Petróleo: as novas fronteiras

http://www.vooz.com.br/userfiles/image/Jos%C3%A9%20Wilson/Pr%C3%A9-sal.jpg

Após descobertas, petrolíferas concentram ações nas Américas

De Norte a Sul do continente, empresas avançam em grandes descobertas, que podem garantir a auto-suficiência ao Ocidente

Simon Romero, The New York Times

O Brasil começou a construir seu primeiro submarino nuclear para proteger suas vastas, novas descobertas de petróleo. A produção de petróleo da Colômbia está subindo tão rapidamente que já se aproxima da produção da Argélia e pode atingir os níveis pré-guerra da Líbia em poucos anos. A Exxon Mobil tem impressionantes novos negócios na Argentina, que recentemente anunciou sua maior descoberta de petróleo desde a década de 1980.

Nas Américas, de norte a sul, a história é semelhante: plataformas chinesas estão se preparando para perfurar em águas cubanas, um oficial canadense sugere que os americanos desempregados podem se mudar para o norte para ajudar a preencher as milhares de novas vagas no setor de petróleo do Canadá, e uma das iniciativas petrolíferas mais interessantes do hemisfério fica, na verdade, nos Estados Unidos, em uma formação de xisto na pradaria de Dakota do Norte que está produzindo 400 mil barris de petróleo por dia e faz parte de uma mudança mais ampla que poderia vir a aliviar a dependência americana no petróleo do Oriente Médio.

Pela primeira vez em décadas, o prêmio emergente da energia global pode ser a América, para onde as empresas petrolíferas ocidentais estão reorientando seu olhar em uma corrida para explorar cobiçados campos de petróleo.

“Esta é uma mudança histórica que está ocorrendo, recordando o tempo antes da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos e seus vizinhos no hemisfério eram a principal fonte mundial de petróleo”, disse Daniel Yergin, historiador do petróleo americano. “Até certo ponto, vamos ver um novo equilíbrio, com o Hemisfério Ocidental mais voltado a sua auto-suficiência.”

O crescimento do petróleo no hemisfério é ainda mais notável dado que duas de suas potências de energia tradicionais, Venezuela e México, têm sido amplamente deixadas de fora, entrincheiradas pelo nacionalismo de recursos. Agora já se considera que a Venezuela tem reservas de petróleo maiores que as da Arábia Saudita, colocando o país no topo do ranking da OPEP. Caso se abrisse mais ao investimento estrangeiro, a Venezuela poderia inclinar a balança ainda mais a favor do hemisfério.

Exatamente como a “influência crescente do petróleo [nas Américas] pode reequilibrar a energia geopolítica continua a ser uma questão em aberto. O Oriente Médio ainda pode influenciar e muito os preços do petróleo, o desenvolvimento de seus campos é geralmente mais barato e alguns países da região são dotados de grandes reservas.

Questões ambientais

Além disso, as Américas ainda disputam investimentos com outras regiões ricas em petróleo, como a parte da Rússia do Oceano Ártico e as águas do oeste africano. Preocupações de segurança, como o sequestro de trabalhadores das empresas petrolíferas, poderiam, como fizeram no passado, impedir a Colômbia de continuar a elevar a sua produção. Questões ambientais e de financiamento representam desafios persistentes ao rápido crescimento da produção de petróleo do hemisfério.

Ainda assim, as novas façanhas petrolíferas das Américas sugerem que a tecnologia pode estar sobressaindo a geologia, especialmente nas duas maiores economias da região, os Estados Unidos e o Brasil. As formações rochosas no Texas e em Dakota do Norte eram supostamente infrutíferas até que métodos de exploração antes contenciosos – o jateamento de água, produtos químicos e areia através da rocha para soltar o petróleo preso em seu interior, conhecido como fracking – ganhassem espaço.

Embora a contaminação dos recursos hídricos pelo uso do método fracking seja uma questão de feroz debate ambiental, a tecnologia já está revertendo o longo declínio da produção de petróleo nos Estados Unidos, com a produção total de locais onde o petróleo está preso no xisto e em outras rochas projetado para exceder os 2 milhões de barris por dia até 2020, de acordo com algumas estimativas. Os Estados Unidos já produzem quase a metade de suas necessidades de petróleo, de modo que o aumento poderia ajudar o país a abandonar cada vez mais a sua dependência no petróleo estrangeiro.

