FX suíço pode ser decidido ainda neste Outono

Sugestão: Justin Case

Tradução e adaptação: E.M.Pinto- Plano Brasil


O Conselho Federal suiço pretende decidir o seu programa FX ainda neste Outono. Segundo, GafnerVon Beni jornalista do Tages Anzeiger o periódico de Zurich- Suiça, os resultados do relatório confidencial sobre a decisão acabaram vazando na imprensa.

Segundo ele o longo processo de espera pela decisão foi extensamente detalhado e complexo. Três fornecedores foram convidados para a competição. Após a avaliação concluída, a decisão de aquisição foi entretanto adiada por anos. Dois caças avaliados seguiriam par-a-par em desempenho técnico.

Embora o FX Suíço tenha sido adiado por alegadas questões econômicas, o caça mais barato, teria sido preterido na decisão e segundo Von Benin, “claramente perdido competição”.

Segundo o jornalista, o caça francês Dassault Rafale sagrou-se o vencedor do programa na avaliação inicial e teria sido seguido logo atrás pelo também europeu EFA 2000 Eurofighter Typhoon, do Grupo de Defesa EADS, do qual fazem parte a Grã-Bretanha, Itália, Alemanha e Espanha.


A avaliação foi feita segundo critérios de notas de 0 à 10 emitidas pelos avaliadores, dos quais o sueco SAAB Gripen, teria  marcado apenas a metade dos pontos dos demais concorrentes. O autor destaca que as notas permanecem em segredo. Porém, que o debate no Conselho Nacional suíço ocorrido na última de quarta-feira 8 de Setembro, foi marcado pela confirmação de acelerar a decisão do programa e desta forma, os 3 concorrentes estão intensificando os seus esforços e publicidades.


O conselho suíço descartou a sueca Saab, cujo caça oferecido é substancialmente mais barato, algo em torno de cem milhões de francos que aqueles exigidos por aeronave pela EADS e Dassault . Por sua vez a Dassault reabriu o seu escritório de ligação em Berna o qual havia sido fechado há um ano.  A EADS decidiu exibir a sua aeronave muito em breve em Valais, participando do show aéreo na mesma cidade.

Consta que o Conselho Federal Suíço deve antecipar a decisão para já próximo Outono deste ano e que segundo a decisão, a aeronave já seria incluída no orçamento militar de 2012.

Fonte: Tages Anzeiger

17 Comentários

  1. Vamos aos fatos 1:
    .
    1°)Foi descartado na Noruega;
    .
    2°)Foi descartado na Índia;
    .
    3°)Pelo jeito, foi descartado na Suíça.
    .
    Vamos aos fatos 2:
    .
    1°)Em questão territorial, estes países perto do Brasil são minúsculos;
    .
    2°)O Gripen NG possui capacidade de carga menor q seus concorrentes bi-reatores;
    .
    3°)O Gripen NG possui raio de ação menor q seus concorrentes bi-reatores.
    .
    Pergunta:
    .
    Pq o Brasil deveria escolher o Gripen NG como defendem CORAJOSAMENTE (tenho q admitir) muitos kamaradas???
    .
    Falow

  2. Esse gripen não consegue nem se classificar nas concorrências que disputa, que merda de avião, bem falam que é mais um treinador e ataque leve (AT).

  3. Vou repetir… chega desses FXs, nós do PB é que temos que comprar esses caças para o Brasil… vamos fazer uma vaquinha e comprá-los nas prateleiras do ebay.

    Porém com essa futura liquidação de f5 a coisa ficou mais fácil ainda.

    Mas a verdade que dói é que enquanto esses F5 brasileiros não se desintegrarem de tão velhos o Brasil não vai abrir mãos deles. O diacho é que eles devem ser feitos com uma super blindagem de aço grosso (se lembram das caminhonetes Rural Willis, os F5 devem ser irmãos delas). rsrsrs!!!!

  4. .
    .
    Gripen dispensado dessa também… parece que a vida e a sobrevivência do Gripen no mercado fica cada dia mais difícil!!
    E essa falta de vendas no futuro aumentará em muito os custos de manutenção do Gripen, basta esperar pra ver!!
    .
    Agora é ver qual será o escolhido, o Rafale ou o EF-2000… acho que desta vez vai dar o Eurofighter devido às espetaculares relações suíças culturais com a Alemanha e Itália… mesmo que parte do território suíço também fale francês como língua oficial!
    .
    Se der Rafale ali também sem duvida para o Brasil fica ainda melhor escolher essa aeronave no FX2!
    .
    Por mim que compremos mesmo esses F-5 deles, e modernizamos até começar a chegar os FX2!!
    .
    Valeu!!

