Por Lula, Índia abriria mão de indicar candidato a secretário-geral da ONU, diz diplomata

http://blogdofavre.ig.com.br/wp-content/uploads/2009/09/lula_positivo.jpg
Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em São Paulo
Sugestão Gérsio Mutti

Após a derrota de seu candidato para o sul-coreano Ban Ki-moon em 2007, o governo indiano avalia que terá no ano que vem mais chances de indicar o próximo secretário-geral das Nações Unidas. Mas se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiver entre os postulantes, abriria mão da disputa por ver nele a personificação dos países emergentes e da capacidade de mediação entre ricos e pobres, disse ao UOL Notícias um diplomata ligado à Índia e à ONU.

De acordo com ele, a derrota de Shashi Tharoor – atual ministro indiano das Relações Exteriores e ex-subsecretário de Comunicação da ONU – sinalizou que o Sul da Ásia, onde a Índia é a principal potência, será decisivo na próxima indicação nas Nações Unidas, prevista para o fim de 2011. Depois de três mandatos de africanos (um com o egípcio Boutros Boutros-Ghalli e dois com o ganês Kofi Annan), a Ásia teria a primazia de reconduzir Ban ao cargo ou de apontar outro representante.

“Sabemos que essa não é uma disputa fácil, mas o governo da Índia já sinalizou ao presidente Lula que, se ele estiver disposto, contaria com o apoio do Sul da Ásia”, disse o diplomata. “Não se trata de desistir de indicar um indiano. Isso apenas ficaria mais para a frente. O presidente provavelmente teria de ter o apoio da América Latina se quiser ser candidato, para que no futuro isso seja retribuído ao Sul da Ásia.”

O diplomata, que pediu para não ser identificado, disse que o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, e o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, foram informados sobre a sinalização indiana. Procurados pela reportagem, não foram encontrados.

Na eleição de 2007, Tharoor começou a disputa como favorito, mas o apoio a Ban foi maior. Mais tarde, veículos de imprensa europeus informaram que os Estados Unidos – durante o governo de George W.Bush – vetaram o indiano para evitar rusgas com o rival Paquistão e por preferirem um diplomata mais discreto, como sul-coreano. A China, que tem tensões fronteiriças com a Índia, se absteve.

O secretário-geral é indicado pela Assembleia-Geral depois de recomendação do Conselho de Segurança, formado por cinco membros permanentes: EUA, Grã-Bretanha, França, China e Rússia. As reuniões do grupo para discutir a indicação são secretas e somam também seus nove membros rotativos.

Para dar apoio ou retirá-lo, os países dão votos de “estímulo” ou de desencorajamento” no conselho. O nome só pode ser aprovado se todos os membros permanentes não impedirem e pelo menos quatro outros derem suporte.

Para o diplomata, Tharoor ainda poderia se candidatar mais adiante – apesar de ter deixado a ONU depois da derrota – porque ainda é muito jovem: tem apenas 44 anos de idade. O último latino-americano a ocupar o cargo foi o peruano Javier Pérez de Cuellar, entre 1982 e 1991.

Os membros permanentes do Conselho de Segurança evitam indicar candidatos a secretário-geral para não concentrar poder. O Brasil, assim como a Índia, pleiteiam a ampliação do grupo, formado no contexto da Segunda Guerra Mundial. África do Sul, Alemanha, Japão e Austrália também fazem pressão diplomática para entrar no clube.

Recusa ou falta de apoio?
Depois de o nome de Lula ser lançado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, em uma reunião do G20, o governo brasileiro rejeitou as especulações. À mídia europeia, diplomatas das Nações Unidas disseram que o brasileiro correria risco de veto dos EUA e da Grã-Bretanha por sua aproximação com o Irã.

Em maio, em retribuição à visita do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, Lula visitará o país – que faz parte do Sul da Ásia – apesar das tensões internacionais por conta dos riscos de o regime teocrático buscar enriquecimento de urânio. Potências ocidentais dizem o objetivo disso é obter armas atômicas, o que Teerã rejeita.

Apesar do reconhecimento internacional por sua defesa dos países emergentes, em especial africanos, asiáticos e latino-americanos, Lula recebeu críticas internacionalmente por declarações sobre regimes quase tão controversos quanto o do Irã, como a Venezuela sob o presidente Hugo Chávez e Cuba, dos irmãos Fidel e Raúl Castro.

Antes de morrer em um atentado terrorista no Iraque em 2003, o diplomata Sérgio Viera de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, era cotado como favorito a suceder o ex-secretário-geral Kofi Annan.

Fonte:Uol

22 Comentários

  1. O Lula é brilhante sempre gostei e não falo isso só aqui. A forma dele atuar e levar o Brasil ao nível onde está agora, faz com que nos sintamos orgulhosos. Há muito o que se fazer ainda, mas se no próximo governo seja qual for o vencedor fizer metade do que o Lula fez com certeza, ouviremos muito mais elogios e despertaremos mais confiança no exterior.

