Rússia, Síria, Iraque e Irã criam central de informações para combate ao EI

Órgão em Bagdá facilitará intercâmbio de dados e pode também ser base de coordenação para futuras operações militares. Na ONU, ministro iraquiano exige mais ação da aliança internacional anti-“Estado Islâmico”.

Tomada de Mossul por EI é considerada maior derrota de Bagdá

A Rússia e três países do Oriente Médio pretendem fundar na capital iraquiana uma central para facilitar o intercâmbio das informações a respeito da milícia terrorista “Estado Islâmico” (EI). O órgão reunirá membros do Estado-maior da Rússia, Síria, Iraque e Irã, noticiou a agência de notícias russa Interfax, com base em fontes diplomáticas e militares de Moscou.

Numa fase posterior, operações militares poderão ser coordenadas a partir do centro em Bagdá, que será dirigido alternadamente por oficiais das quatro nações. O primeiro deles será um representante do Iraque.

Otimismo e exigências de Bagdá

O ministro iraquiano do Exterior, Ibrahim al-Jaafari, que se encontra em Nova York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, se mostrou otimista a respeito do projeto, neste sábado (26/09).

“As forças militares iraquianas alcançaram algumas vitórias significativas, repelindo os terroristas e os obrigando a se retirarem a norte de Mossul”, afirmou Jaafari, acrescentando que o Exército nacional “está do lado vitorioso”.

No entanto, a situação na segunda maior cidade iraquiana desmente tal versão. Depois de 15 meses de combates, as tropas do governo ainda não conseguiram retomar a maior refinaria de petróleo do país. As Forças Armadas procuram ganhar mais controle ao oeste antes de iniciar um ataque a Mossul, considerada a maior perda de Bagdá na luta contra o EI.

Ainda assim, Jaafari declarou que não são necessárias tropas de solo estrangeiras, e acusou a aliança militar internacional liderada pelos Estados Unidos de não estar fazendo o suficiente: “A frequência dos ataques aéreos oscila, e espero que ela seja mais alta no futuro.”

O chefe da diplomacia iraquiana também reivindicou de Washington mais equipamento de combate, assim como a intensificação dos treinamentos militares e da disponibilização de dados pelos serviços de informação.

AV/rtr/dpa

Fonte: DW

10 Comentários

    • Tiroleza
      .
      Com a cara feia, está os paus mandados do tio Sam lá na Europa .. um exército de refugiado, produto da OTAN e do famigerado tio Satã que atuam no Oriente Médio .. aliás só quero vê esse “alguns” que aplaudiam de pé quando a OTAN&EUA bombardeavam a Líbia para tirar o Ghadaf em nome da humanidade irão falar depois que o ISIS criado pela vaca-sagrada deles começarem bombardear a banânia ( Europa ) e a putenfia do Ocidente ( EUA ) .
      .
      ***************************
      .
      Refugiados e a escalada de violência e caos
      .
      Com imigrantes ilegais entrando na Europa, Aumenta a Violência, Muçulmanos sunitas impondo a lei Sharia, atacando cristãos e xiitas.
      .
      (*)fonte: [ undhorizontenews2.blogspot.com.br/2015/09/refugiados-e-escallada-de-violencia-e.html ]
      .
      .
      (…).”Ele chamou para segregar os migrantes ao longo das linhas religiosas e étnicas.A política de segregação foi implementado no estado alemão da Turíngia após migrantes cristãos em centros de asilo foram atacados por sunitas que tentam impor a lei Sharia.Max Klingberg da Sociedade Internacional para os Direitos Humanos disse que um grande número de migrantes que chegam na Alemanha são radicais islâmicos.”Entre os recém-chegados não é uma pequena quantidade de intensidade religiosa, é, pelo menos, ao nível da Irmandade Muçulmana” (…)
      .
      *********************
      .
      Realmente a Alemanha virou não só um paiol de armas para os EUA estocar as suas bombas atômicas más também um barril de pólvoras … é assim que se faz com um pau mandado. 😉

