Categories
Conflitos Destaques Geopolítica Rússia Síria

Putin ordena retirada de forças russas da Síria

Presidente da Rússia Vladimir Putin, durante reunião em Sóchi 23/11/2017 Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via REUTERS

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou, nesta segunda-feira, que forças russas comecem a se retirar da Síria, dizendo que, após uma campanha militar de dois anos, Moscou e Damasco alcançaram seu objetivo de destruir o Estado Islâmico.

Putin fez o anúncio durante visita surpresa à base aérea russa de Hmeymim na província síria de Latakia, onde conversou com o presidente sírio, Bashar al-Assad, e falou com militares russos.

A Rússia começou a lançar ataques aéreos na Síria em setembro de 2015, em sua maior intervenção no Oriente Médio em décadas, favorecendo Assad no conflito, e ao mesmo tempo aumentando dramaticamente a influência de Moscou no Oriente Médio.

Nesta segunda-feira, Putin ordenou que forças russas comecem a se retirar para suas bases permanentes na Rússia, disse o Kremlin em seu site.

“A tarefa de combater bandidos armados aqui na Síria, uma tarefa que foi essencial resolver com a ajuda de extenso uso de força armada, foi em sua maior parte, resolvida e resolvida de maneira espetacular”, disse Putin, em comentários transmitidos em canais de TV russos.

“Eu os parabenizo”, disse Putin a militares russos reunidos na base.

Ele também disse, segundo relatos, que a Rússia irá manter a base aérea de Hmeymim assim como uma instalação naval no porto sírio de Tartous.

Reportagem de Andrew Osborn, Andrey Ostroukh e PolinaNikolskaya

Fonte: Reuters

 

8 replies on “Putin ordena retirada de forças russas da Síria”

A Síria pode se considerar território ultra marino da Russia, eles nunca sairão de lá. A Ajuda Russa não vai sair barato, Putin não é papai noel…

Profeta_Lunaticosays:

Tal com a K.sul e japão são como um territorio ultra marino dos EUA? Tal como o Qatar A.Saudita Kuweit? E o que dizer da Europa cheia de bases e militares Americanos tambem é territorio ultra marino dos EUA? Putin sobre tudo quer agir diferentemente dos EUA . Se os EUA numca combaterem terrorismo nenhum na Siria fazem la o que mesmo? O que fazem no Iraque?

Profeta_Lunaticosays:

Caro Ogiva concordo que o Brasil tem estar vigilante e sobre tem de mudar de mentalidade a todos niveis caso contrario se torna uma colonia ou territorio ultra marino de alguem. Pois vendidos e bois de manada não faltam.

Rafa_positronsays:

A Russia foi a unica que realmente combateu o Estado Islamico… O Obama só fez jogo de cena mambembe

O Trump pelo menos retirou o apoio que a gestão Obama dava aos “moderados”

Anita! kkkkkkkk – Tinha que ser maluco.

César Pereirasays:

Ele esta falando da Anita Garibaldi , acredito que você não saiba quem é !?

Adriano Corrêasays:

Putz! Mais uma guerra que os EUA não são capazes de atingir seus objetivos políticos plenamente.

Ou seja, mais uma derrota para o Tio Sam!

Comments are closed.