Coreia do Sul assina contratos bilionários para aquisição de Caças, submarinos e helicópteros de ataque

Autor. E.M.Pinto
fonte DAPA

Submarinos


O construtor naval sul-coreano Hanwha Ocean assinou um contrato de 1,1 trilhão de won (US$ 849 milhões) com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) para construir um submarino de ataque de 3.600 toneladas para a Marinha da República da Coreia. Esse acordo faz parte do programa Changbogo-III Batch-II, sendo o terceiro e último submarino a ser desenvolvido.

A construção começou em 2021, marcando o primeiro projeto de submarino desde a entrada da Hanwha Ocean no Grupo Hanwha em abril.

A conclusão está prevista para 2029, com testes de dois anos e implantação na Marinha em 2031. Esses submarinos, do Lote II, serão maiores que os anteriores, incorporando um sistema de propulsão independente do ar (AIP) e baterias de íons de lítio para prolongar a operação subaquática, reduzindo o ruído de propulsão. Equipados com um sistema de combate avançado, incluindo tecnologia de sonar de última geração, esses submarinos fortalecerão as capacidades marítimas da Marinha da República da Coreia.

Helicópteros de Ataque


A Korea Aerospace Industries (KAI) assinou um contrato de 1,4 trilhão de won (1,08 bilhão de dólares) com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) para construir helicópteros de ataque para o Exército Nacional. Os Helicópteros Leves de Ataque (LAHs), fabricados com tecnologias locais, substituirão a frota antiga de MD-500 e AH-1S Cobra até o quarto trimestre de 2025. Além da substituição, a KAI planeja diversificar as variantes de helicópteros, incluindo helicópteros blindados especializados, adaptados para operações especiais, e helicópteros de comando e controle baseados em tecnologias LAH. O contrato segue um acordo anterior em dezembro para iniciar a produção de LAHs, reforçando o papel crucial da KAI no fortalecimento do arsenal de defesa do país.

Caças F 35

A Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) assinou um acordo para adquirir mais 20 jatos furtivos F-35A, ampliando a frota existente.

Esta aquisição, parte do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) dos EUA, reforça o compromisso do país com o aprimoramento de suas capacidades de combate aéreo. Apesar da recente aposentadoria de um caça furtivo devido a danos, os novos F-35A prometem avanços em capacidades de resposta a ameaças, criptografia e operacionais, com entrega prevista para 2027.

Esses jatos oferecem maior capacidade de armamento interno, adaptabilidade para armamentos avançados e são reconhecidos como plataformas de alta performance. A DAPA destaca a continuidade do compromisso com a evolução e otimização desses caças avançados, com projetos em andamento para melhorar suas capacidades de desempenho.

 

2 Comentários

  1. Excelente artigo. Eles desenvolvem tecnologia local, ao mesmo tempo que fazem compras de equipamentos com tecnologia que deve estar distante do domínio local. Talvez haja alguma abertura de cooperação nessa última parte aqui e ali. Obrigada.

    • A Coreia do Sul é uma grande inspiração para nosso país, o complexo industrial militar e os aportes financeiros e programas estratégicos do estado criaram um modelo de sucesso que é amparado por toda uma rede intricada.
      Cada um cumpre seu papel, aquilo que não possível desenvolver agora é adquirido, estudado e um modelo Backup é desenvolvido até progredir para um substituto.

Comentários não permitidos.