Os desafios da nova exploração marítima no Brasil, em campos localizados abaixo de 6 mil pés de água e leitos de sal formados pela evaporação de oceanos antigos, são ainda maiores. A Petrobras, que tem ambições de ultrapassar a Exxon Mobil como a maior companhia petrolífera do mundo de capital aberto, está investindo mais de US$ 200 bilhões para cumprir suas metas.

“O Brasil vai se tornar uma potência petrolífera até o final da década, com uma produção comparável a do Irã”, disse Pedro Cordeiro, consultor de energia da Bain & Co., que vê a produção de petróleo do país subir para 5,5 milhões de barris por dia até 2020.

Atrasos de construção poderiam retardar a expansão marítima do Brasil. Mas as indústrias ressurgentes relacionadas com a expansão do petróleo, como a construção naval e os esforços estratégicos como a construção de submarinos nucleares para defender poços de petróleo, ressaltam o plano do Brasil de usar seus recursos energéticos para projetar o poder global deste hemisfério.

“Nenhum outro lugar do planeta está vendo esse tipo de investimento”, disse Marcio Mello, geólogo da Petrobras que agora é ex-presidente-executivo da HRT, uma nova companhia petrolífera local. “Esta década é a nossa chance de crescer.”

O otimismo é grande aqui – e até um pouco de arrogância pode surgir em meio a conversas. Ainda assim, analistas de petróleo dizem que o novo perfil de energia do hemisfério já está desafiando o domínio mantido por muito tempo pela OPEP.

O Canadá, por exemplo, já é o maior exportador de petróleo para os Estados Unidos, seguido pelo México.

Investidores de outras regiões, principalmente empresas petrolíferas chinesas, também estão investindo no petróleo do hemisfério, seja nos campos “pré-sal” do Brasil ou nas áreas de petróleo nos Estados Unidos. Eles estão em busca de garantir o abastecimento de petróleo ou de ganhar expertise que poderá ajudá-los a explorar formações rochosas semelhantes dentro de suas próprias fronteiras.

Os Estados Unidos e no Brasil não concordam sobre todas as questões envolvidas – o governo Obama ainda está hesitante em endossar a ambição do país por um assento permanente no Conselho de Segurança –, mas as duas maiores economias do hemisfério estão reforçando laços de energia e cimentando com isso um relacionamento econômico expansivo.

Conforme os Estados Unidos reduziram as importações da OPEP em mais de um milhão de barris por dia desde 2007, o Brasil e a Colômbia surgiram como principais fornecedores do mercado americano, superando o Kuwait.

O presidente Barack Obama visitou o Brasil em março, se recusando a adiar a viagem mesmo que a guerra na Líbia estivesse no auge, enfatizando enquanto aqui que quer que os Estados Unidos Sejam um “cliente importante” para o petróleo do Brasil quando a produção dos novos campos estiver em alta.

Autoridades americanas voltaram para negociações em agosto, com foco na exploração marítima e na cooperação na produção de biocombustíveis. Os Estados Unidos estão perto de ultrapassar o Brasil como exportador mundial de etanol, uma virada significativa, e os produtores americanos podem realmente aumentar as suas exportações de etanol de milho para o Brasil.

A mudança decorre de diversos fatores, incluindo as fracas safras de açúcar, que é usado no Brasil para a produção do etanol, e os custos crescentes de terra e mão de obra.

A capacidade do hemisfério para atender a demanda por combustíveis, seja de novas fontes petrolíferas ou da agricultura, é sem dúvida o que o torna competitivo com países como Iraque e Líbia, que tem abundantes reservas convencionais, mas diversos tipos de obstáculos.

“O tumulto no Oriente Médio é quase sempre ruim para a produção de petróleo”, disse Amy Myers Jaffe, diretora adjunta do Programa de Energia da Universidade Rice. “Isto deve deixar os fornecedores de petróleo do mundo muito nervosos, uma vez que o pêndulo já começou a se mover nessa direção.”

