Conselho de Segurança da ONU aprova medida que exige o fim imediato dos ataques Houthi no Mar Vermelho

FILE PHOTO: Armed men stand on the beach as the Galaxy Leader commercial ship, seized by Yemen's Houthis last month, is anchored off the coast of al-Salif, Yemen, December 5, 2023. REUTERS/Khaled Abdullah/File Photo

E.M.Pinto


Fonte: ONU

De acordo com a seção 5(h) de suas Diretrizes, o Comitê do Conselho de Segurança estabelecido em conformidade com a Resolução 2140 torna acessível um resumo narrativo dos motivos para a inclusão de indivíduos, grupos, empreendimentos e entidades em sua lista de sanções.

YEe.001 OS HOUTHI Data em que o resumo narrativo ficou disponível no site do Comitê: 28 de fevereiro de 2022 Motivo da inclusão: Os Houthi foram incluídos em 28 de fev. de 2022, de acordo com o parágrafo 5 da Resolução 2624 (2022), sujeitos às medidas impostas pelo parágrafo 14 da Resolução 2216 (2015) (embargo de armas direcionado).

Os Houthi participaram de ações que ameaçam a paz, segurança e estabilidade do Iêmen. Eles realizaram ataques que atingiram civis e infraestruturas civis no Iêmen, implementaram uma política de violência sexual e repressão contra mulheres politicamente ativas e profissionais, recrutaram e utilizaram crianças, incitaram violência contra grupos com base em religião e nacionalidade, e usaram indiscriminadamente minas terrestres e dispositivos explosivos improvisados na Costa Oeste do Iêmen.

Os Houthi também obstruíram a entrega de assistência humanitária ao Iêmen ou o acesso e distribuição desta no país. Eles realizaram ataques a embarcações comerciais no Mar Vermelho usando dispositivos explosivos improvisados aquáticos e minas marítimas. Além disso, perpetraram repetidos ataques terroristas transfronteiriços atingindo civis e infraestruturas civis no Reino da Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, ameaçando intencionalmente alvos civis.

Resenha: Este documento apresenta uma tradução e resumo narrativo da inclusão dos Houthi na lista de sanções do Comitê do Conselho de Segurança, de acordo com resoluções específicas. A inclusão dos Houthi baseia-se em uma série de ações que ameaçam a paz e a segurança do Iêmen, incluindo ataques a civis, infraestrutura e embarcações comerciais, bem como o recrutamento e uso de crianças em atividades militares. Além disso, os Houthi são acusados de implementar políticas de violência sexual e repressão contra mulheres politicamente ativas, incitar violência com base em religião e nacionalidade, e obstruir a entrega de assistência humanitária ao Iêmen. O resumo destaca várias atividades prejudiciais dos Houthi, resultando em sua inclusão nas medidas de embargo de armas estabelecidas pelo Conselho de Segurança.