Defesa & Geopolítica

FX suíço pode ser decidido ainda neste Outono

Posted by

Sugestão: Justin Case

Tradução e adaptação: E.M.Pinto- Plano Brasil


O Conselho Federal suiço pretende decidir o seu programa FX ainda neste Outono. Segundo, GafnerVon Beni jornalista do Tages Anzeiger o periódico de Zurich- Suiça, os resultados do relatório confidencial sobre a decisão acabaram vazando na imprensa.

Segundo ele o longo processo de espera pela decisão foi extensamente detalhado e complexo. Três fornecedores foram convidados para a competição. Após a avaliação concluída, a decisão de aquisição foi entretanto adiada por anos. Dois caças avaliados seguiriam par-a-par em desempenho técnico.

Embora o FX Suíço tenha sido adiado por alegadas questões econômicas, o caça mais barato, teria sido preterido na decisão e segundo Von Benin, “claramente perdido competição”.

Segundo o jornalista, o caça francês Dassault Rafale sagrou-se o vencedor do programa na avaliação inicial e teria sido seguido logo atrás pelo também europeu EFA 2000 Eurofighter Typhoon, do Grupo de Defesa EADS, do qual fazem parte a Grã-Bretanha, Itália, Alemanha e Espanha.


A avaliação foi feita segundo critérios de notas de 0 à 10 emitidas pelos avaliadores, dos quais o sueco SAAB Gripen, teria  marcado apenas a metade dos pontos dos demais concorrentes. O autor destaca que as notas permanecem em segredo. Porém, que o debate no Conselho Nacional suíço ocorrido na última de quarta-feira 8 de Setembro, foi marcado pela confirmação de acelerar a decisão do programa e desta forma, os 3 concorrentes estão intensificando os seus esforços e publicidades.


O conselho suíço descartou a sueca Saab, cujo caça oferecido é substancialmente mais barato, algo em torno de cem milhões de francos que aqueles exigidos por aeronave pela EADS e Dassault . Por sua vez a Dassault reabriu o seu escritório de ligação em Berna o qual havia sido fechado há um ano.  A EADS decidiu exibir a sua aeronave muito em breve em Valais, participando do show aéreo na mesma cidade.

Consta que o Conselho Federal Suíço deve antecipar a decisão para já próximo Outono deste ano e que segundo a decisão, a aeronave já seria incluída no orçamento militar de 2012.

Fonte: Tages Anzeiger

17 Comments

shared on wplocker.com