  2. O Lula é brilhante sempre gostei e não falo isso só aqui. A forma dele atuar e levar o Brasil ao nível onde está agora, faz com que nos sintamos orgulhosos. Há muito o que se fazer ainda, mas se no próximo governo seja qual for o vencedor fizer metade do que o Lula fez com certeza, ouviremos muito mais elogios e despertaremos mais confiança no exterior.

  3. …seria uma boa oportunidade para a diplomacia do brasil mostrar sua capacidade,a onu é um orgão político-humanitário,nada mais interessante que um político profissional no cargo mór….

  4. Falta agora o apoio dos Russos e Chineses, que creio eu não irão abrir mão de colocar algum candidato, mas se estes o fizerem, Lula estaria bem apoiado pelos integrantes dos Bric’s, e o mundo deve estar bastante interessado em saber qual a posição deste grupo no comando da diplomacia mundial.

    Abraço

  5. O Lula sabe realmente apasiguar os lados, mostrando o que aconteceu no Brasil, dando exemplos de como nós superamos nossos problemas com nós controlamos a nossa economia.

    Mas o que falto no Lula, é o conhecimento da parte “geopilitica estratétigica”, não importa se é esse o nome. O que importa, é que o Lula deveria conhecer mais as jogadas internacionais, jogos politicos, economicos e etc.

    Só assim ele poderia concilitar isso. Pois ele ainda mantém a visão socialista de sempre, e isso, convenhamos, não existe mais no mercado politico, só nas republiquetas. O Socialismo moder se faz quando a Democracia esta muito bem balançeada.

  6. Seria otimo se Lula se candidatasse, pois isso mostraria quem esta contra. Se os EUA vetassem aí finalmente um bando de capachos brasileiros veriam que finalmente caiu a mascara dos americanos.

  7. As potências votam em que é melhor pra elas. Em quem apresenta menos riscos e quem pode ser direcionado a favorecer determinados interesses. Dizem que o austríaco Kurt Waldheim foi chantageado por EUA e URSS devido ao seu passado nazista que ele não queria ver revelado.
    Nunca antes na história da ONU um metalúrgico foi manda chuva lá….

  8. Do texto acima podemos retirar a provavel causa da morte do diplomata Sérgio Vieira de Mello:
    ” o diplomata Sérgio Viera de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, era cotado como favorito a suceder o ex-secretário-geral Kofi Annan.”

  9. “Mas se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiver entre os postulantes, abriria mão da disputa por ver nele a personificação dos países emergentes e da capacidade de mediação entre ricos e pobres”

    Já de inicio o diplomata falou tudo, 😯 e dúvido que algum representante Yankee, Russo ou Chinês poderia ser eleito, os outros grandes vetariam imediatamente pois tal país teria um poder extra nas mãos… então fica somente alguém de “emergente” no páreo, lembrando que o Ban Ki Mom é da Coreia do Sul, um país emergente. Assim creio que as chances do nosso futuro Ex-Presidênte Lula de vencer esta eleição da ONU sejam mais que simples positivismo político. 😉

    Mesmo que eu considere a ONU uma instituição falída por motivos vários, seria sempre uma coisa positiva ver que um Ex Presidênte do nosso Brasil alcançe a sua veta. Seria sem dúvida um orgulho ter um reconhecimento internacional assim para a nossa democracia… 😮 certo que o FHC pularia do Corcovado sem paraquedas, mas cada com o que merece, e normalmente lacaio dos Yankees não vai eleito pra este cargo!! 🙂

    Mas fica a pergunta: Seria o Lula capaz de evitar o veo dos grande e mudar alguma coisa realmente??? Ou seria só mais um com boas intenções a se perder nos interesses dos corredores deste Edifício de vidro??? Vamos ver no que daria a coisa. 😐

    Valeu!!

  10. O Lula tem defeitos, sim claro, quem nao os tem, Richard Nixon foi criticado por articular-se perfeitamente, causava monotonia por expressar-se extremamente bem! Porem, estamos observando que o mundo inteiro estah reconhecendo os talentos de Lula, comprovando suas virtudes e resultados praticos nas coisas que se propos a fazer, obtendo excelentes resultados. Simplesmente tem conseguido tudo que quiz e isso nao eh comum, nao eh facil!
    Agora soh falta a sua candidata ganhar a eleicao, o que tambem eh muito provavel. Lula tem se mostrado ser uma pessoa de muito valor, trabalhador, honesto e muita habilidade politica. A direitalha o tem acusado de sindicalista…tatatatata…denuncias vazias, puro preconceito. Na verdade, essa experiencia dele, como lider sindical, lhe rendeu uma rica experiencia e habilidade em processos de negociacao. Sempre tendo que lidar com interesses conflitantes, e que observar objetivamente os interesses envolvidos muita habilidade para lograr exito frente as exigencias de trabalhadores e empresarios. Assim, isso lhe rendeu extrema experiencia e habilidade para negociacoes. Por fim,
    nao foram poucas as tentativas para derruba-lo e nao conseguiram, usaram de tudo para isso. Portanto eh, indiscutivelmente, um homem forte e de muitas virtudes e vem ateh se tornando um motivo de orgulho para o povo brasileiro. A principio nao achei que Lula teria o perfil para um Secretario Geral da ONU, mas revendo meus conceitos estou vendo que eu estava errado. Ele nao conta soh com seus recursos pessoais, que sao muitos, mas com o respaldo de uma instituicao dotada de uma estrutura de conhecimento politico e diplomatico de primeirissima linha e respeitada no mundo inteiro. Inquestionavelmente seria um excelente Secretario Geral da ONU, capaz de entrar para a historia, dentre os grandes lideres mundiais!!!

