Comentário Relevante

No Brasil,  todos nós desejamos um maior intercâmbio entre os dois povos, tanto no campo da ciência, como no campo das artes, tanto nos desportos como nas letras, tanto nas relações culturais como nas relações económicas.

Para o português, o Brasil é também Portugal, e para nos brasileiros, Portugal é também Brasil.

Irmanados nos mesmos ideais, regidos durante vários anos pelas mesmas instituições, formamos ou devíamos formar uma só e única Pátria.

Temos que ser realistas do peso que tem cada país da União Europeia.

A América do Sul sempre teve um desenvolvimento na periferia do mundo capitalista e hoje procura uma sustentabilidade no plano regional. É necessária uma parceria com a UE com identidade e autonomia regional.

Enquanto a Alemanha é o país mais forte do bloco, com o euro a ter uma âncora muito forte na riqueza, e na produção alemã, nos temos com Portugal relações muito fortes, a começar pela língua, pela história colonial e pela similaridade da cultura”.

Portugal,  povo amigo e irmão, sangue do nosso sangue, está sempre bem presente no coração e na memória de todos nos brasileiros.

Vejo com muito otimismo o princípio desta parceria estratégica, que é um aprofundamento natural das relações já existentes entre Brasil e Portugal.

Autor: Konner

6 Comentários

  1. É lamentável que o preconceito, arraigado no espiríto humano, seja uma ferramenta que gera violência, No Brasil, o preconceito dos sulistas (influência dos imigrantes europeus) discriminam os nordestinos – considerados inferiores. Isto é vergonhoso.

  2. O blog PLANO BRASIL faz uma rezenha diversificada das matérias ligadas à área de defesa, dispensando o acesso a outros meios quando se busca esse tipo de informação. Parabenizo o autor do blog na pessoa do E.M.Pinto.

    • Obrigado Roberto.
      Este é o espaço e contribuição que queremos dar.
      Agradeço também a todos os colaboradores, e participantes que tem sugerido matérias e críticas que tem ajudado a moldar o PB tal como está sendo.
      Esta é a nossa recompensa pelo trabalho que tem sido feito, o reconhecimento do nosso público.
      Cumprimentos
      E.M.Pinto

  3. “Para o português, o Brasil é também Portugal, e para nos brasileiros, Portugal é também Brasil.”

    Isso é uma brincadeira??? Esse é o tipo de comentario ou pensamento de quem nunca esteve em Portugal ou de quem nunca viveu na Europa.
    Deixa-me por favor elucidar umas coisas. Brasileiro é tratado como inimigo Nao apenas pelo Portugues, mas tambem pelo Espanhol.

    Eles gostam do brasileiro apenas em relacao ao futebol, quando nossos jogadores vao jogar la para fazerem aqueles timecos deles jogarem bem…. Pro resto… odeiam a nos brasileiros….

    POr favor… ESSE PENSAMENTO DE IRMANDADE SOMENTE EXISTE NA CABECA DO BRASILEIRO QUE NAO CONHECE O EXTERIOR…
    NAO SEJAMOS HIPOCRITAS…

    Vivi por 5 anos na Europa, conheco 19 paises apenas na Europa… Todas as vezes que fui em Portugal foram como TURISTA, e até em restaurantes…quando percebiam que se tratava de brasileiros… o Garcom acentuava a já tradicional RISPIDEZ com na qual se caracteriza o Lusitano…
    Brasileiro realmente tem é o coracao muito bom pra escrever coisas como as que li aqui… ou entao, ainda somos muito inocentes.

  4. “Vejo com muito otimismo o princípio desta parceria estratégica, que é um aprofundamento natural das relações já existentes entre Brasil e Portugal.”

    Konner, eu idem. Também vejo com otimismo essa parceria. Aliás, Portugal deveria sempre estar próximo ao Brasil (e vice-versa) seja em que área for, e por motivos óbvios.

    abração

  5. Muito felizes seus respectivos comentários, caríssimos Konner, Hornet e Roberto, vejo com muito bons olhos, a parceria estratégica entre Brasil/Portugal. Os tempos mudaram mas as virtudes da coragem, da bravura, determinação e garra portuguesa de um passado de glorias não muito distantes, (ruínas de Fortes no norte e nordeste brasileiro ) durante as suas grandes conquistas, ainda nos servem de exemplo, alento e inspiração, na defesa da soberania nacional da Amazônia, do pré-sal e da América do Sul.

    A Galícia, província espanhola ao norte de Portugal e com grande afinidade cultural e linguística com Portugal, muito provavelmente acompanha com grande interesse, essa parceria estratégica luso-brasileira, certamente poderia ser muito mais ampla e profunda, para o benefício de ambos países.

    Um abraço a todos

Comentários não permitidos.