Paquistão Retaliou ataque iraniano ao seu território

E.M.Pinto


O Paquistão acusa o Irã de violar seu espaço aéreo, resultando na morte de duas crianças. Em resposta, o Paquistão emitiu um comunicado condenando a ação iraniana como “completamente inaceitável” e alertando para “sérias consequências”.

O Irã defendeu os ataques como resposta a redutos do grupo Jaish al-Adl. A escalada das tensões que se deu no dia 17/01 preocupa a região, com o Paquistão chamando de volta seu embaixador no Irã e suspendendo visitas de alto nível.

A China insta à contenção e apela para a cooperação na manutenção da paz e estabilidade na região. Entretanto a intermediação chinesa não impediu  o ataque Paquistanês ao território Iraniano. Mobilizações de tropas, aeronaves estão sendo relatadas na região neste momento.

O exército paquistanês  informou que lançou um ataque Irã destruindo com mísseis e drones uma série de bases pertencentes a grupos terroristas separatistas baseados no Irã.

“Notamos e alertamos que quem estender o dedo para nós terá-lo de volta  amputado, e quem pensar em nos atacar será severamente repreendido e derrotado”.

O coronel Hossein-Ali Javdanfar do IRGC foi morto depois que homens armados abriram fogo contra o carro perto da fronteira com o Paquistão, onde as tensões estão aumentando desde que o Irã lançou um ataque aos postos avançados de Baluch na noite de terça-feira.

Como resultado, o Paquistão decidiu retirar o seu embaixador do Irã e informou que o embaixador iraniano no Paquistão que está atualmente a visitar o Irã pode não regressar por enquanto. As autoridades paquistanesas decidiram suspender todas as visitas de alto nível que estavam em andamento ou planejadas entre o Paquistão e o Irã nos próximos dias segundo informou o seu porta voz.

Contraditóriamente às declarações do Exército paquistanês, 0 ministério das relações exteriores paquistanês divulgou a seguinte nota

Operação Marg Bar Sarmachar

Esta manhã, o Paquistão empreendeu uma série de ataques militares de precisão altamente coordenados e especificamente direcionados contra esconderijos terroristas na província de Siestan-o-Baluchistan, no Irã. Vários terroristas foram mortos durante a operação baseada em inteligência – codinome *’Marg Bar Sarmachar’*.

Ao longo dos últimos anos, nos nossos compromissos com o Irão, o Paquistão tem partilhado consistentemente as suas sérias preocupações sobre os refúgios e santuários seguros desfrutados pelos terroristas de origem paquistanesa  que se autodenominam *Sarmachars* nos espaços não governados dentro do Irão. O Paquistão também partilhou vários dossiês com provas concretas da presença e atividades destes terroristas.
 
No entanto, devido à falta de ação relativamente às nossas sérias preocupações, estes chamados Sarmachars continuaram a derramar o sangue de inocentes de Paquistaneses impunemente. A ação desta manhã foi tomada à luz de informações credíveis sobre atividades terroristas iminentes em grande escala levadas a cabo pelos chamados Sarmachars.
 
Esta ação é uma manifestação da determinação inabalável do Paquistão em proteger e defender a sua segurança nacional contra todas as ameaças. A execução bem sucedida desta operação altamente complexa é também um testemunho do profissionalismo das Forças Armadas do Paquistão. O Paquistão continuará a tomar todas as medidas necessárias para preservar a segurança do seu povo, que é sacrossanta, inviolável e sagrada.
 
O Paquistão respeita plenamente a soberania e a integridade territorial da República Islâmica do Irã. O único objetivo do ato de hoje foi a prossecução da própria segurança e do interesse nacional do Paquistão, que é primordial e não pode ser comprometido.
 
Como membro responsável da comunidade internacional, o Paquistão defende os princípios e propósitos do Carta das Nações Unidas, incluindo a integridade territorial e a soberania dos Estados membros. Guiado por estes princípios, e no exercício dos nossos direitos legítimos dentro do direito internacional, o Paquistão nunca permitirá que a sua soberania e integridade territorial sejam desafiadas, sob qualquer pretexto ou circunstância.
 
O Irã é um país irmão e o povo do Paquistão tem grande respeito e afeto pelo povo iraniano. Sempre enfatizamos o diálogo e a cooperação no enfrentamento de desafios comuns, incluindo a ameaça do terrorismo, e continuaremos a nos esforçar para encontrar soluções conjuntas.

Islamabad 
18 de janeiro de 2024

17/2024

 

 

 

1 Comentário

Comentários não permitidos.