No Brasil, todos nós desejamos um maior intercâmbio entre os dois povos, tanto no campo da ciência, como no campo das artes, tanto nos desportos como nas letras, tanto nas relações culturais como nas relações económicas.
Para o português, o Brasil é também Portugal, e para nos brasileiros, Portugal é também Brasil.
Irmanados nos mesmos ideais, regidos durante vários anos pelas mesmas instituições, formamos ou devíamos formar uma só e única Pátria.
Temos que ser realistas do peso que tem cada país da União Europeia.
A América do Sul sempre teve um desenvolvimento na periferia do mundo capitalista e hoje procura uma sustentabilidade no plano regional. É necessária uma parceria com a UE com identidade e autonomia regional.
Enquanto a Alemanha é o país mais forte do bloco, com o euro a ter uma âncora muito forte na riqueza, e na produção alemã, nos temos com Portugal relações muito fortes, a começar pela língua, pela história colonial e pela similaridade da cultura”.
Portugal, povo amigo e irmão, sangue do nosso sangue, está sempre bem presente no coração e na memória de todos nos brasileiros.
Vejo com muito otimismo o princípio desta parceria estratégica, que é um aprofundamento natural das relações já existentes entre Brasil e Portugal.
Autor: Konner
6 Comments