UAC revela o desenvolvimento de um novo treinador Russo

E.M.Pinto
Informações UEC

Em 26 de dezembro de 2023, a United Aircraft Corporation (UAC) revelou o desenvolvimento do MiG-UTS, um treinador de jato leve projetado para substituir a frota L-39 que atingiu o fim de sua vida útil. O projeto visa preencher a lacuna entre a formação inicialentre o UTS-800, e o Yak-152 e a formação bimotor a jato avançada Yak-130. O novo treinador utilizará o motor AI-222-25, já em produção em massa na Rússia.

As características do MiG-UTS incluem um peso vazio de 3500 kg, carga de 4560 kg, comprimento de 11,65 m, envergadura de 10 m e altura de 4,07 m, com capacidade de transportar até 1 tonelada de carga. O projeto destaca-se pela utilização de assentos ejetáveis K-93 e é acompanhado por ilustrações computacionais detalhadas.

Ao abordar a transição das projeções para a realidade, a questão crucial é o tempo necessário para o desenvolvimento do protótipo e testes iniciais do MiG-UTS. Estima-se que, mesmo com apoio estatal e aceleração no desenvolvimento, o lançamento do primeiro lote piloto ocorra em 2030, e a saturação nas escolas de voo não ocorrerá antes de 2035, considerando a velocidade de produção.

A aparência do novo avião já nos é conhecida, a MIG  apresentou no passado um modelo que atendia pelo código MIG- AT e que foi concorrente direto do YAK-130 perdendo para este o posto de treinador avançado da VKS. o novo modelo apresentado  possui completa semelhança estético com o modelo de outrora.  semelhança estética com o antigo projeto pode ser atestada na imagem seguinte do voo do protótipo durante uma feira aeroespacial.

Vale a pena lembrar também que um outro modelo de avião já havia sido designado para esta função, o  SR-10, uma aeronave leve de treinamento a jato desenvolvida na Rússia, que passou com sucesso por testes de voo de três anos (2016-2019) e deveria entrar em produção em massa em 2021. Diferenciando-se por ser um projeto privado, o SR-10 atraiu interesse militar devido ao seu desempenho comprovado. No entanto, o projeto foi interrompido por oponentes não identificados, deixando-o em espera. Em contraste, em dezembro de 2023, o MiG-UTS foi anunciado na forma de um modelo de computador.