Emirados adquirem sistemas de mísseis anti-carro russos Kornet-E 

Rustam Moscou

tradução e adaptação-E.M.Pinto

Os Emirados Árabes Unidos assinaram um contrato com a Rússia para a compra de sistemas de mísseis anti carro Kornet-E no valor de mais de US $ 40 milhões, disse neste domingo um representante das forças armadas dos Emirados Árabes Unidos, o brigadeiro-general Mohammed al-Hasani, na exposição de defesa IDEX.

“Um acordo foi concluído com a empresa russa Instrument Design Bureau para a aquisição dos Kornet-E, no valor de 146,92 milhões de dirhams dos Emirados Árabes Unidos”,disse Hasani aos repórteres.

Kornet E é o nome dado à versão de exportação do sistema de mísseis russo Kornet.

O sistema, apresentado pela primeira vez em 1994, foi desenvolvido pelo KBP Instrument Design Making Bureau, Tula, Rússia, e está em produção e serviço com o exército russo.

O míssil já foi exportado para a Síria, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Arábia Saudita, Turquia, Índia, Marrocos, Argélia e Grécia.

O Kornet é um sistema de terceira geração, desenvolvido para substituir os sistemas de mísseis Fagot e Konkurs no Exército russo. Ele é projetado para destruir carros de combate, incluindo aqueles equipados com armaduras reativas explosivas (ERA), fortificações, tropas entrincheiradas, bem como alvos de pequena escala.

O sistema pode ser montado em uma variedade de veículos com rodas e de esteira, incluindo o veículo de combate de infantaria BMP-3, além de servir como um sistema portátil autônomo. O sistema de mísseis autopropulsados Kornet é fabricado pela fábrica mecânica de Volsk, da Federação Russa.