Quem levará o FX Indiano?

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/2/2c/India_MRCA-6.png

Atualmente  é o maior programa de renovação de caças em curso,  o MRCA (Multi-Role Combat Aircraft) da Força Aérea Índiana pode ser considerado um FX de escala agigantada, uma vez que pretende adquirir 126 caças para aquela força aérea, com os  contratos iniciais  avaliados em cerca de US$10,4 bilhões.

Tal como no Brasil, os lobies e as contra informações tem domidado o espaço da mídia com declarações de emabixadores, altos oficiais e até mesmo governantes reafirmando a vitória de seus preferidos, escandalos de corrupção e tudo aquilo que também vemos por aqui… Algo que conhecemos bem.

Especialistas das indústria de defesa acreditam que o programa se estenderá por alguns anos, contrariamente as declarações  de altos oficiais da Força Aérea Indianam que  afirmam que a decisão deverá ocorrer ainda em 2010.

Segundo tem informado à imprensa, as aeronaves estão sendo colocadas num rigoroso processo de avaliação nas cidades de Bangalore, Jaisalmer e Leh. Os testes tem por objetivo expô-las  à diferentes condições de clima tal como em regiões de extrema umidade, ao  deserto e até a grandes  altitudes. As avaliações dos caças em voo foram iniciadas em agosto de 2009 em Bangalore.

Estão na competição aeronaves de combate multimissão:

  • Boeing (F/A-18E/F Super Hornet)
  • Lockheed Martin (F-16IN Super Falcon)
  • Dassault (Rafale)
  • Mikoyan (MiG-35 Fulcrum-F)
  • Saab (Gripen NG IN)
  • Eurofighter Typhoon Tranche 3.

As aeronaves apontadas como favoritas são o Eurofighter Typhoon Tranche 3 o Boeing (F/A-18E/F Super Hornet) e o Mikoyan (MiG-35 Fulcrum-F).  Porém, como a decisão ainda não foi tomada e os caças estão ainda em processo de avaliação, é bem provável que as afirmações sejam parte do lobie e da cortina de fumaça lançada na mídia.

Quem arrisca um palpite?

Na sua opinião, qual caça vencerá o MRCA, o FX Indiano?

[polldaddy poll=2684988]

9 Comentários

  1. Eu sinceramente acho que o Mig 35 tem grandes chances.
    Não só porque é um caça formidável, mas também porque conta com o apoio e a parceria extratégica da Rússia em outros programas como PAK FA, mas também pelo fato de que a Marinha Indiana Operará O MIG 29 K.
    Entretanto creio que os indianos tem uma queda pelo F18, para mim o Rafale o Gripen, o F 16 e Typhoon estão fora do páreo, mas vejemos…
    E.M.Pinto

  2. não posso afirmar pois sequer tenho uma noção mais aprofundada pelo assunto, a não ser o que li nos últimos meses. Deve ganhar os russos, penso eu, mas se os Gripen’s ganharem e o Brasil ficar com os Rafale’s, muita gente vai ter que se explicar. Ao contrário também. É só esperar pra ver…

  3. pelo o que andei lendo nos sites asiáticos, acho que quem acabará vencendo na India deve ser o Mig-35.

    No entanto, será uma decisão de caráter estratégico-político, como sempre. E assim, creio que dois outros caças também se colocam com alguma chance: o Super Hornet e o Rafale bem mais atrás. O Super Hornet por uma questão de desejo do governo indiano de se aproximar um pouco mais dos EUA e o Rafale, devido a uma suposta influência do FX2 brasileiro na India.

    abraços a todos

  4. “Com certeza q no fx Indiano vai dar o SU 35BM”

    Carlos, acho que vc quis dizer MIG-35, não é isso? O SU-35 não concorre no “FX” da India.

    um abraço meu caro

  5. Eu até votei em um aí…
    Mas sinceramente me questiono hoje se o MRCA vai voar…

    Esse processo indiano também está sofrendo com alguns atrasos assim como o nosso, porém lá as coisas são muito diferentes, a Índia está na expectativa da chegada do PAK FA e além dos vários outros vetores que dotam essa força, até mesmo com uma aeronave leve nacional…

    Enfim, mas se for para voar o Mig 35 tem fortes chances e por razões óbvias!

Comentários não permitidos.