  11. Imagino que tem uns ‘bicudões’ por aí tendo chiliques…
    O ‘sapo barbudo’ é cogitado para voar onde esses passarinhos de ‘bico grande’ nem pensam em andar…Com todo o ‘sorbonnismo’ dos ‘faróis de Alexandria’, um migrante (‘pau de arara’ para os mais elitistas), ex-torneiro mecânico, sem diploma superior e sem um dedo, de muitos erros gramaticais tem possibilidades de chegar bem alto…
    Ahhh.. isso é impagável.
    Adoro ver a cara de desdém desses pretensiosos elitistas do Brasil; é a pura expressão da inveja…
    Não sou petista, nem lulista, mas reconheço em Lula um dos melhores presidentes de nossa história.
    Ah, Dilma até 2014…

  12. PSDB/DEM, Globo, o Estadão, Fl. SP, Veja (PIG) e outras porcarias, serão totalmente contra a candidatura do Presidente Luiz Inácio L. da Silva. Não precisa nem dizer os motivos.

    Mas apoiariam o francês Fernando Hentrique Cardoso.

  13. Acho que tem perfil para ser, ter uma voz portuguesa dentro da ONU, dá relevo a nível mundial. E como diz o Brasilino pode ficar para a história.
    Actualmente a nível europeu temos o Durão Barroso como Presidente da Comissão Europeia e o Lula como Secretário Geral era uma dupla muito boa , pena não ter um que falasse português na casa branca, (risos) – uma piada para animar o pessoal

  14. karlus

    Mas nesse caso ele vai falar o português mesmo, pois nem portunhol ele sabe.

    O Lula seria uma propaganda e tanto apra alavancar o comercio aqui no Brasil, pena a nossa imprensa ser sempre do contra.

    ;p
    :p

  15. Eu sei escrever corretamente, mas eu não ligo a minima. Não é ignorância, é falta de
    vontade mesmo.

    Um abraço Kalus. o/

  16. Mas apoiariam o francês Fernando Hentrique Cardoso.

    Isso, com certeza explica a natureza alienigena, consistente com a natureza do FHC e
    seu partido, bem como seus semelhantes do demos.

    Um abraco

  17. Esse é o Lula do Brasil ou melhor, o Lula do Mundo! Um homem humilde, ex-operário de que virou o Presidente do Brasil e o mais célebre político mundial.

    Parabéns, lula!

  18. Eu sou suspeito… pois votei nele em todas as eleições. Porém, não eperava tanto… meu problema com os outros dois partidos (PSDB e DEM ex PFL) é que sempre que se instalam no poder vendem o país aos gringos. Em qualquer país sério esquerda e direita se unem quando o interesse nacional fala mais alto. Aqui eu não percebo esta realidade.

  19. Salve Nascimento,

    Se me permite, acrescentar algo ao que voce tao bem colocou, referente a oposicao, composta desses pseudo-partidos que voce mencionou, eh o fato de que seu posicionamento e diferenca, em relacao a oposicao num pais serio, eh que no pais serio ha a vontade de servir ao povo, enquanto que no Brasil, nao apenas nao se tem a menor preocupacao de servir ao povo, e sim aos lobbies internacionais que investiram nas campanhas dos candidados para servirem a seus interesses. Por isso, viram as costas ao povo, tao logo sejam eleitos. Alem disso, alem de nao servirem aos interesses do povo, depois de eleitos, eles nao fazem politica soh de oposicao contra quem estiver no poder eles fazem oposicao ao proprio povo brasileiro, sao extremamente preconceituosos e tem nojo do povo brasileiro que os elegeu, por isso traem a nacao com tanta facilidade, nao tem o menor apreco e apego por ela, nao se identificam com a nacao brasileira, sao esnobes, vazios e futeis cidadaos de quinta classe no mundo e estao contentes com isso, porque tem dinheiro e alguns privilegios, mas nao tem respeito porque nao tem merito para isso – sao lesa-patrias, nao se respeitam.

    Abraco

Comentários não permitidos.