Espanha encomenda 16 Airbus C295 MPA MSA

E.M.Pinto
Sugestão: Hector Cancelo ( Espanha)

Fonte AIRBUS

O Ministério da Defesa espanhol encomendou 16 aeronaves Airbus C295, divididas em configurações de patrulha marítima (MPA) e vigilância marítima (MSA). O C295 MPA substituirá as missões do P-3 Orion, aposentado em 2022, realizando funções antissubmarino, antissuperfície e de inteligência, vigilância e reconhecimento.

As aeronaves fortalecerão a capacidade nacional de guerra anti-submarina, ampliando a vigilância, reconhecimento e busca e resgate. A configuração MPA será altamente conectada e operará colaborativamente, podendo servir como centro de comando voador.

O C295 MSA substituirá a frota CN-235 VIGMA, focando em operações marítimas e terrestres, incluindo combate ao contrabando e tráfico de drogas, operações de imigração e busca e salvamento.

O contrato, no valor de €1,7 bilhão , envolve também sistemas de treinamento e apoio logístico. As aeronaves serão fabricadas na Espanha, destacando a soberania da defesa industrial nacional. A montagem ocorrerá em Sevilha, nas instalações militares da Airbus.