Arábia Saudita Reforça Defesa Aérea com KM-SAM da Coreia do Sul

E.M.Pinto


Após a aquisição bem-sucedida do sistema “Pantsir” russo, a Arábia Saudita agora adiciona o sistema de defesa aérea sul-coreano “KM-SAM” ao seu arsenal. Este movimento estratégico foi consolidado por um contrato de US$ 3,2 bilhões assinado em novembro do ano passado, posiciona a Coreia do Sul como um destacado fornecedor global de armas, juntando-se aos Estados Unidos, Rússia e Europa.

Destaque para o KM-SAM

A decisão da Arábia Saudita de investir no sistema de defesa aérea de médio alcance da Coreia do Sul foi revelada durante o World Defense Show 2024, solidificando ainda mais a posição sul-coreana no mercado global de armamentos. O país árabe adquiriu 10 unidades do KM-SAM, em paralelo aos Emirados Árabes Unidos, que também optaram por este sistema em janeiro de 2022.

Riad e Seu Papel nas Relações com a Coreia do Sul

A Arábia Saudita, buscando reforçar sua segurança, finalizou negociações em outubro do ano anterior, ressaltando a importância das relações de defesa com a Coreia do Sul. O Diretor Adjunto de Segurança Nacional sul-coreano, Kim Tae-hyo, enfatizou a relevância desses laços, destacando o interesse saudita em sistemas como o “Cheongung II (KM-SAM Block II).”

Sobre o sistema

Desenvolvimento e Componentes do KM-SAM

O KM-SAM, fabricado pela LIG Nex1, com contribuições da Hanwha Systems e Hanwha Aerospace, é capaz de interceptar aeronaves e projéteis balísticos guiados. Destaca-se por sua eficácia contra ataques de mísseis balísticos do grupo Houthi no Iémen. O sistema, baseado no KM-SAM Block II, possui uma precisão de 80 a 95%, atingindo alvos a até 70 km de distância.

 DNA Tecnológico e Capacidades Únicas do KM-SAM:

O KM-SAM destaca-se como o único Sistema de Defesa Aérea de Médio Alcance (MERAD) com DNA tecnológico derivado de projetos ocidentais e russos. Desenvolvido pela Agência para o Desenvolvimento da Defesa sul-coreana, com assistência da russa Almaz-Antey, o sistema apresenta um radar de banda X 3D capaz de detectar alvos a 100 km e rastrear até 40 simultaneamente.

Coreia do Sul KM-SAM ou M-SAM

Uma bateria completa consiste em até seis lançadores-eretores de transporte de 8 células, um radar de matriz faseada 3D multifuncional de banda X de banda X passiva (PESA) e um veículo de comando de fogo.

Lançador/transportador vertical de 8 células

captura de tela-www.youtube.com-2018.10.19-10-28-58
Radar phased array 3D multifuncional de banda X passivo de varredura eletrônica (PESA)
DADOS GERAIS:
Tipo: Radar Altitude máxima: 30.480 m
Alcance máximo: 83,3 km Altitude mínima: 0 m
Alcance mínimo: 0,2 km Geração: início de 2010
Propriedades: Radar Doppler de pulso (capacidade total de LDSD)
SENSORES / EW:
KM-SAM MFR  –
Função do radar: Radar, FCR, superfície-ar, curto alcance
Alcance máximo: 83,3 km

 

captura de tela-www.youtube.com-2018.10.19-09-58-02

Veículo de comando de fogo

KM-SAM (9M96 modificado)

captura de telaAtUploadCC_1514967302044

DADOS GERAIS:
Tipo: Arma Guiada Peso: 400kg
Comprimento: 4,61 m Vão: 0,5 m
Diâmetro: 0,275 Geração: Nenhuma
Propriedades: Anti-Air All-Aspect, Capaz vs Seaskimmer
Alvos: Aeronaves, Helicópteros, Mísseis
SENSORES / EW:
Buscador de radar ativo  – (SAM MR, KM-SAM)
Buscador de arma de radar, radar ativo
Alcance máximo: 9,3 km
ARMAS:
KM-SAM [Modificado 9M96]  – (Coreia do Sul) Arma Guiada
Alcance máximo: 46,3 km.

