Exército dos EUA Busca Segundo Sistema Antiaéreo para Interceptação de Mísseis de Cruzeiro

E.M.Pinto


O Exército dos EUA avalia propostas das indústrias para a aquisição de um segundo sistema de defesa antiaérea para um interceptador de mísseis de cruzerio, drones e munições guiadas, fortalecendo sua capacidade de proteção contra disparos indiretos.

O programa atende pelo acrônimo IFPC Increment 2, e foi projetado para defender locais fixos e semifixos contra uma variedade de ameaças, incluindo foguetes, artilharia, morteiros, mísseis de cruzeiro e drones. O primeiro interceptador utilizado nesse sistema é composto pelo míssil AIM-9X da RTX.

Recentemente, o Exército dos Estados Unidos conduziu com sucesso uma demonstração disparos de redução de risco, lançando um interceptor AIM-9X Sidewinder da Raytheon a partir do lançador do IFPC e direcionando-o com êxito ao alvo em um evento ocorrido em dezembro.

De acordo com a Dynetics, desenvolvedora do IFPC, o novo interceptador utilizará uma abordagem de arquitetura de sistema aberto para proporcionar efeitos cinéticos letais contra alvos selecionados, especificamente mísseis de cruzeiro subsônicos e supersônicos.

O escritório do programa IFPC Inc 2 espera lograr um contrato para o segundo interceptor no ano fiscal de 2025, planejando conduzir uma demonstração de tecnologia entre os anos fiscais de 2026 e 2027. O governo dos Estados Unidos tem a intenção de conceder um esforço de desenvolvimento, qualificação e teste após essa demonstração.

Ao avaliar os requisitos para o segundo interceptador, o general Frank Lozano destaca a importância da capacidade do carregador, considerando que o sistema IFPC pode atualmente acomodar 18 mísseis AIM-9X no lançador. O US Army  está em busca de mísseis que possam atingir altitudes e alcances específicos, com um motor de foguete capaz de reduzir o tempo de voo até o alvo. Além disso, a arma deve ter a capacidade de desviar de contramedidas de guerra eletrônica e apresentar um desempenho aprimorado do buscador.

Em sua última solicitação de informações à indústria, realizada há mais de um ano, a RTX e a Lockheed Martin apresentaram propostas, enquanto empresas em Israel ofereceram soluções como o interceptador Tamir 2, da Rafael Advanced Defense Systems (vídeo). O Exército realizará um dia da indústria em Huntsville, Alabama, em 8 de fevereiro para discutir detalhes adicionais sobre o projeto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.