ADSUMUS: 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realiza adestramento com o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral

Instrução de rapel a partir da aeronave UH-15
O 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realizou um adestramento das técnicas de Rapel, Fast HopeHelocasting na área do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Pará, nos dias 20 e 21 de junho. O adestramento contou com a participação de uma aeronave UH-15 “Super Cougar” do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral. O objetivo foi a qualificação de militares, assim como o emprego de equipes ribeirinhas a partir das técnicas mencionadas.
O adestramento foi dividido em duas fases, sendo a primeira voltada para a habilitação da equipe de instrução para exercer a função de mestre de lançamento, que visa o correto emprego do material utilizado nas atividades com aeronave de asa rotativa para o pessoal embarcado, dentro das normas e medidas de segurança.
Na fase seguinte, foram colocadas em prática as técnicas de rapel, fast rope e helocasting com lançamentos da aeronave em direção ao solo e, também, para o meio líquido (água). Dessa forma, as frações de combate são articuladas para realização de ações terrestres em locais de difícil acesso na região Amazônica Oriental.
Os militares realizaram, também, um sobrevoo entre pontos estratégicos simulados, de modo a observar na prática a mobilidade do transporte de tropas com o emprego do helicóptero. O Segundo-Sargento Fuzileiro Naval de Infantaria Alejandro Costa Monteiro, integrante da equipe de instrução, relatou a importância do evento operativo. “Essa atividade é necessária para manter os militares do 2ºBtlOpRib ambientados com os meios aeronavais, tanto para o transporte de material e locomoção entre pontos de difícil acesso na selva, quanto ao apoio nas operações ribeirinhas”, finalizou.
Instrução de Helocasting com aeronave UH-15

 

Fonte: MB