(imagem meramente ilustrativa, fonte Paralay)
E.M.Pinto
Segundo a Rostec, os avanços no desenvolvimento do novo Bombardeiro Estratégico de longo alcance PAK DA ocorrem conforme o planejado e estão de acordo com o cronograma pré-estabelecido. Em entrevista à agência de notícia TASS, o representante do conglomerado russo informou que prosseguem os trabalhos no modelo de testes e equipamentos de bancada. Segundo nota, nos meses de dezembro e janeiro foram efetuados testes de dos dispositivos de lançamento de armas da aeronave em túneis de vento.
Como previamente noticiado pela, o PAK DA foi concebido com o design de “asa voadora” e terá a capacidade de empregar mísseis de cruzeiro e hipersônicos sem adentrar a área de cobertura de defesa aérea de um potencial adversário.
O armamento principal desta aeronave consistirá em mísseis de cruzeiro subsônicos do tipo Kh-BD ou Kh-101. Além disso, o PAK DA será capaz de transportar sofisticados mísseis hipersônicos. A aeronave será equipada com um avançado conjunto de equipamentos de comunicação e um sistema de defesa que possibilitará a interferência em sistemas de orientação adversários.