Defesa & Geopolítica

Fechamento da fronteira é ilegal e ‘impensável’, afirma general Etchegoyen

Posted by

Segundo o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, cabe ao governo de Roraima avaliar se pede a Temer para decretar emprego das Forças Armadas em ações de segurança pública

BRASÍLIA – O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Sergio Etchegoyen, afirmou nesta segunda-feira, 20, que o fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela é “impensável” e disse que cabe ao governo de Roraima avaliar sobre um pedido ao presidente Michel Temer para decretar o emprego das Forças Armadas em ações de segurança pública, por meio de operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Na esteira de conflitos com brasileiros que levaram à expulsão de milhares refugiados de volta à Venezuela, o governo federal enviará hoje uma comitiva de técnicos de nove ministérios a Roraima – nenhum ministro viajará.

“Fechamento da fronteira é impensável, porque é ilegal. A lei determina o acolhimento de refugiados e imigrantes nessa situação”, disse Etchegoyen. “É uma solução que não ajuda em nada a questão humanitária.”

Etchegoyen afirmou que os pedidos de apoio feitos pelo governo de Roraima ao Palácio do Planalto até o momento foram por mais patrulhamento na região de fronteira, o que as Forças Armadas já faziam por rotina, com previsão legal. Ele disse que cabe à governadora Suely Campos (PP) avaliar se é o caso de solicitar ao presidente a decretação de operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Estado, dando aos militares poder de polícia, e comunicando o esgotamento dos recursos estaduais de segurança pública.

“Os crimes que ocorreram no episódio não são crimes transfronteiriços, são crimes comuns. Nesses o Exército não pode agir, mesmo que esteja na região de fronteira. Pode agir se houver GLO. O ofício que a governadora nos mandou pedia patrulhamento na área de fronteira. Esse ofício já estava sendo atendido”, afirmou o ministro.

Etchegoyen disse que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal devem auxiliar a Polícia Civil na apuração dos crimes ocorridos no fim de semana: “Essas pessoas serão responsabilizadas. Hoje, imagino que fora da influência da massa, os cidadãos pensando individualmente devem estar concluindo que aquilo não vai construir nada”.

A previsão é que os técnicos decolem de Brasília hoje às 14h. O grupo é composto por servidores do GSI, Defesa, Justiça, Segurança Pública, Casa Civil, Itamaraty, Direitos Humanos, Desenvolvimento Social e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Eles visitarão Paracaima e Boa Vista para avaliar providências que levem à “descompressão” da tensão, segundo o ministro. Ele informou que a previsão de retorno é amanhã.

O general citou, como medidas avaliadas pelo governo, a ampliação de abrigos e aceleração na construção de outros, melhoria nas comunicações, dada a baixa qualidade de conexão de internet, vacinação.

“A situação em Roraima hoje é boa, é tranquila. A situação está mais calma. Obviamente que há tensão, mas não há conflitos, nem perspectiva, nem incitamento a conflito nesse momento”, disse Etchegoyen.

O ministro avaliou que, no momento, não há risco para brasileiros que estejam do lado venezuelano da fronteira. Ele informou que o Exército venezuelano escoltou brasileiros de volta a Roraima no fim de semana.

“O governo está tomando todas as medidas para que aceleremos o processo de interiorização, transferência dos venezuelanos que quiserem para outros estados da União. Todas as medidas visam à segurança e ao bem estar da população de Roraima, dando o tratamento digno que merece qualquer imigrante ou refugiado, de acordo com a lei de imigração brasileira”, afirmou.

O presidente Michel Temer também se reunirá hoje com outros ministros para discutir a crise migratória em Roraima. Uma tratará da construção do “linhão” de Tucuruí, para abastecer de energia elétrica o Estado, hoje dependente de energia elétrica venezuelana, cuja transmissão tem sofrido interrupções. Outra será com os ministros das áreas mobilizadas na crise.