Fonte: IG

23 Comentários

  1. Parece que só os americanos podem ser nacionalistas.Esses caras não odeiam comunistas.O pior tipo de gente,para eles,são os nacionalistas.

  2. Essa técnica é estupidamente poluente:

    ‘…As formações rochosas no Texas e em Dakota do Norte eram supostamente infrutíferas até que métodos de exploração antes contenciosos – o jateamento de água, produtos químicos e areia através da rocha para soltar o petróleo preso em seu interior, conhecido como fracking – ganhassem espaço”.

    Vê-se que estão completamente desesperados por energia e não vão exitar em derrubar governos eleitos democraticamente por causa de petróleo e recursos naturais.



  3. gostei do: agora é ex-presidente-executivo da HRT…rsrsrs

    voltando ao que interessa de fato: energia.

    mais petroleo, maior oferta.. menor preço… adeus etanol… odeio carro flex

  4. Posso parecer doido, mas as vezes vejo o Chávez como o Geisel que meio que preparou o Brasil pra um país mais democrático e aberto, o cara não é bobo que nem a mídia fala não…

  5. Todos os “desenvolvidos” já sabiam, há muitas décadas, do potencial de reservas minerais, biológicas e estratégicas do cone sul. Estão guardando pra eles.
    Pra vocês que não sabiam, sejam bem-vindos… ok?
    Você já olhou ao seu redor? Já olhou no olho daquele que com quem cruza no trânzito, pedindo caminho? Já deu caminho á ele?
    Resumindo, para quem quizer entender…
    Nosso pobre e indefeso continente é, sim, e como é, uma potência.
    Quanto a defesa, é o seguinte: nos unimos ou vamos para a PQP…
    Para aqueles que só pensam no imediastiso, um conselho: volte a escola, quem sabe a sua infância e sua adoslencia os resgate. Faça isso mesmo… Quem sabe regressão não te traga uma visão de futuro.
    Seguinte… Irmão e Hemano é a mesma coisa.
    Visão e Bison… sâo coisas bem distintas.
    A todos aos amigos que aqui estão… O que querem? O que desejam?
    Sejam, ou tentem ser, claros em seus pensamentos.
    Vamos em frente, enquanto for possível. Mas, se algo quizer interromper nossa marcha… VANOS LUTAR…

  6. ”O Brasil começou a construir seu primeiro submarino nuclear para proteger suas vastas, novas descobertas de petróleo.”
    Isso é uma inverdade, há anos que estamos construindo um submarino nuclear,a descoberta do pré-sal pode ter acelerado o processo,mas não foi oque motivou a construção do mesmo!
    O etanol brasileiro se torna inviável porque não há uma política séria de abastecimento no BRASIL, fazendo muitas vezes que usineiros optem por produzir açúcar que muitas vezes tem um valor maior de venda no mercado!

  7. rsrs rsrs Podem garantir auto-suficiencia ao ocidente rsrs rsrs e quem lhes garantiu isso rsrs rsrs Falam das nossas riquesas como se elas pertencessem a eles.Ninguem vem na midia dizer que o Brasil vende para esses Lobos o nosso Petroleo 40% abaixo do preço do mercado né e porque ninguem cita isto?Porque esta tudo orquestrado e manipulado ou seja toda a midia e todas as fontes fluem de um mesmo filtro sem falarmos dos PIGs reacionarios intransigentes que ainda maqueiam e retocam a seus gostos.É realmente lhes sobrou o tolo Brasil e o idiotas Brasileiros para lhes darem o que necessitam e que ja perdem mundo afora.Sera que a Libia abrira as pernas para eles?Veremos.E a Arabia Saudita que ja prioriza sua exportação para a China.E o Irã vende para quem heim?Querem fazer do Brasil a salvação da falencia deles e contam com uma multidão de babas óvos entre nós que se prostituem gratuitamente para eles simplesmente por xenofobia-ideologica e nada mais.Hoje amiguinhos ganha quem paga mais e que paga na hora e tem dinheiro para gastar.Pena!Devemos ter pena é da maioria de nosso povo que vive em dificuldades e ate mesmo sem a serviços basicos e não aparecem nas estatisticas mentirosas manipuladas pela QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS.

