Força Aérea do Egito Reforça Arsenal com Mísseis Guiados Antitanque ‘Vikhr-1’ da Rússia para Helicópteros KA-52

Ghost


A força Aerea do Egito recebeu recentemente um grande lote de mísseis guiados antitanque de longo alcance, “Vikhr-1”, da Rússia. Os mísseis foram adquiridos para equipar a frota de helicópteros de ataque KA-52 “Alligator” da Força Aérea Egípcia. Mísseis guiados Vikhr-1 são projetados para atingir veículos blindados, fortificações inimigas, alvos terrestres e aéreos de baixa velocidade em movimento.Os mísseis “Vikhr-1” são capazes de atingir alvos a até 12 km de distância, usando um sistema de orientação por feixe de laser. Eles têm uma ogiva antitanque (HEAT) de alto explosivo que pode penetrar até 1.000 mm de armadura. Os mísseis são fabricados pela KBP Instrument Design Bureau, uma empresa russa líder na área de armas guiadas. O Egito decidiu equipar os seus helicópteros de ataque Ka-52 com ATGMs russos. Como resultado, o país escolheu dois tipos de mísseis antitanque, nomeadamente, os

mísseis 9M120 Ataka.
mísseis 9A1472 Vikhr-1

Em 2015, o governo dp Cairo assinou um acordo com a agência de defesa russa ROSOBORONEXPORT para adquirir 46 helicópteros de ataque KA-52, sendo que estes helicópteros armados foram entregues entre 2017 e 2019, marcando o Egito como o único cliente de exportação do helicóptero.

Os helicópteros KA-52 do Egito são da variante KA-52K (Katran), permitindo-lhes operar a partir dois navios de assalto anfíbio da classe Mistral adquiridos da França. Ambos os navios da classe Mistral, Gamal Abdel Nasser (anteriormente conhecido como Vladivostok) e Anwar Al-Sadat (anteriormente conhecido como Sevastopol), foram obtidos pelo Egito em 2015.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.