Países nórdicos trabalham na criação de uma Aliança Militar

Noruega

Islândia

Suécia

Finlândia

Dinamarca

Cinco países do norte da Europa planejam debater em abril uma série de proposta para desenvolvimento de uma cooperação militar, incluindo a possibilidade de um pacto de defesa mutua ao estilo da Aliança Atlântica, noticia hoje o jornal russo Nezavisimaya Gazeta.

Também pode haver discussão da criação da ‘mini OTAN’ durante as reuniões que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, terá com os ministros das nações Escandinavas e do Báltico que acontecerá em Londres de 19 a 20 de janeiro.

O ex-embaixador americano na Noruega, Benson Whitney, parece não ter gostado da idéia e tentou desqualificar os planos das nações nórdicas, uma vez que qualificou os tais planos de ‘sonhos envoltos em uma névoa polar”. Whitney pareceu ter recobrado a consciência, sabendo que ficaria em maus lençóis, quando tentou amenizar os planos dos países nórdicos ao dizer a criação de uma aliança nos moldes da OTAN poderia ser útil para manter a vigilância sobre os russos. Em seguida ele disse que a criação de uma aliança militar serviria para manter os olhos também sobre os ursos polares. Não se sabe ao certo ao teor dessas palavras. Não ficou claro para mim se ele quis mais uma vez ironizar os planos dos países do norte da Europa, afinal não ficou claro quem seriam os ‘ursos polares’.

Os países nórdicos contribuiriam de forma importante “com as missões de paz da OTAN e dos EUA”, eles uniriam seus meios de transporte, equipamentos médicos, unidades anfíbias, estruturas de vigilância marítima e forças especiais de estabilização, considera Whitney.

O russo Yuri Deriabin, colaborador do Instituto da Europa e especialista nos países nórdicos, manifestou em entrevista ao jornal Nezavisimaya Gazeta, que esse projeto tardaria bastante para se materializar, uma fez que falta coordenar os interesses de todas as nações do norte da Europa, interesses esses que diferem e muito.

Fonte:  O Informante

21 Comentários

  1. O ex-embaixador americano na Noruega, Benson Whitney, parece não ter gostado da idéia
    logico eles presizao de buxa de canhao pra guerrinha suja deles e din din pra sustentar projetos como o Jacalllll f 35 que so come din din
    sim faz sentindo

  2. “todos se armando…”
    há algo estranho sim, depois de uma grande crise economica, os países tão se armando pra valer e o clima tá muito tenso se for levar em conta a extrema-direita nacionalista na europa e tudo mais. isso lembra muito as vésperas da 2º guerra mundial…
    é monha opinião…

  3. qlquer alinça militar que não seja a OTAN é vista com maus olhos pelo eua e pela europa … por que sera..???
    medo..??? perda de influencia????

  4. A III GM está à caminho, sem nenhuma dúvida. É só os EUA se unirem a Rússia, Reino Unido, França e Israel. Os inimigos ? Os outros países nucleares (Índia, Paquistão, China, Coréia do Norte e Irã).
    Os países nórdicos também seriam aliados da Alemanha ? Sem dúvida. Esses povos são historicamente o mesmo.

  5. Quem tem…tem medo! Demorou para termos uma linha de defesa na América da Sul seguindo talvez não a mesma linha aqui disposta: Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Venezuela, Paraguai e Bolívia.
    NOTA: Quanto a Venezuela entendo ser vital que a tenhamos como aliado, mesmo que instável, do que como inimiga declarada. Paraguai e Bolívia por serem amigos íntimos do regime de Caracas e porque temos necessidade da energia gerada por eles (hidroelétrica e gás…mesmo que a reserva da Bacia de Santos seja o que estão prometendo).
    Após a introdução dos Guaranis por exemplo doaríamos EE-9 e EE-11 para Paraguai e Bolívia, exportação ou co-produção de um MBT com o Peru, Colômbia e Uruguai, retendo-os assim como usuários de prestação de serviços.
    Quanto a Argentina este sim é um parceiro de peso que faz tempo que deveríamos ter laços de produção de material de defesa mais significativos.

  6. As missões de paz da OTAN e dos EUA 😆 😆 😆
    Mas falando serio agora, faz sentido um pais participar de 2 alianças militares? hum acho que a OTAN vai começar a perder membros hein

  7. Os EUA, apoiando os políticos venais brasileiros no poder, certamente terão o apoio deles.E isso seria péssimo para o nosso desenvolvimento. A corrupção é uma arma de guerra.
    Não irão permitir que o nosso país se transforme numa exuberante China ou Índia, pois o capitalismo mundial só funciona na base de exploradores e explorados,ou senhores feudais e vassalos.
    Temos que passar e estudar mais os regimes políticos Chinês, Japonês, Iraniano, Sueco, Alemão, Canadense e Australiano, pois eles se aproximam bastante da distribuição de renda ideal. A China, Japão e Alemanha encontraram a fórmula do desenvolvimento tecnológico.
    Creio que a população brasileira se aproxime mais da chinesa.
    Precisamos do Parlamentarismo à Brasileira, com eleição indireta. Os sindicatos de todas as profissões indicariam os seus representantes políticos, inclusive as Forças Armadas. Entre 2 a 3 representantes, por profissão.
    Congresso Unicameral. Acaba-se de vez com o maldito populismo lulista e com todos os partidos políticos.
    O Sindicado teria que indicar o melhor dos melhores de sua classe, nos aspectos moral, intelectual, liderança, capacidade executiva, visão global, ética, e saúde física e mental.

  8. COncordo com o colega que disse que poderia ser o inicio do fim da OTAN.
    .
    Se estes paises se unirem realmente deixaram a OTAN e poderam estar assim construindo as bases para uma defesa comum europeia sem os USA e Turquia. Isso seria o inicio do fim da OTAN realmente, e muita coisa poderia nascer deste acordo.
    .
    Normal e até obvio que o embaixador Yankee nao goste da ideia, pois esta poderia representar o fim da OTAN como a conhecemos hoje… e com uma Uniao Europeia unida até militarmente, quem sabe um dia nao entraria a Russia neste pacto, sendo um pais europeu também???
    .
    O mundo esta mudando e ficando cada vez mais interessante…
    .
    Valeu!!

  9. o que min peocupa caso um dia a otam ente em ruinas a bola da veses vai ser o brasil afinal são os sehores que disem que somos colonia americana então eles vão cobra o preço
    acoda brasil paceria ja com os russos su-35 pak-fa vls emte outos

  10. Enquanto isso, rabiscamos coisas parecidas por aqui… A diferença é que, na América do Sul, somos todos pobres quando comparados aos cinco países do post.

    Demoraríamos DÉCADAS para implantar algo do gênero…

  11. mas nao podemos esquecer que os filandeses sabem guerriar no gelo(lembram da invasao russa na finlandia(segunda guerra mundial), os russos perderam muito mais tropas que eles).

  12. Muito perspicaz a colocação do Dandolo… só acho que assim os sindicatos se tornariam agremiações politicas do mesmo jeito… vivemos uma crise moral na busca pela sobrevivencia… só sobreviverá os fortes… a lei do cão chupando manga…

  13. Haverá guerra pela disputa da Groenlândia ?
    Hoje, pertence a Dinamarca, mas os EUA e Rússia estão de olho nela.

Comentários não permitidos.