  8. Aonde consta essa informação que vendemos nosso petróleo por um valor 40 % abaixo do valor de mercado conforme afirmado por 1 maluquinho ?

  9. Isso esta nos contratos de conseção meus amigos o Brasil vende seu petroleo 40% abaixo do valor de mercado.Notem como na materia colocam que plataformas Chinesas estão extraindo petroleo em Cuba,como se os ganfanhotos tivessem se unido com os porcos.Mas não falam das plataformas Anglas no Caribe e no golfo do Mexico.Ate mesmo não informam que hoje o maior investidor e maior parceiro na Petrobras é a India e que com ela ja extraimos petroleo do pré-sal na bacia de Campos e em fase de testes na bacia de Santos.Tudo o que apresentam na midia tem uma unica fonte tendenciosa ocidental.Vendemos a quem nos pagar e a China tem dinheiro na mão para pagar e ´paga bem.Os contratos de conseção anteriores ao pré-sal são favoraveis a extrangeiros que levam o nosso petroleo em valor abaixo do mercado.Tolos somos nós que pensamos que o petroleo é nosso.A Petrobras de estatal so tem o nome,é hoje uma empresa de capital aberto com 49% de capital extrangeiro.Em tudo referente as nossas riquesas,referente as nossas defesas manipulam,orquestram,sempre para especuladores e tudo movido por xenofobia-ideologica>para o Brasil ser realmente dos Brasileiros e para termos as posses de nossas riquesas e com o lucro delas realmente investirmos em desenvolvimento,capacitação e melhoria de vida para nosso povo teremos que lutar por isso e derramarmos nosso proprio sangue.Nós que movemos esse pais e que pagamos as contas dele o que ja fizeram alguma vez com os lucros de nossas materias o que efetivamente refletisse em qualidade e melhoria para nosso povo?Nada.Somente nos iludem com paliativos.As necessidades do Brasil e dos Brasileiros não são para longo praso pois o pretesto do longo prazo apenas é engodo para apropriação ilicita e favorecimento de quem compactua,servindo tambem de aliciamento.As necessidades do Brasil e do povo Brasileiro são para ontem.Temos de ter capacidade de defendermos nossas riquesas e a soberania de nossa nação.Temos que fazermos justiça social a esse povo sofrido,trabalhador,ordeiro e que ainda acredita que é possivel.Não podemos mais continuarmos atrelados a manipulações e mentiras de grupos especuladores e de uma minoria que se enriquece e muitos que ainda roubam usando do sofrimento e das vidas de muitos que so padecem.O Brasil é o pais mais maravilhoso da Terra e os Brasileiros merecem serem tratados com dignidade.Deem-lhes as oportunidades e eles supreenderão a toda a humanidade ou continuem com as mentiras e imoralidade bandida e conhecerão o mais terrivel guerreiro sanguinario e sadico que farão toda a humanidade jamais se esquecerem de nossa gente.

  10. Os Chineses e sua forma justa de fazer comercio:
    A China é conhecida no mundo pela forma desleal como faz comercio.
    Recentemente o Brasil vem buscando fazer acordo com a Argentina extensivel ao mercosul para tentar proteger sua indústria. A China tem dominado o mercado de soja Argentino – últimante fazendo uma gigantesta compra de terras para criação de uma fazenda estatal para produção de soja exportavel diretamente para os chineses.
    Utiiza-se de triangulação e outros meios de comercialização que podem levar a desestabilização da indústria não só do Brasil como da ARgentina, a quem estamos ajudando como também ao Uruguai (no caso da revisão do IPI para carros).
    Entra de tudo produzino na china (as vezes montado outras não) de produtos como sola de sapato, cobertores, carros que aproveitam o tratado do mercosul e chegam ao Brasil através da Argentina – Uruguai e Paraguai.
    A moeda Chinesa é uma moeda desvalorizada, os custos de fabricação e de mão de obra são pontos irrelevantes em uma avaliação por qualquer parceiro comercial com a China em caso de disputa comercial internacional já que a mesma não tem procedimentos de controle de custos que sejam claros e possiveis de aferição por qualquer orgão internaiconal.
    O tipo de relação comercial que a China tem feito no continente Africano, mostra bem o perigo que pode ser a China se Brasil não entrar em acordo com os seus parceiros do Mercosul. A exploração que a China esta fazendo das fragilidades existentes nas relações entre os parceiros do Mercosul pode levar os plano da Unasul inslusive para o buraco, já que o comercio é um pilar vital para existencia do mesmo.
    SDS