  1. No meu comentario a material intitulada IEMEN UMA TRAGEDIA ESQUECIDA http://www.planobrasil.com eu disse que a intervencao military da Arabia Saudista n GUERRA CIVIL NO YEMEN iria resultar no espalhamento dessa guerra civil para dentro do territorio Saudista, cuja maioria da populacao e XIA, que nao me surpreenderia (eu disse duvidaria) que o Ministro do Exercito, o principe responsavel pela participacao da Arabia Saudista no conflito fosse assassinado por um outro principe e que a luta la esta feita entre os principes que querem suceder o atual rei que esta senil. Sao mais de 5.000 principes que querem ser o rei. Agora o http://www.theguardian.com, site do The Guardian, um dos 5 jornais respeitado na Inglaterra, publica uma entrevista SAUDI ROYAL CALLS FOR REGIME CHANGE IN RIYADH (principe real pede mudanca de regime em Ryiadh) onde esse principe Abdulaziz Ibn Saud, que e de alto gabarito na Arabia Saudista porque e neto do primeiro rei daquele pais, diz que existe grande descontentamento entre a familia real e a populacao do pais, com o governo do rei,Salman, que veio ocupar o trono Janeiro deste ano, mas que esta sem condicao de reinar porque esta caduco, estao discontentes com os pricipes que assumiu as redeas do governo, inclusive o principe Ministro da Guerra, e que vai haver uma reuniao de principles para resolver o assunto. Segundo o comentario do http://www.zerohedge.com sobre a material, com a queda do preco do petroleo, e os gastos com a Guerra no YEMEN a situacao financeira da Arabia Saudista esta peior que a situacao financeira do Brasil. O Zero hedge tem publicado materias sobre a situacao economica do Brasil que mostra a situacao economica nossa nao sendo das mais agradaveis. Mas parece a situacao na Arabia Saudista ainda e pior. E importante essa noticia, porque Arabia saudista esta dividida entre qual pais aliar-se. Uns grupos de velhos principes, educados nos EUA e com relacoes economicas com Papa Bush, sao favoraveis a manutencao do status quo. Mas existe grupos de principes que e pro-China e pro-Brics.. Vamos ver qual grupos de principes vao predominar.

    • Meu caro a Arabia Saudita é um barril de polvora pronto a explodir a qualquer momento e quando isso acontecer o Oriente-Medio jamais sera o mesmo.

      • Pode estar passando longe dos brincs, mas do BRICS e outra estoria. Voce sabia que os EUA e Inglaterra nao so roubaram o ouro do Libia que Kadafi colocou nos bancos Norte Americanos e no Banco Central Britanico e o ouro do Banco Central da Ucrania, mas tambem o ouro da Arabia Saudista e o ouro dos paises do Golfo que estavam depositados nesses dois bancos como tambem em bancos Suisso. Essa conversa que Suissa e pais neutro e independente e conversa para boi dormer, Os EUA os controlam. O caso da FIFA nao e um caso isolado.. OK nao roubaram esse ouro, como foi o caso do ouro da Libia e da Ucrania, eles, retiraram sem autorizacao dos arabes esse ouro do deposito e colocou em seu lugar uns documentos dizendo que retiraram esse ouro e se eles, os gringos e os ingleses, nao conseguir os retornar em especie, os arabes serao indenizados em dolares e libras, conforme o preco do ouro na epoca.. Toda razao em investir e ouro e nao so para diversificar onde alguem investe seu capital, mas o ouro e garantia final que parte do seu capital nao vai se evaporar numa crise economicas financeira.Quando os Saudistas descobriram o ocorrido, 2012 ou 1013, eles nao ficaram muito contente, eles decidiram se aproximar dos chinos. Desde 2014 ocorre uma reuniao mensal entre ministros arabes e ministros chineses. Obviamente os principes saudistas nao constituem uma forca unificada. Sao mais de 5.000 principes, todos se julgam que o trono lhes pertencen. Uns foram educados nos EUA, como esse Rei Salmon, o Rei falecido, o rei Faisal, o principe Bandae, socio em negocios com a familia Bush. Esses sao realmente pro norte Americano, mas existe faccoes de principes que sao pro-chineses. Sao esses pro-chineses que mataram o petro-dolar, Qual faccao prevalecera ainda nao foi decidida, mas repetir a la papagaio que saudista e o oposto do BRICS e papagaiar.

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia, Síria, Iraque e Irã criam central de informações para combate ao EI | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.