O KM-SAM é o sistema de nível intermediário do sistema de defesa aérea e antimísseis de três níveis da Coreia do Sul. Embora tenha sido desenvolvido na Rússia pelo Almaz Design Bureau com a assistência da Samsung Thales, LIG ​​Nex1 e Doosan DST, a produção e a industrialização foram feitas na Coreia do Sul o suficiente para considerá-lo um sistemanacional. O Cheongung (Iron Hawk) pode interceptar alvos até uma altitude de 15 km a um alcance de 40 km.

O objetivo é substituir as baterias MIM-23 Hawk atualizadas na Coreia do Sul e ser disponibilizado para exportação. A Almaz-Antey continuou com o programa depois que os protótipos foram transferidos e criou uma versão distintamente russa chamada sistema de mísseis Vityaz.

captura de tela-thaimilitaryandasianregion.wordpress.com-2018.10.19-10-41-57

A Força Aérea da República da Coreia revelou em meados de 2015 que o KM-SAM entraria em breve em produção em massa e começaria a ser entregue à Força Aérea em setembro, substituindo o míssil Hawk que estava em serviço coreano desde 1964, que os militares dos Estados Unidos aposentaram. em 2002. O sistema pode interceptar até seis alvos simultaneamente, e os mísseis têm capacidade de guerra antieletrônica para continuar funcionando apesar do bloqueio. 

Antepassados

Para se defender contra mísseis e ataques de foguetes norte-coreanos, a República da Coreia desenvolveu um sistema de defesa aérea e antimísseis de três níveis para integrar radares e interceptadores de mísseis de diferentes tipos através de um sistema unificado de gestão de batalha. Estudo preliminar sobre o sistema de escudo antimísseis será concluído até o final do ano.

A principal camada de defesa aérea de Seul opera seis (06) baterias de mísseis Patriot PAC-2 GEM/T junto com 24 baterias Hawk XXI. Esses ativos são mais capazes de defesa contra aeronaves do que mísseis balísticos. Dois programas de interceptação de mísseis/defesa aérea atualmente em andamento na Rússia serão transferidos para produção na Coréia, um cobrindo alcance estendido e alta altitude, e outro lidando com a zona intermediária.

O interceptador de nível superior será projetado para interceptar mísseis balísticos, oferecendo capacidades semelhantes às do míssil americano THAAD. Espera-se que este novo míssil seja baseado na tecnologia russa S-400; é designado Cheolmae 4-H (L-SAM) e oferecerá um alcance de 150 km e teto de cerca de 200.000 pés, oferecendo níveis de desempenho duas vezes superiores aos do Patriot e dos futuros mísseis Cheolmae II. Este projeto deverá custar cerca de US$ 812 milhões.

A Marinha Coreana também está planejando implantar capacidade de mísseis antibalísticos em seus novos destróieres KDX AEGIS. Ao contrário de Tóquio, que entrou no programa ABM SM-3 dos EUA como parceiro de desenvolvimento, Seul preferiu seguir o seu próprio caminho e desenvolver a sua versão vencedora de um interceptador de mísseis no âmbito do ‘Project Guardian’, com um investimento de cerca de mil milhões de dólares.

Radares EL/M-2080 ‘Super Green Pine’

36101Radares EL/M-2080 ‘Super Green Pine’

Fatos rápidos

Mobilidade Terrestre/transportável
Papel Sistema de radar primário para o sistema israelense de defesa antimísseis Arrow; pode discriminar entre desordem e ameaças de mísseis
País de origem Israel
Implantação Pelo menos dois destacados em Israel, dois na Índia e dois na Coreia do Sul
Frequência Banda L
Faixa 500 km (EL/M 2080); 900 km (EL/M 2080S)
Produtor Indústrias Aeroespaciais Elta/Israel

A base para o futuro da capacidade de defesa antimísseis de Seul são dois radares EL/M-2080 ‘Super Green Pine’, encomendados à IAI Elta de Israel em 2009. Os radares serão capazes de detectar mísseis hostis a 800 km de distância, fornecendo recursos de defesa antimísseis amplos e antecipados. aviso para resposta. Esses radares também serão integrados aos radares SPY-1 dos destróieres AEGIS KDX para fornecer o quadro situacional para o Centro de Defesa Aérea e de Mísseis da Coreia (KAMD) a partir do próximo ano. Fonte  defesa-update.com

KVLS

captura de tela-thaimilitaryandasianregion.wordpress.com-2018.10.19-09-42-45azilla.egloos.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.