  11. Recentemente em reunião do mercosul no Paraguai a presidente Dilma propôs ao Mercosul que os países-membros do bloco possam aumentar em conjunto medidas que protegam o Mercosul da invação desleal dos chineses.
    Em anúncio conjunto tanto Dilma como Kirchner falam em blindar o mercosul contra a invasão de produtos chineses que estão perdendo mercado no EUA e Europa.
    De todos na America do Sul o Brasil é o mais industrializado – o que tem a perder – a Argentina deve sua parca industria que ainda se sustenta ao Brasil com seus investimentos e aquisições e compra de produtos, ou o Brasil joga duro com seus parceiros ou em futuro proximo a potencia da America do Sul sera a China, e de nada valerá a 4ª Frota Americana no Atlantico Sul – a não ser para os tolos que preferem continuar a defeder posições de paises A ou B como parceiros PERFEITOS.
    SDS

  12. Não esquecendo de falar que a Rússia como poderosa potencia que se opos a intervensão da Líbia não esqueceu seu pragmatismo e jogou seu lixo ideologico de volta a seu lugar e junto com a França foi garantir sua parte na divisão do bolo.
    Veremos o quanto ASSAD demorara para ver a lealdade Russa
    atraves de um buraco de um bueiro.
    SDS

  13. O irmão Caim do norte e n > perigo, temos de estar preparados p o bote dele. O pior e q nada está sendo feito p evitar o corsário do norte e sua gangue da Otan.E na paz q se preparar p a guerra, viu Cartago, Líbia e Argentina…Sds.

  14. Vejam só meus senhores, quanta desinformação e má informação por parte de alguns órgãos da mídia, se foram tendenciosas, cada um tire as suas conclusões. Recordo-me perfeitamente de que há pouco pouco mais de uma década haver lido em um jornal do meu estado, uma matéria onde o título expressava que as fontes de petróleo estavam se esgotando e que não durariam mais que vinte ou trinta anos e aí teríamos um colapso no abastecimento e seria o caos total das indústrias do setor.
    Hoje, decorrido todo esse tempo, novas fontes de petróleo foram descobertas no Brasil(Pré-Sal), na África, na Colômbia, na Argentina, na Venezuela, no Alaska, etc e todas com altos índices de produtividade e sem contar as tantas outras que ainda estão por ser descobertas.
    Nesse mesmo período, intensificaram-se pelo mundo afora as ações com vistas a desenvolver e acelerar a obtenção de novas fontes de energia e o Brasil que já dispunha de uma matriz segura e limpa e também contava com um avantajado programa nesse setor, dentre outros, ampliou ainda mais a sua participação na indústria do etanol.
    Enormes foram e ainda são as resistências por parte de alguns mercados tradicionalistas e conservadores que insistem em não quebrar os paradigmas. Ao mesmo tempo foram feitas campanhas difamatórias ao modelo brasileiro de brasileiro de obtenção da matéria prima para a produção do álcool da cana de açúcar, chegou-se a espalhar que o Brasil estaria contribuindo para aumentar a fome do planeta e a matar milhões em todo o mundo.
    Estranhamente observo ao ler o texto acima que os Estados Unidos estão perto de superar o Brasil nas exportações de etanol, é mole? ou nós desenvolvemos a nossa política sobre a exportação do etanol com firmeza ou os yankees nos engolem e tomam o nosso mercado. O nosso país já deveria possuir uma independência no setor automotivo alicerçado na indústria de motores flex-fuel, pois disporemos muito em breve de uma cadeia avantajada de suprimento de combustíveis, portanto não há o que esperar.
    O Eike Batista bem que poderia já ir pensando em ser o pai dessa criança, um automóvel com DNA totalmente nacional. Tenho certeza de que não vai faltar padrinho para os “moleques”.