 

Fonte: Terra

4 Comments

  1. A Máquina Troll says:

    Enquanto aqui se revoltam com imigrantes Haitianos e Venezuelanos em nosso pais, estrangeiros e suas organizações de fachada infestam e tomam conta do norte deste pais…fazem o que querem e o que bem entendem sem nenhuma fiscalização ou monitoramento qualquer…adentram e exploram toda a Amazônia sem qualquer tipo de controle…pondo em ação todo tipo de movimentações ilícitas e obscuras como sondagem de nossas riquezas naturais, contrabando e biopirataria…

    em pleno Século XXI a biopirataria permanece no Brasil, atingindo a fauna e a flora, principalmente na região amazônica….a questão ganhou destaque com o recente episódio do cupuaçu, cujas marca e patente haviam sido depositadas por empresas japonesas….a reação brasileira sustou o processo em relação ao cupuaçu….mas existem dezenas de outros produtos da fauna e da flora brasileiros já patenteados por estrangeiros no exterior….

    o popular guaraná tem patente depositada nos Estados Unidos…..plantas brasileiras como quebra-pedra, espinheira santa e andiroba também foram registradas no exterior….os eua, japão, inglaterra e frança lideram a lista de países detentores de patentes de produtos(lê-se vida vegetal e animal) da flora amazônica…….

    cobiçam as vastas riquezas naturais de nosso território…principalmente as que se encontram na região norte…além da biodiversidade sondam as reservas minerais e de água doce…entre as reservas de minerais estratégicos mais cobiçadas estão o nióbio, tório, titânio e urânio usados para desenvolvimento tecnológico e nuclear…áreas como a cabeça do cachorro são extremamente ricas nessas fontes…enquanto isso o povo se distrai com discussões fúteis sobre futebol, novelas, carnaval, festas e churrascos…

    enquanto sorrateiramente estrangeiros se aproveitam da corrupção dos políticos brazileiros e da falta de conhecimento da população, as potencias corsárias se infiltram e começam a internacionalização da Amazônia e divisão do território entre elas…se o povo brasileiro não despertar a tempo contra o controle das megas corporações estrangeiras e testas de ferros traidores da nação brasileira…brasileiros acabarão expulsos de suas próprias terras sem sequer ter direito a um copo de agua limpa e cristalina de uma terra que um dia lhe pertencia…

    a Amazônia tem a maior reserva de minérios do mundo…as riquezas dela tem valor incalculável…não vamos deixar o Brasil se tornar uma África…vamos tomar a Amazônia das mãos desses políticos canalhas, corruptos e antipatriotas que só pensam em encher os próprios bolsos de propina através de “privatizações” de nossas riquezas e patrimônios para potencias corsárias estrangeiras…ESTÃO INVADINDO E TOMANDO O BRASIL E BRASILEIROS SÓ PENSAM EM CARNAVAL E FUTEBOL…BRASIL VAI VIRAR UMA NOVA PALESTINA…

    Balanço e demarcações – O Exército é proibido de entrar em algumas áreas :

    https://www.youtube.com/watch?v=nCk-q04Hk8U

  2. Retrovirus says:

    “OLHEM A MELANCIA !!!… temos de 10, de 15 e de 20… não depende do tamanho, mas da patente… é o caminhão verde oliva da melancia passando em sua porta…”…

  3. Melkor says:

    A imensa maioria dos venezuelanos nao tem culpa nisso.
    Mas o programa socialista esta funcionando bem. Destruiram a economia da Venezuela e vao afetar negativamente a economia e seguranca dos vizinhos. Parabens pro Marx.

    • Retrovirus says:

      Vc se lembra… a 3, 4 anos eu disse que o Paraguai iria se tornar a nova Coreia do Sul das Américas, porque pôs pra correr os comunas… taí… tá crescendo a 12% ao ano… nós, socialistas, -1,2… só sobrarão 3 países na AL… Chile, Colômbia e Paraguai… o resto vai se lascar no socialismo destruidor de economias e lesador de cérebros…

shared on wplocker.com