Tito Lívio Barcellos Pereira
No dia 16 de julho, foi realizada uma reunião de cúpula na cidade de Helsinki, a capital da Finlândia, entre o presidente norte-americano Donald Trump e seu homólogo russo, Vladimir Putin.
Interesses divergentes e outras questões geopolíticas e estratégicas estiveram presentes nas pautas de discussão desses líderes políticos, tais como, a Guerra na Síria e Ucrânia. mas também foram discutidas as acusações de interferência do governo russo nas eleições norte-americanas de 2016, da qual se denuncia que Moscou teria supostamente favorecido a candidatura de Donald Trump.
Nesses tempos de “Guerra Fria requentada”, como apontam muitos analistas, o Plano Brasil se propõe a apresentar no gráfico abaixo um pequeno comparativo estratégico mostrando a assimetria existente entre duas das principais potências militares e econômicas da atualidade.
Clique na imagem para vê-la em melhor resolução
EUA divida externa 99% do PIB.Os EUA pode dar o calote nessa divida. Com o poder militar que tem, quem vai lá cobrar essa conta?
O calote já é certo,porém esse poder militar precisa de financiamento para se manter,o problema é quem vai emprestar para caloteiro?
Dois viajantes da maionese se encontram na bacia de saladas… um diz pro outro: vai verde ou vai vermelho ???… qualquer um… dá no mesmo… 🙂
Verdade…. kkkkkkkkk
Se apenas houvesse suspeita de calote ninguém mais faria negócio com eles, muito simples.
O calote é inevitável. Nenhum pais sobrevive com 100% do PIB comprometido.
Esse infográfico permite uma boa quantidade de interpretações.
Algo que me chama a atenção é a posição geográfica da Rússia, isso da a Ela uma vantagem (e um problema) em relação aos EUA. Do lado Oriental Ela tem a China e do Ocidental tem de certa maneira a União Europeia (OTAN), uma vizinhança rica e porque não gananciosa. Essa vizinhança acaba multiplicando significativamente a importância da Rússia, principalmente graças ao fornecimento de energia para a UE e num futuro quem sabe para a China.
Os EUA estão em uma região morna em termos econômicos (e também militar) já que o Canada tem uma população pequena e com isso um baixo consumo e do outro lado temos o México que infelizmente dispensa comentários. Mas o fato é que os EUA estão longe geograficamente de onde as coisas acontecem, mas há suas vantagens e uma delas é ter seu território (continental) ileso em duas guerras mundiais.
Essa posição geográfica da Rússia permite a Ela deixar sua marinha “meio que em segundo plano” já que as coisas boas e ruins costumam vir por terra. Já os EUA para fazer valer sua diplomacia precisão ter a marinha que tem.
* um dado ausente no infográfico é o do arsenal nuclear.
sds
Sim, também senti falta inclusive para fazer uma comparação do número de ICBM e SLBM de cafa país.
No que se refere a qualidade, os dois tem seus lados fortes e fracos.
Não precisa ninguém emprestar, eles vem tomar do BRASIL.
“Eles” tomaram tudo via BNDES… a fundo perdido…
Com essa dívida impagável e com a reserva que os americanos tem, a final das contas…. o que mais falta para uma hecatombe financeira global ? … é só uma questão de tempo … ou melhor … nesse paiol de feno seco ( EUA ) só falta um louco com um balde de gás e um isqueiro para tocar fogo naquilo que se chama de capitalismo . global .
.
Pasmem ! …. tem gente que acha que nessa hipótese apocalíptica … a salvação ( taboa de salvação do mercado financeiro ) ..rsrs… são os ” comunistas” ( China ) ..rsrrs … será mesmo ? … que ironia do destino heim .. eu duvido muito .
OBS:
.
.
Cadê as armas de destruição em massa ? … as famosas bombas atômicas,químicas,biológicas..etc..etc .. e além do mais … os números são só mero números …. não mostram a verdadeira realidade, por uma simples questão estratégica , perincipalmente quando se refere aos russos .
.
Contudo …uma coisa é certa ..se houver uma guerra armada entre americanos e russos … não haverá vencedores … e em cada esquina do planeta será uma Hiroshima e Nangassaque .
Sr LUCENA.
“só falta um louco com um balde de gás e um isqueiro”.
Eu me pergunto se não seria o Trump ? Ele tem se esforçado para criar problemas externos, e parece ignorar as questões internas que foram o principal motivo de sua eleição.
Sds
Engraçado, lucenático, é que, os investidores mundiais, aparentemente, não parecem estar preocupados com isso… continuam comprando TRILHÕES de dólares em títulos americanos com jurinhos que nos fazem vergonha… essa sua militância antiamericanista só serve para causar vergonha alheia, porque em vc nada acontece… 🙂
Como assim os EUA são o 2 maior PIB?kkkkkkkkkkk
Desde quando os EUA são o 2 PIB do mundo? Sao o primeiro e muiiiiito a frente da china.
Está aqui
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_(PPP)
Desde que está publicado aqui e com fontes. Só não vê quem não quer.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_(PPP)