  15. Hoje o Brasil que tem uma produção de Etanol que dura somente 6 meses pois este é o periodo de safra de cana de açucar ou seja uma vez por ano durante 6 meses e passamos a sermos importadores do etanol Americano.Pois bem os Americanos mostraram-se surpreendidos com os avanços Brasileiros por buscar de fontes alternativas e vieram conhece-las nós os otarios lhes mostramos e como la cana de açucar não dá certo usaram o milho ja que são os maiores produtores do mesmo.Em tudo jogam para sempre ganharem e sempre nos derrubarem.A Soja tem cotação manipulada por eles segundo suas intenções e como veem juntamente com sua mamãe Inglaterra desenvolvendo tecnologias para controle e uso de forças da naturesa para fins de defesa usa-las para devastarem areas agricolas ou mesmo prejudicarem suas colheitas pouco custa.O mundo,os governos,as pessoas deveriam concientizarsem quem realmente são esses Vampiros Anglos e o mal que representam para toda a humanidade.Jamais aceitarão perderem hegemonia em nada e quando isto estiver em evidencia arrastarão a humanidade a uma terceira guerra mundial.Aproveitar as fraquesas deles e deferirem-lhes um golpe de misericordia é o mais sensato a se fazer.

  16. NILO a ideia do molusco Lula o veneravel Manguaceiro é fortalecermos uma aliança Sul-Sul e nesse contesto EUA,OTAN,Russia,China estariam fora.Talvez a India estaria dentro se formos olhar com visão geopolitica nesse sentido estariam localizados no norte.Bem Brasil,India,Africa do Sul,Malasia,Indonesia são economias emergentes com importante influencia regionais e juntos articulariam uma integração Sul-Sul.Acontece que os gigantes do norte ate mesmo os que não se entendem por afinidades ideologicas se mordem e se lambem o tempo todo mesmo que estejam em lados opostos.Subjugar o mais fraco é a lei da naturesa e filosofia de potencias.O Brasil tem cacife e moral para fomentar uma nova ordem mundial e não faz isso por covardia de elites que são quem dão a sustentabilidade para se ter governança e temem perderem esse apoio e consequentemente perderem poder e influencia.O ser humano é prostituido por naturesa e todos teem seus preços.Tolo é aquele que acha que não é corrupitivel e manipulado.

  17. Os países de primeiro mundo são uma vergonha. Já temos o hidrogênio, que poderá ser produzido pelo Sol e pela água. Pra que desenterrar o demônio ? No futuro ele será aprisionado por mais 1000 anos, mas até lá o nível do oceano subirá 70 metros e a Amazônia voltará a ser um mar interior.

  18. Lula procurou durante seu governo fortalecer as relações entre os BRICS, privilegiou uma politicas de investimentos no Mercosul e posteriormente Unasul, investido inclusive em infraestrutura.
    Buscou fortalecer relações com os paises Africanos e que vem fazendo inclusive depois que deixou o governo.
    Colocou a diplomacia Brasil no circulo do paises do Oriente Médio (Turquia, Iran, Siria, Israel, …).
    Buscou diversificar nossas relações comerciais e diplomaticas.
    Não sou da AAA Associação dos Alcolatras Anonimos, para me preocupar com opção de alguem ingerir alcool.
    Não pertenço ao Conselho Regional do Psiquiatras – para me preocupar com o nivel de manipulação de outros.
    Não sou da TFP – Tradição Familia e Propriedade para ficar me preocupando com o nivel de prostituição humana.
    Não pertenço a Confraria das Carolas para avalizar que o Brasil tem cacife moral para impor ao mundo hegemonia.

Comentários não permitidos.