A fabricante de armas russas Kalashnikov apresentou na feira internacional de armas “Army-2018”, o seu mais novo produto o AK-308, que faz uso da munição 7,62 x51 mm padrão OTAN. De acordo com informações divulgadas o AK-308 possui como base o fuzil de assalto AK-103 e elementos do projeto AK-12 . O mesmo se encontra atualmente em fase de testes .
O AK-308 é resultado de uma demanda de mercado sobretudo mercado externo onde existe grande demanda de modelos que utilizem o calibre 7,62×51 mm . Os projetistas se basearam no feedback do projeto do AK12 e incorporaram um design que mescla características do AK-103 e as inovações do AK-12.
O AK-308 possui um novo quebra-chamas, o qual permite a redução do recuo da arma. Esse sistema também impede que o fuzil ‘suba na linha de tiro’ de modo significativo em modo automático. Nesse sentido, o AK-308 conseguir melhor em 20% a precisão de disparo com relação a família Kalashnikov anterior, a família AK-100.
O AK-308 possui 3 modos de disparo: semi, brust de 3 tiros e Full automático. A arma possui um guarda mão relativamente curto, porém, possui trilhos Picatinny em toda a parte superior e na parte lateral a de baixo do guarda mão para facilitar a instalação de acessórios como lanternas, lunetas, miras holográficas miras ACOG, apontadores lasers e lançadores de granadas. A coronha do AK-308 tem total regulagem em comprimento (telescópica) e ainda pode ser dobrada, o que dá uma das maiores flexibilidades de configuração dentre todos os fuzis de assalto.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=toEe6TbpA4Y[/embedyt]