  5. Os grandes “gênios” se esquecem que o OBJETIVO da END e permitir ao pais participar do comercio do caça em questão e portanto qual deles nos permitira isso?

  6. Antes que o Maluquinho me pergunte do SU 35, eu lhe respondo, dos 3 concorrentes.
    SAAB Gripen
    Dassault Rafale
    Boeing Super Hornet.
    Apenas um deles não se compromete com a comercialização posterior pelo Brasil, a Boeing.
    Os outros dois concorrentes diga-se de passagem têm propostas muito semelhantes sendo que a SAAB já trabalha com algumas indústrias nacionais como a AKAER entre outras.
    Pelo que está exposto nas propostas até agora disponibilizada pelos 3 concorrentes, é isso que se lê e entende, o que se sub entende ou que queiram entender, é do gosto de cada um especialmente dos Gênios muito bem assinalados.
    SDS
    E.M.Pinto

  7. Fabrício disse:
    12/09/2011 às 14:04

    Vamos aos fatos 1:
    .
    1°)Foi descartado na Noruega;
    .
    2°)Foi descartado na Índia;
    .
    3°)Pelo jeito, foi descartado na Suíça.
    .
    Vamos aos fatos 2:
    .
    1°)Em questão territorial, estes países perto do Brasil são minúsculos;
    .
    2°)O Gripen NG possui capacidade de carga menor q seus concorrentes bi-reatores;
    .
    3°)O Gripen NG possui raio de ação menor q seus concorrentes bi-reatores.
    .
    Pergunta:
    .
    Pq o Brasil deveria escolher o Gripen NG como defendem CORAJOSAMENTE (tenho q admitir) muitos kamaradas???
    .
    Falow

    Fabricio vc esqueceu o fato 3 e 4 que está a favor:
    fato 3:

    O valor é muito menor que os outros 2 x 1

    fato 4:

    O mantenimento é muito menos costozo,que mais da ter um Rafale e não poder manterlo como passo com a venezuela com os su35,tem mais estão mais tempo parados que voando já que o mantenimento é muito alto para um pais como ele,imagina no Brasil com a corrupção,vai poder manter os Rafales?.

  8. .
    .
    Ai com o valor economizado comprando os Gripens ajudamos os nossos potenciais rivais da A.L. que virão com aeronaves mais capazes em batalha do que os Gripens, como os F-16(Chile), Su-30(Venez), Mig-29(Peru)…
    .
    Melhor não economizar tanto em armas de guerra, pois o barato pode sair caro depois!!
    .
    Quero ver se um dia o Brasil colocar uma aeronave Chinesa em um futuro FX se os defensores do preço baixo vão ser a favor como hoje são com o Gripen… tipo um FJ-17 ou J10… e ai, melhor comprar baratinho???
    .
    Valeu!!

  9. A principio o Brasil não deve comprar o Gripen por um básico motivo

    a transferência de tecnologia :

    o Brasil sabe desenvolver um cockpit de alta qualidade porem não sabe montar um turbojato ou algo supersônico, portanto a melhor escolha seria um caça de capacidade motiva alta. Na minha opinião singela também não estaria enquadrado os rafaele francês pois este no tem empuxo suficiente, FX é brincadeira já né ??qualquer serie F deve ser descartada de bate pronto nos últimos anos, se tinha algum q valia a pena seria o 22, portanto sobra poucas escolhas ao meu ver e em base só a russa, precisamos de tecnologia de propulsão agora mais nada

  10. O FX brasileiro pode ser decidido nos proximos 20 anos, quando sobrar verba do Fome zero. Ate la ja assinaram a papelada da amazonia.

    Pessoal, esquece o cacareco chines pelo amor de deus. sabe se la como aquilo la e construido e quando estara operacional. Uma coisa e comprar a tranqueira outra e manter o bicho voando, com pecas de qualidade, manuais, ferramentas, doutrina, software..jesus, esquece a china.

Comentários não permitidos.