta de credibilidade da OTAN.

  16. A Venezuela encontrou mais petróleo, e parece que já tem a segunda ou primeira maior reserva mundial. Imagine se esse país cai nas mãos da Rússia ou da China ?

  17. Pessoal, o Brasil só vai conseguir se defender duma potência nuclear, tendo também armas nucleares. Quem manda sermos idiotas em não as ter fabricado ? Agora é tarde. Culpa de Sarney e Collor, que impediram a fabricação da Bomba Atômica brasileira. É por isso que eu digo sempre: O maior problema do Brasil são os nossos políticos.

  18. Tá na cara é tudo provocação, briga politica nada confiavel são mera tentativa de desestabilizar a região parte do jogo provocativo, se colar colou o chaves quer se manter na mídia os americanos estão sabendo que o resultado de uma briga o levara a total desastibilidade
    interna fora a atual crise economica nada seria pior que uma briga no seu quintal abriria de vez espaço pra terrorismo interno é tudo que não pode acontecer a inglaterra tá falida e sem padrinho? Argentina na espera
    da… Um bando de URUBU morrendo de fome… cuidado BRASIL!

  19. A OTAN e os EUA invadem quem eles quiserem aqui na América do Sul, inclusive o Brasil. Somos muito mal armados…
    .
    .
    Se quiserem nos punir não precisa nem invadir, basta bombardear a região de São Jose dos Campos em SP e destruir as fábricas que tem por lá, afundar as desprotegidas plataformas da Petrobrás no RJ, atacar as fábricas na zona franca de Manaus, além de jogarem apenas uma bomba nas pistas dos 3 principais aeroportos do país, além de apenas um ataque em Itaipú..que iremos voltar para idade da pedra, vendendo açúcar para poder comer…
    .
    Não temos defesa alguma, não temos força aérea nem defesa anti aérea, não temos marinha q preste…e nem satélite militar nos temos!!! Não sonhem com Brasil fazendo alguma coisa militar…nem nos defender nos podemos. Para se ter uma ideia a Líbia tinha defesas anti aéreas muito melhores do que nós… Já vão 2 governos do PSDB, e 3 do PT e essa merda só piora!! 20 anos e nada!!! Sai Jobim, entra Amorim..e só se pensa em Copa, Olimpíadas, Kit-gay e roubalheira. Somos grandes, gordos, ricos e totalmente indefesos. Qualquer criancinha rouba nossas calças…acordem para a realidade. Sem mais.

  20. Antes de se preocupar com a Venezuela, EUA e OTAN, tem o Oriente Médio, Sudeste Asiático, Norte da África e mais alguns lugares para se preocupar. Mas não quer dizer que não exista a possibilidade. Se começar a desenvolver armas nucleares (Vetor+Ogivas) vira alvo fácil de um ataque preventivo. 🙂

    []’s

  21. quem e o um dos maiores produtores de petroleo do mundo mesmo ? em que a sociedade americana e viciada mesmo para manter se estilo de vida porco e cheio de suvs beberrões ?

  22. E obvio que a atual conjuntura geopolitica não indica uma intervensão HOJE NA AMERICA LATINA, porem pensem a medio e longo prazo, geopolitica muda de tempos em tempos, a economia mundial anda muito esquisita, a crise nas puuutencias e algo que eles não estão acostumados e podem tarna-los instaveis e perigosos, e guerra gera empregos, não duvido q depois da oriente medio a bola da vez sejam africa e america do sul , devemos cobrar sim a reaparelhamento das nossas forças !!!

  23. E volto a repetir, aquela baderna que são as guianas e o suriname, serão a porta de entrada da nossa ruina, aquilo e territorio intecionalizado da amazonia, ha relatos de exploração de de seres humanos de todo tipo, seja no nojento mercado sexual ou nas minas e garimpos patrocinados pelo interece internacional, fora a biopirataria e o contrabando de todo tipo !!!

  24. e obvio q devemos procurar resolver nossos problemas sem ficar procurando desculpas externas, porem não devemos ignorar o predadorismo intenacional das puutencias, basta ver o que o q aconteceu na libia, a cia e o mMI6 incitando intrigas para dividi-los e a otan patrocinado a guerra, e depois o sarkozy e o camerron possando de herois aff, dividir para conquistar senhores, uma extrategia basica da guerra, vala lembra q a libia tinha indicadores sociais melhores q os nossos em saude e educação, porem eles tinham um ditador idiota q não queria largar o osso como fraqueza, e nos temos os nossos na america do sul !!!

  25. E COM REEEQUIPAMENTO OU NÃO, Q VENHAM, VÃO ACHAR O DELES BUNITINHO SE ATACAREM MEU PAIS, FIZ UM JURAMENTO A MINHA SAGRADA BANDEIRA, AMO MINHA PATRIA E A DEFENDEREI COM PAUS E PEDRAS SE FOR PRECISO, E NÃO ADIANTA FICAREM BOMBARDEANDO NÃO, UMA HORA VÃO TER Q BOTAR AS BUN…S BRANCAS AQUI, AI A GENTE VE TEM MAS GARRAFA P/ VENDER, E PARA VIRA-LATA TRAIDORES, DESERTORES, ENTREGUISTAS NADA MAIS DO QUE DIZ O ARTIGO 84 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM CASO DE GUERRA DECLARADA, O FUZILAMENTO !!!

  26. Quse ninguem fala ou sabe mas a Venezuela tem uma espinha de peixe entalada na garganta com o Brasil por questões fronteiriças e que inclusive nas escolas da região esta vasta area em territorio Brasileiro é assinalada como sendo Venezuelana.Ja houveram inumeras manifestação a anos atraz envolvendo populares e politicos regionais com reivindicações.O prprio Chavez quando começou a fomentar a Bolivia contra nós tinha tambem este pretesto.E agora o arrogante governo Venezuelano que sobrevive as custas do petroleo sujo que é enviado aos EUA para ser refinado e beneficiado e que vivia afrontando os mesmos agora estão se peidando rsrs Porco Chavez com uma unica cajadada eliminarão voce juntinho com seu amiguinho Kadhafi na Venezuela rsrs

Comentários não permitidos.